Buscar

Teoria da Contabilidade Exercícios 2 valendo ponto (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria da Contabilidade e IFRS
Prof: Almir Fonseca.
Exercícios
Vale até 1 ponto. 
Entrega dia 03/03.
(Questão Exame de Suficiência CFC) As áreas do conhecimento embasam-se em pressupostos e métodos científicos de diversas escolas de pensamento. Especialmente na área de contabilidade, as escolas de pensamento norte-americanas e italianas são as principais correntes em que se fundamenta a contabilidade brasileira. Acerca dessas escolas assinale a opção correta: (0,3 pontos)
A italiana enfatiza a abordagem informacional enquanto a escola norte-americana confere grande importância a sistematização do plano de contas.
A norte-americana adota a visão estabelecida pelo neopatrimonialismo, enquanto a escola italiana assume como principal foco a geração das informações contábeis para seus diversos usuários.
A italiana prioriza as necessidades dos usuários das informações contábeis, enquanto a escola norte-americana demonstra excessiva preocupação em caracterizar a contabilidade como ciência.
A norte-americana considera prioritário o conhecimento da teoria das contas, enquanto a escola italiana enfatiza a área de auditoria, para garantir maior confiabilidade às informações geradas.
A norte-americana considera a contabilidade uma fornecedora de informações econômicas relevantes para os diversos usuários, enquanto a escola italiana defende que a contabilidade deve estudar apenas os eventos que afetam o patrimônio das entidades.
Atualmente a contabilidade, vem passando por diversas transformações, dentre as quais, está à mudança de enfoque, deixando de representar um instrumento de controle da riqueza patrimonial do proprietário para se constituir em um importante instrumento de prestação de informações para a decisão de diversos usuários. Diante disso, observa-se a figura do investidor, que passa a ser relevante como usuário da informação contábil. (0,3 pontos)
Isto posto, comente as frases seguintes:
O investidor quer conhecer a empresa
Uma boa contabilidade tranquiliza o investidor
Como os investidores influenciam a contabilidade
A influência do Administrador na contabilidade pode ocorrer de diferentes formas. Responda como o Administrador pode influenciar na contabilidade: (0,4 pontos)
Quanto à forma de a organização atuar?
Como fonte de informação?
Na determinação do momento do registro contábil?
Na estimativa de valores?

Outros materiais