Buscar

Identificação de Perigos - Metodo APP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Identificação de Perigos
MÉTODO UTILIZADO: APP – ANALISE PRELIMINAR DE PERIGOS
LOCAL AVALIADO: REFEITÓRIO E COZINHA
ALUNOS: LAURA / LILIANE / LUANA / MARCOS / RODRIGO / VICTOR
*
*
PONTOS CRITICOS:
Durante a analise do local, foram encontrados restos de alimentos em cima da mesa, que ao se deteriorar pode contaminar outros alimentos que forem manuseados ou consumidos no local.
Também nota-se a presença de lixo acumulado no ambiente do refeitório, com possibilidade de contato com os usuários.
Riscos Biológicos
SOLUÇÃO: Onde acontece a manipulação de alimentos o local deve estar bem higienizado e os manipuladores devem estar usando seus EPIs corretamente, luvas, máscara , toucas.
É indicado uma rotina de limpeza do ambiente com maior frequência considerado o volume de usuários do ambiente e o acondicionamento dos resíduos em local apropriado, distante da cozinha e refeitório.
*
*
Riscos Químicos
PONTOS CRITICOS:
Existem no ambiente do refeitório fornos micro-ondas utilizados pelos usuários, foi localizado produtos de limpeza armazenados junto aos fornos, possibilitando risco de acidente e contaminação pelos produtos.
SOLUÇÃO: É indicado o armazenamento dos produtos de limpeza em local seguro e distante dos usuários e eletrodomésticos.
*
*
Riscos de Acidentes
Luminárias sem proteção: Caso estoure uma lâmpada pode cair resíduos nas pessoas e alimentos
PONTOS CRITICOS:
Tomadas sobrecarregadas: O uso de adaptadores em equipamentos de 20 Amperes como fornos micro-ondas pode ocasionar uma sobrecarga na rede e curto circuito.
Piso escorregadio: Durante nossa analise foi possível constatar alguns pontos do local com o piso molhado, ao pisar notamos que o mesmo é liso e escorregadio quando em contato com líquidos.
*
*
Riscos de Acidentes
SOLUÇÃO:
Luminárias com proteção: Caso estoure uma lâmpada impede a queda de resíduos nas pessoas e alimentos
Tomadas: Utilização de tomadas nos padrões exigidos
pelos fabricantes dos fornos micro-ondas, sem o uso de
adaptadores ou afins.
Piso: Aplicação de material antiderrapante no piso existente evitando assim possíveis escorregões.
*
*
Riscos Ergonômicos
PONTOS CRITICOS:
Esse fator de risco pode acontecer na cozinha e no refeitório Na cozinha as cozinheiras ficam bastante tempo em pé com posturas forçadas, para servir a comida para dezenas de alunos e depois higienizar os utensílios, panelas, pratos, talheres.
Já no refeitório isso ocorre pelo fato dos bancos não possuem encosto para coluna e de altura incompatível com adultos, prejudicando a postura de quem está sentado se alimentando.
*
*
Riscos Ergonômicos
SOLUÇÃO:
COZINHA: É recomendado o uso de expositor de alimentos e maquinários que reduzam o esforço excessivo praticado pelo profissional, tais como lava-louças e afins.
REFEITORIO: A utilização de mobília apropriada, com conforto para os usuários e de material de fácil limpeza contribui para segurança e bem estar de todos.
*
*
Riscos Físicos
PONTOS CRITICOS:
COZINHA: O fator de risco concentra-se na cozinha onde pode ocorrer ruídos , vibrações, radiações, vazamentos, o contato com o frio, calor e umidade são fatores que podem gerar riscos aos trabalhadores expostos ao ambiente , podendo afetar até mesmo os usuários que não tem contato direto com a fonte de risco.
Se fossemos idealizar a cozinha perfeita seria:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando