Buscar

AVALIANDO ARTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201705168066)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Pré-História foi um período de longa duração e por essa razão os historiadores a dividiram em três períodos. O Período de 6 mil anos atrás até o desenvolvimento da escrita corresponde a:
		
	
	PALEOLÍTICO (IDADE DA PEDRA LASCADA)
	
	PALEOLÍTICO (IDADE DA PEDRA POLIDA)
	 
	IDADE DOS METAIS
	
	NEOLÍTICO (IDADE DA PEDRA LASCADA)
	
	NEOLÍTICO (IDADE DA PEDRA POLIDA)
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705168052)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São deste período as primeiras manifestações artísticas de que se tem registro através das pinturas encontradas nas cavernas de Chauvet e Lascaux (França) e de Altamira (Espanha). Elas consistiam em traços ou das mãos em negativo pintados nas paredes das cavernas. Para tanto, os indivíduos obtinham um pó colorido extraído da trituração de pedras coloridas e com um canudo sopravam sobre a mão colocada na parede. Assim, criava-se a silhueta da mão, pois o entorno da mesma ficava colorido e a outra superfície protegida pela mão não, como numa fotografia. Estamos falando do período:
		
	
	da Idade dos metais
	
	Medieval
	
	Neolítico
	
	Renascentista
	 
	Paleolítico
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705167904)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Valorização das habilidades manuais; os ¿dons artísticos¿; os hábitos de organização e precisão; visão utilitarista e imediatista da arte; o ensino de Arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do professor; tinham em comum, sempre, a reprodução de modelos. São características da tendência:
		
	 
	A) TRADICIONAL Unânime na maneira de ensinar desde o fim do século 19 até a década de 1950. Ainda está presente em muitas escolas.
	
	SOCIOINTERACIONISTA A ideia de considerar a relação da cultura com os conhecimentos do aluno e as produções artísticas surgiu na década de 1980
	
	Apreciação -fazer artístico
	
	Produção - história, da Arte e reflexão
	
	LIVRE EXPRESSÃO Nasceu por volta de 1960 sob a influência das ideias do movimento da Escola Nova.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705167890)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A mediação da escola e dos educadores pode e deve facilitar o desenvolvimento da criatividade e a livre expressão de todos os educandos, respeitando suas características e potencialidades. Desta forma é correto dizer que:
		
	 
	( )A variedade de estilos deve constituir estímulo à participação diferenciada e ao enriquecimento dos repertórios individuais.
	 
	( )Realizar comparações sem valorizar os avanços do aprendiz em relações a níveis alcançados, é uma boa prática para desenvolver o gosto por aprender arte.
	 
	( )A autonomia do aluno é real quando ele tem consciência da necessidade das propostas que executa.
	 
	( )Os alunos devem aprender por interesse e curiosidade, não por pressão externa, porém isso não implica na não-diretividade, mas na proposta de conteúdos e incentivo ao aluno
	 
	( )Aprender arte implica desafios, pois a cultura e subjetividade de cada aprendiz alimentam as produções, e a marca individual é aspecto cognitivo dos trabalhos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705167754)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Faz alguns anos que os arte-educadores buscam trabalhar com enfoques que articulam três campos da produção artístico-estética da humanidade, compreendendo-a histórica e culturalmente. Esses três campos conceituais estão presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte e são, respectivamente, denominados:
		
	
	Criatividade, autoria e apreciação.
	
	Tropicália.
	
	Reflexão, produção e avaliação.
	 
	Reflexão, apreciação e autoria.
	
	Imaginação, autoria e avaliação.

Continue navegando