Buscar

Relatorio FINAL do Prointer II (Modelo)

Prévia do material em texto

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA em Logística
POLO: 
2ª SÉRIE
Michel William da Silva 	RA: 2635123408
RELATÓRIO FINAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II) 
TUTOR (A) A DISTANCIA: Prof. Luciano Quevedo
Santo Antônio de posse / SP
2016.2
Michel William da Silva	
RELATÓRIO FINAL PROINTER II
IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)
Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Logística da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.
Orientador (a): Tutor(a) a distância Luciano Quevedo.
Santo Antônio de posse / SP
2016.2
RESUMO
O estudo apresentado a seguir, se refere a uma pesquisa de campo realizada na empresa Cooperativa Veiling Holambra, no qual a mesma se encontra na cidade de Santo Antonio de Posse. Onde essa cooperativa é gerenciada por vários sócios, sendo eles os próprios produtores, onde de tempo em tempo todos se reúnem dentro da CVH para realizar uma assembléia, cujo intuito é discutir todo o processo que esta acontecendo atualmente e planejar melhorias para os dias futuros. 
O Veiling Holambra é responsável por receber todo produto fornecido pelos produtores e realizar todo o processo logístico para que os produtos enviados pelo fornecedor possam ser comercializados pelos clientes que freqüentam aquele complexo organizacional.
Este trabalho apresentado teve como principal importância, demonstrar como os produtos que não são comercializados e descartados, podem contribuir para a preservação do meio ambiente e também mostrar como eles podem ser reaproveitados proporcionando uma diminuição de custos e aumentando a produtividade da empresa.
INTRODUÇÃO
Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo de campo na seguinte organização, Cooperativa Veiling Holambra, situada na cidade de Santo Antônio de Posse, Rodovia SP 107, KM 27- Zona Rural da cidade, constituída pelo CNPJ 03.630.560/0001-18, com o CEP 13830-000 postal da própria cidade.
Atualmente a cooperativa trabalha de forma simples separando toda matéria reciclável dentro da organização como sendo eles: Plástico, Vidro, Metal, Orgânico, Papel, Papelão e também todos os produtos que não são comercializados no Klok (Leilão). Dessa maneira a cooperativa, através do sistema de gestão ambiental (SGA), ajuda a reduzir os Gases de Efeito Estufa (GEE), proporcionando soluções para que todo produto descartados possam ser reutilizados novamente em um processo chamado de logística reversa. 
A cooperativa veiling adotou medidas no ano de 2016 que foram para auxiliar no ganho com o processo de descartes dos produtos que não são comercializados no Leilão, essa medida cabida fora da implantação de uma maquina esteira trituradora cujo mesmo auxiliou no ganho de tempo e na redução de custos. O objetivo da CVH é fazer com que cada ano esses custos operacionais reduzam ainda mais, proporcionando uma rentabilidade melhor para a organização e seus sócios, podendo também ajudar na preservação do meio ambiente para que todos possam ter uma ambiente de vida mais saudável.
PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)
ALVO DO PROJETO
Este projeto de coleta seletiva e reutilização do composto orgânico utilizado dentro da cooperativa veiling têm como objetivo atender as necessidades dos produtores e clientes que atuam dentro da cooperativa. Através da coleta seletiva todo produto e material descartado de forma correta ajuda na preservação ao meio ambiente. 
Atualmente a CVH, tem um projeto de reutilização do composto orgânico dos produtos (Flores e Plantas), cuja mesma deixam de vender no decorrer de um leilão. Esse aproveitamento do resto dos produtos (Flores e Plantas) se dá através da reciclagem desses produtos, uma vez que, ao ser descartado esse material orgânico é redirecionado a uma empresa de forma que essa empresa irá decompor todo produto e transformará em adubo, podendo voltar ao mercado novamente, onde os produtores de (Flores e Plantas) iram utilizar desse adubo para poder fertilizar seu cultivo novamente.
Esse Projeto tem como prioridade atender as necessidades dos sócios da empresas sendo eles os Produtos (Fornecedores), para que os custos operacionais sejam mais baixos e o aumento da produtividade e do consumo possa aumentar. 
CONTEXTUALIZAÇÃO
A cooperativa veiling adotou um método de melhoria para o descarte de produtos orgânicos que não são comercializados no decorrer do leilão, ou seja, (produtos que não são vendidos e que precisam ser descartados). 
A um tempo atrás todo o produto cujo mesmo precisava ser descartados era feito de forma manual, ou seja, serviço realizados por colaboradores da empresa, com isso sempre que se abava todo o processo de atendimento ao cliente, os colaboradores se reuniam em um mutirão para poder descartar em uma caçamba de lixo todos os produtos não ofertados daquele dia. Esse processo de descarte dos produtos realizado pelos colaboradores chegava a cerca de 8hrs de trabalho por dia sendo que havia a necessidade de estar sempre com 10 funcionários focados somente para realizar essa atividade. 
