Buscar

FUNDAMENTO EDUCAÇÃO JOVEM E ADULTO

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			  FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
	
	Simulado: CEL0359_SM_201503517951 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ANA PAULA SANTOS MARCHI ORI
	Matrícula: 201503517951
	Desempenho: 5,0 de 8,0
	Data: 27/04/2015 00:37:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201503681354)
	
	No texto "O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social" de Paulo Freire e Myles Horton. Em um dos diálogos entre os dois, Myles fala: -...Acho que nunca fiz uma oficina na qual eu não tenha pensado depois, meu Deus, eu não devia ter feito isso de jeito algum. Ou, se eu tivesse pensado rápido o bastante, teria ajudado as pessoas a entenderem isso ou aquilo a partir de sua experiência. (p. 171). A partir da fala de Myles Horton, defina qual é papel do professor na concepção de educação progressista libertadora.
		
	
Sua Resposta: o papel dele é de permitir que o aluno se expresse e de aproveitar o que ele tem de conhecimento e vivência para utilizar no seu próprio aprendizado, permitindo que ele seja ele mesmo, e valorizando sua bagagem de vida. Percebendo a educação como uma troca de experiências e vivências onde o aluno também faz parte.
	
Compare com a sua resposta: O professor propicia condições aos educandos, em suas socializações com os outros alunos e com o professor, de testar a experiência, de assumir-se como um ser histórico e social, que pensa, que critica, que opina, que dialoga. Para isso, exige-se a necessidade dos educadores criarem condições para a construção do conhecimento pelos educandos como parte de um processo em que o professor e o aluno não se reduzam à condição de objeto um do outro, porque ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção Nesse sentido, problematizar a realidade social vivida, por essência, é uma forma de intervenção no mundo, uma tomada de posição e decisão, por vezes, até uma ruptura com o passado e o presente A construção de um conhecimento em parceria com o educando depende da relevância que o educador dá ao contexto social.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504185569)
	
	Em 1964, o trabalho de Paulo Freire foi interrompido no Brasil. Experiências que vinham sendo feitas foram interrompidas. Qual foi a razão para essa interrupção?
		
	
Sua Resposta: o golpe militar que tomou o poder político e impediu qualquer movimento popular cultural, qualquer tipo de manifestação e que baniu este tipo de educação voltada para gerar pensadores com uma visão critica do mundo
	
Compare com a sua resposta: O golpe militar.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503694032)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Num balanço histórico - critico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil ao longo de sua história pode-se destacar:
		
	
	O Brasil possui, hoje, uma base jurídica que muito contribuiu para avanços na materialização da EJA enquanto política pública no último século.
	 
	A ampliação da maticulas na modalidade de EJA, nas últimas décadas foi acompanhada pela construção de novos paradigmas políticos pedagógicos e pela formação de professores.
	 
	No âmbito da EJA, continua predominando políticas frágeis sob o ponto de vista institucional (recursos, alcance, provisoriedade) e aligeiradas sob o ponto de vista da qualidade do processo educacional.
	
	Perpetuam-se nos anos 2000 as ações focais, que tem conseguido, porém, universalizar a Educação de Jovens e Adultos no Brasil.
	
	Segundo dados do IBGE, temos uma taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais, de menos de 5% da população.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504193241)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A legislação atual regida pelo FUNDEB foi implementada oficialmente a partir de 1998 e instituiu que:
		
	 
	alunos na educação infantil, no ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais, em todas as modalidades de ensino, inclusive na educação de jovens e adultos serão contemplados com o financiamento.
	
	destinam-se exclusivamente ao Ensino Médio das redes estaduais.
	 
	destinam - se financiamentos ao Ensino Fundamental.
	
	alunos na educação infantil, no ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais, mas, não contempla a educação de jovens e adultos.
	
	destinam-se exclusivamente ao Ensino Superior.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503693986)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O parecer elaborado pelo professor Carlos Jamil Cury apresenta três funções para a Educação de Jovens e Adultos, sendo elas: Reparadora, Equalizadora e Qualificadora. Dentre elas, qual a que possibilita a entrada e a reentrada, no sistema educacional, dos alunos que tiveram sua escolaridade interrompida.
		
	
	A compensatória.
	
	A Reparadora.
	
	A Pedagógica.
	 
	A Equalizadora.
	
	A Qualificadora.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504197598)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque o item que completa o texto abaixo o tornando CORRETO O Parecer elaborado pelo professor Jamil Cury apresenta três funções para a Educação de Jovens e Adultos. Uma delas restaura o direito à educação que foi negado à grande parcela da população brasileira e que daria acesso a um bem real, social e simbolicamente importante à plena cidadania. Esta função chama-se:
		
	
	Potencializadora.
	 
	Reparadora.
	
	Qualificadora.
	
	Equalizadora.
	
	Educadora.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503774765)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Educação de Jovens e Adultos, a partir dos anos 2000, passam a incorporar novos marcos conceituais e normativos da EJA, com destaque para o Parecer CEB/CNE 11/2000 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para tal modalidade. Sobre esse processo assinale a questão correta:
		
	 
	3. A história da EJA no Brasil está consagrada na legislação educacional, como uma importante modalidade e que deve receber do poder público políticas especificas ao seu público-alvo.
	
	5. No modelo de acumulação capitalista, a escola reflete os interesses do capital.
	
	1. O Parecer 11/2000 mantém atualizado o paradigma de educação compensatória, que a tinha o papel de suprir a escolarização não realizada na infância e na adolescência.
	
	4. Aproximando a EJA e a escola, percebemos que a grande maioria do público da EJA teve uma experiência bem sucedida de escolarização.
	
	2. Podemos considerar que os novos marcos conceituais e normativos da EJA se desdobraram em políticas publicas e práticas docentes inovadoras e que incorporaram de forma radical o Parecer.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504193229)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Emenda Constitucional n.º 14, de setembro de 1996 criou um Fundo destinado à adição de recursos nas escolas e na formação de professores, entretanto, destinava recursos somente para o ensino fundamental e não contemplou a educação básica como um todo, deixando de fora a educação infantil, o ensino médio e a educação de jovens e adultos. Este Fundo chamava-se:
		
	
	FUNDB
	
	FUNDE
	
	FUNDF
	 
	FUNDEB
	 
	FUNDEF
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504192991)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante as décadas de 1960 e 1970 consolida-se a influência de uma perspectiva tecnicista na Educação Brasileira. Educação esta, agora encarada como um investimento, onde as áreas humanas e socais ficam cada vez mais enfraquecidas em detrimento das áreas tecnológicas. A teoria que alimentava este pensamento chama-se:
		
	
	Teoria Construtivista
	
	Teoria Socialista
	
	Teoria do Capital Cultural
	 
	Teoria do Capital Humano
	
	Teoria da Revolução Econômica
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504193029)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinalea alternativa correta em relação ao ensino da EJA durante o período do Governo Militar:
		
	
	A escola foi um instrumento de transformação social e as Campanhas de Alfabetização estavam voltadas para o desenvolvimento integral do ser humano.
	
	Foi um período em que se valorizou os saberes e a herança cultural dos alunos, através da elaboração de um currículo nacional.
	
	Houve uma mudança conceitual e um modelo crítico de Educação começava a emergir.
	 
	O Congresso foi fechado e as experiências no âmbito dos movimentos sociais são proibidas.
	
	Os projetos educacionais estavam voltados para a luta pela redemocratização do país.
		
	
	
	 
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando