Buscar

Avaliando Aprendizado DIREITO TRIBUTÁRIO I

Prévia do material em texto

DIREITO TRIBUTÁRIO I
	1a Questão (Ref.: 201202505918)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto aos princípios orçamentários, julgue as seguintes afirmativas:
I) O princípio da não afetação da receita à despesa é aplicável apenas aos impostos, sem qualquer exceção quanto a outras espécies tributárias.
II) O princípio da exclusividade determina, sem ressalvas, que a lei orçamentária limite-se à disciplina da previsão de receitas e da fixação de despesas.
III) O princípio da anualidade tributária não se confunde com o princípio da anualidade orçamentária, embora ambos não mais sejam vigentes no ordenamento jurídico brasileiro.
IV) O princípio da unidade orçamentária, que determina que a lei orçamentária anual deve ser única, colide com a previsão constitucional do art. 165, de existência do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias.
		
	 
	Apenas três das afirmativas acima estão incorretas.
	
	Apenas uma das afirmativas acima está incorreta.
	
	Apenas duas das afirmativas acima estão incorretas.
	
	Todas as afirmativas acima estão corretas.
	
	Nenhuma das afirmativas acima está correta.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202909312)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na ausência de lei específica dos entes federados, definindo as obrigações de pequeno valor (OPV) nos termos do art. 100, § 3º da Constituição Federal, não se submeterão ao regime de precatórios as condenações de valor igual ou inferior a:
		
	 
	40 salários mínimos, para os Estados e 30 salários mínimos, para os Municípios
	
	valor do maior benefício do regime geral de previdência social
	
	30 salários mínimos, para do Distrito Federal
	
	20 salários mínimos, para os Estados e 10 salários mínimos, para os Municípios
	
	30 salários mínimos, para os Estados e 20 salários mínimos, para os Municípios
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203424876)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em consonância com os princípios gerais ditados pela Constituição Federal, referentes ao Sistema Tributário Nacional:
		
	
	as contribuições sociais e as taxas não poderão ter base de cálculo própria de imposto
	 
	cabe à lei complementar da União, além de outros temas que lhes são reservados, dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e regular as limitações constitucionais do poder de tributar.
	
	as contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico não poderão incidir sobre a importação de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados e álcool combustível
	
	o empréstimo compulsório, no caso de investimento público de caráter urgente e relevante interesse nacional, poderá ser instituído mediante lei ordinária, mas sua cobrança só poderá ocorrer no exercício financeiro subsequente ao de publicação da lei que o instituir.
	
	sempre que possível, os tributos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202577206)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	1. Considerando a frequência diária dos abastecimentos de veículos pertencentes à municipalidade, é permitida a ocorrência de empenho das despesas correlatas, ajustando-se os valores exatos das despesas, no final de cada mês, com base naqueles consignados nas notas fiscais totalizadoras mensais. Nesse sentido, constituindo exceção à regra geral do prévio empenho, qual seria o procedimento correto eferente à utilização de empenho das despesas com aquisição de combustíveis?
		
	
	Empenho geral.
	 
	Empenho por estimativa.
	
	Empenho especial.
	 
	Empenho global.
	
	Empenho ordinário.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203398794)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do PPA, assinale a opção correta.
		
	
	No âmbito da União, o projeto de lei do PPA é de iniciativa do Poder Executivo e a sua apreciação limita-se ao do Senado Federal.
	
	
	 
	Não existe, atualmente, dispositivo de lei complementar nacional que disponha acerca de vigência, prazos, elaboração e organização dos PPAs.
	
	No âmbito estadual, o prazo de vigência do PPA deve coincidir integralmente com o do mandato de governador, ou seja, quatro anos.
	
	A CF delegou aos diversos entes federados, em suas esferas de competência, a elaboração de normas sobre a vigência, os prazos, a elaboração e a organização de seus PPAs.
		
	1a Questão (Ref.: 201202502934)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere aos empréstimos compulsórios, é correto afirmar que:
		
	
	não podem ser instituídos em caso de guerra externa ou sua iminência.
	
	podem ser instituídos por medida provisória, desde que haja relevância e urgência.
	 
	a competência para sua instituição é exclusiva da União.
	
	deverá ser instituído mediante lei ordinária.
	
	não são restituíveis.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202405711)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB-41º Exame de Ordem) - Acerca da disciplina constitucional da repartição das receitas tributárias, assinale a opção correta.
		
