Buscar

EJA Educação Jovens e adultos

Prévia do material em texto

FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
	
	Simulado: CEL0359_SM_201503517951 V.2 
	 Fechar
	Aluno(a): ANA PAULA SANTOS MARCHI ORI
	Matrícula: 201503517951
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 02/05/2015 22:03:30 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201503690208)
	
	Observando o histórico da EJA em nosso país, vemos que a década de 1940 foi um período de muitas mudanças e iniciativas políticas. Cite duas dessas iniciativas.
		
	
Sua Resposta: Campanha nacional decriacao fo fundo nacional de ensino primario, educaçao de adultos e campanha nacional de educacao rural
	
Compare com a sua resposta: O estudante deve citar: A regulamentação do Fundo Nacional do Ensino do INEP; 1ª Campanha de Educação de Adultos; Maior incentivo aos estudos na área. Surgimento das primeiras obras literárias especificamente dedicadas ao ensino supletivo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503681355)
	
	No artigo de Magda Soares (2010), Paulo Freire e a alfabetização: muito além de um método, afirma que Brian Street, responsável pela distinção entre um "modelo ideológico" e um "modelo autônomo" de alfabetização, reconhece em Paulo Freire a origem, a mais de vinte anos antes, desse modo "ideológico" de conceber a aprendizagem da leitura e da escrita. Explique qual é o significado deste "modelo ideológico" de alfabetização.
		
	
Sua Resposta: acreditava na construcao do saber de forma conjunta, utilizando-se dos conhecimentos do aluno.
	
Compare com a sua resposta:
Modelo Ideológico - admite a pluralidade das práticas letradas, valorizando o seu significado cultural e contexto de produção. Rompendo definitivamente com a divisão entre o momento de aprender e o momento de fazer uso da aprendizagem, os estudos lingüísticos propõem a articulação dinâmica e reversível entre descobrir a escrita (conhecimento de suas funções e formas de manifestação), aprender a escrita (compreensão das regras e modos de funcionamento) e usar a escrita (cultivo de suas práticas a partir de um referencial culturalmente significativo para o sujeito).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503775690)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Através do Mobral, o regime militar definiu claramente a sua linha de ação nacional em relação à educação popular, tendo como concepções alfabetizadoras e as intencionalidades políticas bem diferente da proposta teórico-metodológica de Paulo Freire, esvaziados de sua ótica problematizadora.
Analisando o papel político do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), podemos afirmar que:
 
		
	 
	3. A compreensão dessa nova campanha de massa deve ser buscada não apenas nas idéias que conectam educação e desenvolvimento econômico, também na dimensão de sua utilização como instrumento de controle ideológico das massas.
	
	4. Suas concepções alfabetizadoras e suas intencionalidades políticas eram baseadas na proposta teórico-metodológica de Paulo Freire. 
	
	5. Teve grande êxito nos centros urbanos principalmente pelo seu compromisso com os interesses da classe trabalhadora.
	
	1. O Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), criado em 1967 pelo governo federal, era vinculado às diretrizes dos movimentos sociais populares. 
	
	2. Vinculado ao MEC, estabeleceu sua estrutura dentro dos sistemas de ensino existentes. 
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503781785)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que as escolas de EJA recebem como alunos e alunas uma juventude com histórias e experiências de vidas diversificadas: vida profissional, histórico escolar, ritmo de aprendizagem, estrutura de pensamento, origens, etnias, idades, crenças etc. No entanto a riqueza desse universo, marcado pela diversidade e pluralidade, não é reconhecida e valorizada no ambiente escolar. Para atender essa diversidade que CURRÍCULO propor?
		
	
	a. Um currículo monocultural, ignorando essa realidade.
	 
	b. Um currículo multicultural, plural contemplando essa realidade.
	
	e. Um currículo pré-fabricado e formalista.
	
	c. Um currículo tradicional, não levando em conta a realidade dessa juventude.
	
