Buscar

Planejamento e gestão de carreira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema 1
Planejamento de vida e de carreira
Conceito de carreira
Vamos iniciar nossos estudos conhecendo o conceito de carreira. Você sabia que o termo tem origem na palavra latim carraria? Esse termo significa estrada e ganhou novo significado a partir do fim do século XIX.
De acordo com Dutra (2013), a carreira não é uma sequência linear de experiências; ao contrário, é algo dinâmico e sujeito a mudanças originadas nos indivíduos, nas organizações ou no mundo do trabalho. A carreira deve ser considerada, na visão do autor, a partir das relações estabelecidas entre o indivíduo e a organização, como algo que inclui interesses e expectativas de ambos. 
No mundo do trabalho, o termo carreira está evoluindo a partir de discussões apoiadas em quatro dimensões: progressão, profissão, sequência de ocupações assumidas por um indivíduo e sequência de experiências relacionadas ao trabalho.
Na próxima tela, veremos qual a diferença entre carreira tradicional e sem fronteira. Fique atento.
Carreira tradicional e sem fronteiras
A carreira tradicional está associada a uma relação de trabalho paternalista (COELHO, 2006). Nesse modelo, o indivíduo passa por uma ou duas empresas ao longo de sua carreira. Nesse caso, são as promoções, a remuneração e o status que simbolizam a evolução. A responsabilidade pela gestão da carreira é da organização, que estabelece planos de cargos aos colaboradores.
Já o modelo de carreira sem fronteiras se baseia em uma sequência de experiências que ultrapassam os limites de uma empresa. Esse modelo se apoia em uma nova relação: em troca de desempenho, a organização oferece empregabilidade. A permanência do indivíduo na organização tende a ser mais curta, em função de necessidades pontuais da empresa, projetos, alcance de resultados e, também, da iniciativa do indivíduo, que se desprende da relação paternalista e se lança a outras oportunidades. A responsabilidade pela gestão da carreira nesse modelo passa a ser do indivíduo, embora muito se discuta a respeito de uma responsabilidade compartilhada.
Planejamento da vida e de carreira
O planejamento para a vida e para a carreira deve contemplar objetivos e metas, ações, cronograma, recursos financeiros, rede de relacionamentos etc. Esse planejamento é flexível, é um guia para o indivíduo que precisa fazer escolhas. Fazer escolhas não é algo simples. Muitas vezes surgem dilemas, sobretudo no que concerne à vida pessoal e profissional. Para conhecer mais sobre esses dilemas, fique atento à próxima tela.
Dilema entre vida profissional e pessoal
Cortella e Mandelli (2015) consideram sem sentido a separação entre vida pessoal e profissional, apesar desse ser um assunto permeado por dilemas. Para os autores, planejar a carreira passa pelo planejamento de vida e de elementos que dela fazem parte, como família, amizades e lazer. Dilemas fazem parte da vida, envolvem perdas e ganhos e exigem autoconhecimento. O ser humano se constrói a partir de relações sociais e profissionais, bem como a partir de tudo que lhe desperta interesse. Sendo assim, reflexões são indispensáveis para a busca do equilíbrio.

Outros materiais