	
	Ao DF cabe metade da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício de sua competência residual ou extraordinária.
	
	Cabe aos municípios, em qualquer hipótese, a integralidade do imposto sobre a propriedade territorial rural.
	 
	Aos municípios pertence a integralidade do produto da arrecadação do imposto de renda incidente na fonte sobre os rendimentos pagos, a qualquer título, por eles.
	
	A União deve repassar aos estados 25% do produto da arrecadação do IPI.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202514982)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, compete aos Municípios instituir impostos sobre:
		
	 
	a transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.
	
	a propriedade de veículos automotores licenciados em seu território.
	
	operações relativas a prestação de serviços de transporte intermunicipal.
	
	a propriedade territorial rural.
	
	a transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens imóveis ou direitos a eles relativos, situado em seu território.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202519113)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre competência legislativa em matéria tributária, é correto afirmar
		
	
	a competência para instituição de imposto residual é privativa da União, muito embora seja cabível delegação dessa competência aos Estados-membros e DF mediante lei complementar
	
	os entes da Federação têm competência comum para instituir contribuição de intervenção no domínio econômico
	 
	a competência para instituição de impostos vem discriminada na CRFB para cada um dos entes da Federação
	
	a união tem sempre competência exclusiva para instituir contribuição social para seguridade social de todos os serviços públicos dos entes da Federação
	
	somente a União pode instituir contribuições de melhoria
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202515009)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as espécies tributárias, é correto afirmar que:
		
	
	Na iminência ou no caso de guerra externa, a União, os Estados e os Municípios poderão instituir impostos extraordinários.
	
	A União, mediante lei ordinária, tem competência privativa residual para instituir novos impostos, desde que sejam não cumulativos e não tenham por fato gerador ou base de cálculo próprios dos demais impostos discriminados na Constituição Federal.
	 
	O tributo vinculado que tem por fato gerador a valorização do imóvel do contribuinte, decorrente de obra pública, é a contribuição de melhoria.
	
	A taxa éespécie de tributo vinculado a uma atividade estatal globalmente considerada, bem como à capacidade econômica do contribuinte.
	
	As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinados a contribuições sociais para Seguridade Social constarão dos respectivos orçamentos e integrarão o orçamento da União.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201202519080)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Da verificação de que o lançamento é o procedimento administrativo destinado a constituir o crédito tributário e que o lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e rege-se pela lei então vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada, é possível identificar o cumprimento do principio constitucional da
		
	
	anterioridade anual
	
	anterioridade nonagesimal
	
	capacidade contributiva
	
	isonomia tributária
	 
	irretroatividade tributária
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202902427)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Em procedimento de fiscalização, a Secretaria da Receita Federal do Brasil identificou lucro não declarado por três sociedades empresárias, que o obtiveram em conluio, fruto do tráfico de entorpecentes. Sobre a hipótese sugerida, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Caberá aplicação de multa fiscal pela não declaração de lucro, ficando afastada a incidência do tributo, sem prejuízo da punição na esfera penal.
	 
	O imposto sobre a renda é devido face ao princípio da interpretação objetiva do fato gerador, também conhecido como o princípio do pecunia non olet.
	
	Não caberá tributo, uma vez que tributo não é sanção de ato ilícito.
	
	Não caberá tributação e, sim, confisco da respectiva renda.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202518960)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Das alternativas apresentadas, assinale aquela que cuida de hipótese de isenção tributária e não de imunidade
		
	
	não tributação, por impostos, do patrimônio, renda ou serviços das entidades sindicais dos trabalhadores
	
	não tributação da renda auferida pelas Igrejas
	
	não tributação pelo IPI de produtos industrializados destinados ao exterior
	
	não tributação pelo ITBI, na transmissão de bens ou direito incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital nem sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente da fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica
	 
	não tributação pelo IPI dos automóveis de passageiros de fabricação nacional adquiridos por pessoas portadores de deficiência física, visual, mental, severa ou profunda, ou autistas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202512386)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	V Exame de Ordem Unificado 
No exercício de 1995, um contribuinte deixou de recolher determinado tributo. Na ocasião, a lei impunha a multa moratória de 30% do valor do débito. Em 1997, houve alteração legislativa, que reduziu a multa moratória para 20%. O contribuinte recebeu, em 1998, notificação para pagamento do débito, acrescido da multa moratória de 30%. A exigência está:
		
	
	correta, pois o princípio da irretroatividade veda a aplicação retroagente da lei tributária.
	
	errada, pois a aplicação retroativa da lei é regra geral no direito tributário.
	
	correta, pois aplica-se a lei vigente à época de ocorrência do fato gerador.
	 
	errada, pois aplica-se retroativamente a lei que defina penalidade menos severa ao contribuinte.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202518715)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma autarquia federal, proprietária de veículos automotores adquiridos recentemente, foi surpreendida com a cobrança de IPVA pelo Estado responsável pelos respectivos licenciamentos, não obstante vincular a utilização desses veículos às suas finalidades essenciais. Com base na hipótese sugerida, assinale a afirmativa correta
		
	
	A cobrança é constitucional, por se aplicar o principio da capacidade contributiva
	
	A cobrança é constitucional, por se tratar de fato gerador do IPVA
	
	A cobrança é constitucional, por se tratar de irrenunciabilidade de receitas públicas
	
	A cobrança é inconstitucional, por se tratar de isenção fiscal
	 
	A cobrança é inconstitucional, por tratar de hipótese de imunidade tributária
	1a Questão (Ref.: 201202518722)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A obrigação tributária principal tem por objeto
		
	
	a escrituração de livros contábeis
	
	a inscrição da pessoa jurídica junto ao CNPJ
	
	o cumprimento de procedimento exigidos em lei
	
	a prestação de informações tributárias perante a autoridade fiscal competente
	 
	o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202518954)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa que defina corretamente o fato gerador da obrigação principal
		
	
	é a situação definida em convenções ou tratados internacionais como necessária e suficiente à sua ocorrência
	
	situação definida pelos protocolos editados pelo CONFAZ
	 
	É a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência
	
	é a situação definida em atos administrativos como necessária e suficiente à sua ocorrência
	
	é a situação definida em contrato como necessária e suficiente à sua ocorrência
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202517853)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as hipóteses constitucionais de vedação à União, aos Estado, ao DF e aos Municípios para instituir impostos, é auto-aplicável a imunidade sobre
		
	
	entidades sindicais dos trabalhadores
	
	instituições de educação
	
	partidos políticos, inclusive suas fundações
	
	instituições de assistencia social
	 
	livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202515100)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao tema obrigação tributária, considerando sua classificação em obrigação tributária principal e obrigação tributária acessória, analise as afirmativas a seguir:
I. As obrigações acessórias extinguem-se inexoravelmente por força do pagamento de tributo, não havendo que se falar, assim, em penalidade por seu descumprimento.
II. As obrigações tributárias acessórias convertem-se em obrigação principal no caso de sua inobservância no que diz respeito à penalidade tributária.
III. As obrigações acessórias correspondem às obrigações de fazer e não fazer, segundo o legislador e segundo a doutrina em obrigação de tolerar a fiscalização.
Assinale:
		
	
	Se somente a afirmativa III estiver correta.
	
	Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
	 
	Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	Se somente a afirmativa II estiver correta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202902759)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Presume-se fraudulenta a alienação ou oneração de bens ou rendas por sujeito passivo em débito para com a Fazenda Pública
		
	
	por crédito tributário ainda não inscrito em dívida ativa, desde que não tenham sido reservados pelo devedor bens ou rendas suficientes ao total pagamento da dívida.
	
	por crédito tributário ainda não inscrito em dívida ativa, objeto de impugnação administrativa oferecida pelo contribuinte.
	 
	por crédito tributário regularmente inscrito em dívida ativa, desde que não tenham sido reservados pelo devedor bens ou rendas suficientes ao total pagamento da dívida inscrita.
	 
	por crédito tributário regularmente inscrito em dívida ativa, mesmo que tenham sido reservados pelo devedor bens ou rendas suficientes ao total pagamento da dívida inscrita.

Continue navegando