	d. Um currículo tecnicista, preparando mão de obra para o mercado.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504137811)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 Podemos afirmar que a lógica que norteou a reforma educacional de 1968 e 1971 ficou marcada e influenciada pela teoria do capital humano. Acentuou-se dessa forma o deslocamento da educação do contexto social e político, enfatizando o caráter eminentemente tecnocrático das ações educacionais.
Entre as ações dos governos militares ara a Educação de adultos, estavam a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967, após 1970, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos. Nesse momento, o governo militar substituiu o Plano de Alfabetização nacional, coordenado pelo educador Paulo Freire pela Cruzada da Ação Básica Cristã (Cruzada ABC).
Marque o item que apresenta a tendência desse ato do governo militar.
		
	 
	 (   ) Vincular a Educação de jovens e adultos à formação para o trabalho e à formação moral.
	
	(   ) Significar a educação no período da ditadura militar.
	
	 (   ) Reforçar a perspectiva de uma ação civil.
	
	(   ) O predomínio da concepção tecnicista.
	
	(   ) Difundir a Teoria do capital humano.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504197555)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre as ações dos governos militares ara a Educação de adultos, estavam à expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967, após 1970, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos. Nesse momento, o governo militar substituiu o Plano de Alfabetização Nacional, coordenado pelo educador Paulo Freire pela Cruzada da Ação Básica Cristã (Cruzada ABC). Marque o item que apresenta a tendência desse ato do governo militar.
		
	 
	Vincular a Educação de jovens e adultos à formação para o trabalho e à formação moral.
	
	Reforçar a perspectiva de uma ação civil.
	
	Significar a educação no período da ditadura militar.
	
	Difundir a Teoria do capital humano
	
	O predomínio da concepção tecnicista.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504197567)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O início dos governos militares pode ser apontado como ingresso na fase capitalista monopolista, na qual o Estado sedimentava sua atuação como agente condutor da economia, apostando no acirramento de nossa dependência internacional e desenvolvendo um modelo econômico / social baseado na concentração de renda e na aceleração econômica, pautado em empréstimos internacionais, subordinando, portanto, nossa economia ao capital e à tecnologia externa. ( ) Os militares governavam com caráter autoritário. ( ) A sociedade civil sofria com a caráter excludente dos militares. ( ) A sociedade civil não podia ter participação política. ( ) A política educacional era espaço de legitimação do governo militar. ( ) As iniciativas eram contidas pela Doutrina da Segurança Nacional. Agora marque o item com a sequência correta
		
	
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	
	As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
	
	As afirmativas I II e III estão corretas.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504193136)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os países América Latina foram marcados pelo aprofundamento no processo de inserção no mundo globalizado nos anos de 1990. No Brasil, isso se traduziu por meio de um conjunto de Leis e mecanismos legais. Assinale a opção correta em relação a esses mecanismos.Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 5692/71) e pelo FUNDEB
	
	Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 5692/71) e pelo FUNDEF
	
	Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº.9.394/96)
	 
	Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº.9.394/96) e pelo FUNDEF
	
	Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº.9.394/96) e pelo FUNFEB
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503693989)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as colocações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o art. 5º, da Resolução CNE/CEB nº. 01, de 05 de julho de 2000.
I - Sobre o princípio da equidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e oportunidades face ao direito à educação.
II - Sobre o princípio da diferença no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
III - Sobre o princípio da proporcionalidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica.
São verdadeiras as seguintes colocações:  
		
	
	II e III.
	 
	Nenhuma das afirmativas é correta.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	I e II.
	
	I e III.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503693986)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O parecer elaborado pelo professor Carlos Jamil Cury apresenta três funções para a Educação de Jovens e Adultos, sendo elas: Reparadora, Equalizadora e Qualificadora. Dentre elas, qual a que possibilita a entrada e a reentrada, no sistema educacional, dos alunos que tiveram sua escolaridade interrompida.
		
	
	A Reparadora.
	 
	A Equalizadora.
	
	A compensatória.
	
	A Qualificadora.
	
	A Pedagógica.
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando