Buscar

Teorias de Motivação Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Motivação, Capítulo 3
Um dos principais problemas no estudo do comportamento organizacional refere-se a por que as pessoas desempenham e se comportam da maneira como a fazem em seu trabalho e em suas organizações. Nos últimos trinta anos uma quantidade incrível de teorias e pesquisas enfocaram essas questões. A motivação, por si, já foi tratada como variável dependente e independente. Finalmente alguns modelos atraentes sob o ponto de vista conceitual produzirá resultados experimentais conflitantes ao passo que modelos mais simplistas parecem se manter bem sob o escrutínio de pesquisa, mas explicam apenas segmentos específicos do processo de motivação. 
As suposições administrativas sobre a natureza humana. 
Em muitos casos, os gerentes profissionais tem suas próprias teorias como motivar seus subordinados. Embora cada gerente talvez nunca chegue a explicar por que tentar motivar seus subordinados de forma como o faz, os gerentes típicos tem conjuntos de ideias e conceitos diferentes, que influenciam seus comportamentos e suas tentativas de motivar. 
Teorias de motivação de conteúdo estático.
 Uma das principais questões no entendimento da motivação enfoca as diversas variáveis que emergizam o comportamento humano. Embora essas teorias, portanto, não possam prever necessariamente a motivação ou compreensão básica sobre o que energiza os indivíduos. 
Teoria de processo da motivação
Embora as teorias do conteúdo estático da motivação nos alertem para os tipos de fatores que podem energizar o comportamento humano elas tem indicado, por exemplo, que as pessoas variam consideravelmente no modo como reagem aos mesmos aspectos de seus trabalhos, que muitas necessidades diferentes podem estar em ação simultâneamente, e que podem haver outros fatores alem das necessidades insatisfeitas influenciando a motivação.
Teoria da motivação baseadas no meio ambiente.
Estes modelos trataram a motivação como uma variável predominantemente independente, ou seja, considerando que a necessidade ou meta especifica é a causa de um desejo particular, o qual resulta em certos tipos de comportamento. Diversamente das teorias anteriores, as perspectivas apresentadas nesta seção veem a motivação como a variável interventora e dependente. Assim o enfoque e nos antecedentes das variáveis as quais normalmente atribuímos o comportamento motivado. 
Motivação e recompensas intrínsecas e extrínsecas 
Uma distinção final nos tipos de motivação e recompensas é a diferença entre as recompensas é a diferença entre as recompensas intrínsecas e extrínsecas. E essas motivações são relacionadas ao desempenho e a satisfação. 
A motivação e o contrato psicológico.
Um dos determinantes básicos da motivação de administradores e subordinados é o contexto organizacional do comportamento. Como sugerem as teorias da motivação baseadas no meio ambiente, a interação que ocorre entre pessoas e organizações se baseia num senso permanente de reciprocidade e influencia mutua. 
A escolha de um modelo motivacional apropriado.
Um dos problemas envolvidos na apresentação de uma variedade de modelos motivacionais é identificar qual dessas estruturas conceituais é a mais apropriada para uma certa situação. Talvez o melhor modo de proceder seja, ao invés de interpretar essas teorias como regras universais que expliquem exatamente o comportamento em todos os casos, considerar os modelos motivacionais como teorias como regras universais que expliquem exatamente o comportamento em todos os casos, considerar os modelos motivacionais como teorias intermediarias.

Outros materiais