Buscar

resumo np2 aula farmacologia

Prévia do material em texto

Células Parietais Apresentam canalículos intracelulares devem sua acidofilia às mitocôndrias muito numerosas. produzemHCl e fator anti-anêmico. são ativadas pela histamina e pela gastrina. 
Células principais Sãocilíndricas altas, granulares, basófilas e muito numerosas.Produzem o pepsinogênio, que será ativado em presença do HCl, aind na luz glandular, tranformando-se em pepsina. A pepsina é uma potente enzima proteolítica.
células mucosas especiais, responsáveis pela produção de um muco mais viscoso que aquele do epitélio superficial.células mucosas do colo tenham grande efeito protetor contra aação proteolítica do suco gástrico.
A histaminapapel na secreção gástrica, é um hormônio que no trato gastrintestinal tem função parácrina quando liberada induz a produção do HCL. A gastrina, por um hormônio específico do TGI, produzido no antro do estômago pelas células G, função de estimular a secreção gástrica pelas células parietais, Gastrina as secreções paracrinas, ou hormônio locais , em peptídeos reguladores.
Gastrite- Quando o epitélio da parede do estômago incha ou fica inflamado. classifica a gastrite de crônica, duração muito prolongada, aguda, duração curta. Tonturas refluxo gastroesofágico, como a acidez no estômago; – Indigestão; – Perda de apetite; – Azia;– Dor abdominal e ardor na zona superior do abdómen. Tratamentos-antiácidos, os antagonistas H2 e os inibidores da bomba de protões anti acido (pantoprazol, omeprazol, esomeprazol.
A úlcera péptica- incapacidade na barreira protetora dessa mucosa a proteger contra a acidez do suco gástrico,bactéria H. pylori. Dor intensa na zona abdominal,•	– Náuseas e vómitos; Ardor na zona superior do abdómen– Perda de peso; – Cefaleias; Tratamento- analgésicos. ácido gástrico. H. pylori, utiliza-se um antibiótico para eliminarinfecção.
fármacos (anti secretores) antiulcerosos. A nizatidina é inibidor reversível, competindo com a histamina a nível dos receptores H 2 localizados nas células parietais do estômago. A nizatidina inibe a secreção gástrica noturna de ácido, assim como aquelas induzidas pela cafeína, por alimentos, pelo betazol e pela pentagastrina. 	Mecanismo de açãoanti acido. Os antiácidos atuam ao neutralizar o acido gástrico, elevando, assim o PH gástrico.
H. pylori na fisiopatologiade gastrite e úlcera.AHelicobacterpylori é uma espécie de bactéria que ataca exclusivamente a mucosa gástrica. A infecção pelo H. pylori e pelo Streptococcusmutans, que causa as cáries dentárias, provavelmente sejam as mais comuns infecções dos seres humanos. tratamento para o H.pylori é habitualmente feito com 3 droga: inibidor da bomba de prótons (Omeprazol, Pantoprazol ou Lanzoprazol).
Sn –regula SE que regula SN. Juntos regula organismo.
Homônimo- substancia química que são regulada glândulas , são secretada corrente sanguínea. As células responde concentrcao dos hormônios = rinsproduz.classifica tipos de hormônios derivado amonoacido pépticos = neurohormonais neurotransmissores.
Agonada -ovário de testículos 
hipotálamo = hipofe- anterior produz e armazena libera hormônio , posterior- am=rmazena e libera.
Neurotransmissores – não produz hormônio que produz no hipotálamo – correntesanguine. Os hormônio = otoxina para trabalho de parto aumenta a forca de concentração ulterina secreção leite mamariae ocitocina.
Anterior denohipofise – tireodeo- ovário, testículos glândula supras renais. Tireodeo = hiperreodismoinsuficientede hormônio hipoterreiodissimo= libera exercissimo de hormônio.
ADH= hormônio antidiurético -secretado em desidratação queda pressão arterial. Que atua nefron aumenta avasoconstricao= aumenta a pressão arterial= tioriotofina (hipotalo)
TSH- estimula tireoide T4- tetraiodaotiorina- T3 triiodado tirorina
Hipotiodismomassa gordurosa- hiperdiorissimo reduz massa gordurosahipertrofia miocárdio.
TRH-h. liberador tireotrofia - GNRH somatostanina h. inibidor do crescimento ananismo. GHRH- H. liberadorcrescimento= cresce +.
Lipotalamotb libera (OC) e a arginina = vasopressina (aup) no neuro-hiporfise.
Adrenocorticotropina – ativa sobre o cotex das glândulas supras reinais, funções aumenta produção cortisol.
Aldosterona-reguls o equilíbrio hidrossalino e do androgênios H. sexuais masc.
Tiropropina- controla a tireoide regula qtidade H. por glândula função de regular metabólico orgânico.
Gonadotopina-ativa sobre gandula masc. Testículo ou fem.ovario.
Prolactina- por= PRH OU LTH = estimula o desenvolvimrnto das glândulas mamaria .
Aldosterona- resp. controle dos ions de sódio (Na) e potássio(k) pressão baixa gera baixa filtração nos rins que estimula, os rins produz renina.
Cortisol – atua metabolismo, o dos hidrato de carbono, proteína , gordura e cortisol.=inibe a produção proteína .no estresse = adeno- lipofise ativa por meio de corticotrofina.
Androgênio – H. responsável pela caract. Masculina, ex. testerona.
FSH-é glicoproteína que regula crescimento da purbedade.prud.secreçãohormônio. FSH estimulada por H. liberador dasgonadptropinas (GNRH) ou H. liberador de (LHRH), região pré-optica do hiportalamo. A produção deste H. é afetado por vários fatores, (dopamida, sepotomida = noradrenalina e endorfina) que regulaa secreção.
FSH-sincronizada com LH na ausência da produção LH, a produção do FSH cessa qto+ LH mas produzido FSH secretado na producaode H. testerona.
Tireoide – é única que regula glândula endócrina qarmazena seu produto de excreção- as células foliculares sintetizam aminoácido e iodo converte apartir do iodeto. Cel. Foliculares é independente dos níveis sanguíneo de TSH que determina taxade secreção de t3 t4 estimula o crescimento e divisão cel. Foliculares , secretada glândula pintuitaria ou hipófise- t3 t4 o estres qdo o frio estimula liberação de TSH-RF fator liberador , pelo adeno – hipófise que estimula a tereoide a liberar t3 t4 aumenta tx metabólica basal.

Continue navegando