Atualmente a CVH, junto com seus sócios (Produtores e Fornecedores), discutiram para a melhoria desse sistema onde resolveram investir em uma tecnologia para ajudar a melhorar esse desempenho. Através disso fora investido em uma maquina de (Esteira Trituradora), onde os produtos são colocados nela e a mesma automaticamente tritura todo produto fazendo com que caibam mais produtos dentro da caçamba, ou seja, (diminui o gasto com transporte e com o aluguel dessas caçambas), e também aumenta a velocidade do descarte desses produtos levando a diminuição do tempo que antigamente era de 8hrs por dia para apenas 3hrs por dia e também diminuíram – se o numero de funcionários que auxiliavam no descarte cujo mesmo eram de 10 pessoas atualmente são em 3 pessoas, fazendo com que os outros 7 funcionários atuem em outra atividade dentro do complexo da CVH. 
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
A Cooperativa Veiling segue um principio parecido com a idéia de Elkinton (2001), no qual ele diz que, a empresa deve avaliar o desenvolvimento financeiro e também o impacto que sua organização ira causar para a sociedade. Dessa maneira, a organização precisa apresentar um retorno positivo nas três dimensões sendo elas: economia, ambiental e social, apresentando os benefícios para os Stakeholders.
Um dos principais objetivos da CVH é fazer com que possa ajudar o meio ambiente e contribuir para a redução de custos operacionais para empresa, foi com base nesse aspecto que podemos observar o fluxograma apresentado a seguir para que se possa entender mais de como se utiliza o meio da logística reversa com os produtos orgânicos cujo mesmo são descartados ao não ser comercializados dentro da CVH.
DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO
A cooperativa Veiling Holambra desenvolveu um projeto para melhoria no descarte de produtos que não são comercializados no leilão. Esse projeto acompanha de uma esteira trituradora, cujo seu objetivo é fazer com que se ganhe mais tempo durante o processo de descarte das plantas, fazer com que reduza a mão de obra podendo aproveitar mais de seus colaboradores em outras atividades, fazer com que reduza custos pela locação de caçambas e transporte, entre outros. A imagem abaixo é apenas ilustrativa, baseadas no projeto real implantado dentro do complexo da Cooperativa Veiling Holambra.
Embora o custo para se implantar uma maquina dessa resultando na automatização do processo operacional tenha sido um pouco alto, devido aos resultados positivos e aos ganhos que se obtém atualmente valeram de todo o esforço, pois foi possível atender a todos os objetivos desejados.
A realização da tarefa se dá por conta das seguintes pautas:
Produto é descartadona esteira 
A caçamba é abastecida ao Maximo
O produto descartado é encaminhado a um centro de decomposição
O produto retorna ao mercado em forma de adubo
O produto agora em forma de adubo é utilizado pelos produtos para produzir mais flores e plantas.
Com base no processo apresentado acima, podemos identificar claramente o sistema de logística reversa, na qual a CVH adotou para que se possam reutilizar os produtos que não são comercializados e no qual possam ser reaproveitados pelos produtores novamente.
RESULTADOS
O resultado esperado é de uma baixa mão de obra para regar o processo logístico e, contudo diminuir os custos aproveitando ao Maximo do espaço locado (Caçamba e Transportadora), ajudar na contribuição com o meio ambiente.
O Objetivo para o ano de 2017 é diminuir ainda mais o gasto com a decomposição desses resíduos fazendo com que os gastos diminuam anualmente para melhor aproveitamento da rentabilidade da organização.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este estudo de campo realizado dentro da Cooperativa Veiling Holambra, busca entender como a empresa atua desde o início de sua organização até os momentos atuais, apontando todo o desenvolvimento da mesma e a preocupação dela com a saúde de seus funcionários e também com o meio ambiente.
O seguinte estudo teve como objetivo detalhar como funciona todo o processo de logística reversa utilizada pela empresa, uma vez que ela aproveita todo o produto descartado no qual muito chamariam de lixo, para a reutilização desse composto em uma nova fase após serem descartados. Este estudo mostrou também, de que forma se da o manuseio do processo logístico e qual as expectativas de ganhos com esse novo projeto implantado no ano de 2016 para auxiliar no rendimento da empresa. 
A cooperativa tem como foco aprimorar seus recursos para que possa desenvolver um processo logístico ainda mais eficaz contribuindo cada vez mais para a preservação do meio ambiente.
REFERÊNCIAS
A Importância do sistema de Gestão Ambiental. Disponível em: < http://www.catolica-to.edu.br/portal/portal/downloads/docs_gestaoambiental/projetos2011-1/4 periodo/A_IMPORTANCIA_DO_SISTEMA_DE_GESTAO_AMBIENTAL_%28SGA%29.pdf >. Acesso em: 18 Ago. 2016
Pesquisa de Campo Cooperativa Veiling Holambra. Cidade de Santo Antônio de Posse, Rodovia SP 107, KM 27- Zona Rural. CEP 13830-000.
HOEFFEL, João de Moraes, GOLÇALVES, Nayra de Moraes. Responsabilidade Social e Meio Ambiente: O caminho da sustentabilidade, Caderno de Atividade. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2016
http://veiling.com.br/
Inicio do processo de descarte do Produto orgânico não comercializado no Leilão.
Transportado para empresa responsável por fazer a decomposição do resíduo, levando – os de volta ao mercado.
Reaproveitamento do produto descartado no leilão em forma de adubo por parte dos produtores.

Continue navegando