Buscar

Boa-fé objetiva como cláusula geral e princípio da Eticidade no CC/2002

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diante dos fatos narrados acima e com base no conteúdo das a ulas des ta semana, responda:
 a) A boa-fé ob jetiva é uma cláusula geral? Em caso afi rmativo, e xplique o porquê de a boa-fé objetiva adequar -se ao c onceito de cláusula geral. Em caso negativo, indique de maneira justificada a que categoria pertence a boa-fé objetiva. 
 SIM. Porque traduz-se como verdadeira janela deixada pelo legislador civil em razão do dinamismo da vida, como técnica legislativa que conforma o meio hábil para permitir o ingresso no ordenamento codificado, de princípios valorativos ainda não expressos legislativamente, como standarts de comportamento, de deveres de conduta não previstos legislativamente 
 b) Qual(is) dos princípios estruturantes do CC/2002 foi (ram) levado(s) em consideração para que o magistrado inter pretasse a boa-fé objetiva? Justifique. Princípio da Eticidade que deve sempre orientar o magistrado na interpretação das cláusulas gerais.
 1. Alternativa C. 2. Alternativa C.
b) Qual(is) dos princípios estruturantes do CC/2002 foi(ram) levado(s) em consideração para que o magistrado interpretasse a boa-fé objetiva? Justifique. B) ETICIDADE. O principio da Eticidade se manifesta na proibição do abuso do direito, do locupletamento ilícito e positiva o Principio da Boa Fé. Segundo este princípio, o homem deve ser reto, honesto, leal e ter integridade.

Outros materiais