Buscar

av1 NUTRIÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
 1a Questão (Ref.: 201308358761)
	As transformações observadas na sociedade contemporânea acabaram "distorcendo" muitas concepções de alimentação saudável. O comportamento alimentar humano está inserido nessas transformações. Além disso, vale a pena destacar que os alimentos e os sentidos do paladar e do olfato desencadeados por eles nos fazem voltar no tempo e recordar diversas situações e sensações, principalmente da infância. Nesse contexto está inserida a obra intitulada À la recherche du temps perdu (Em busca do tempo perdido) do famoso escritor francês Marcel Proust que faz uma viagem de volta ao passado com suas recordações da infância desencadeadas pelo gosto das madeleines acompanhadas com chá. Sobre o comportamento alimentar assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A produção de concepções de alimentação saudável se constitui como uma motivação para o consumo alimentar e para a formulação de políticas públicas de saúde que vidam a promoção da alimentação saudável e segurança alimentar.
	
	A discussão sobre a construção de concepções de alimentação saudável no cenário das transformações na sociedade contemporânea ocorrem em um ritmo acelerado global.
	
	O comportamento alimentar humano não corresponde somente a seus hábitos alimentares, mas a todas as práticas que envolvem a alimentação como, escolha dos alimentos, conservação, preparo, crenças e tabus alimentares.
	
	A escolaridade limita ou não o conhecimento sobre os alimentos e seu preparo, ou seja, é o senso comum sobrepondo o conhecimento científico e a situação socioeconômica tornando-se um limitante para a aquisição dos alimentos.
	 
	A difusão de concepções de alimentação saudável através de publicidade e propaganda não influenciam a construção dos hábitos alimentares e o comportamento alimentar na sociedade contemporânea.
	
	 2a Questão (Ref.: 201308267292)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que existe uma grande diversidade de alimentos tanto de origem animal quanto de origem vegetal. Entretanto, não existe um alimento específico que contenha todos os nutrientes. Devido a isso, nossa alimentação diária deverá ser variada e colorida para que possamos obter todos os nutrientes necessários ao organismo humano. Essa afirmação ratifica a importância de:
		
	
	Adotar uma dieta ovolactovegetariana.
	
	Ingerir repositores hidroeletrolíticos diariamente.
	
	Ingerir suplementos de vitaminas e minerais todos os dias.
	 
	Conhecer a composição nutricional dos alimentos para escolher adequadamente os alimentos.
	
	Substituir refeições completas por suplementos energéticos.
	 3a Questão (Ref.: 201308231265)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A gordura presente nos alimentos realça o sabor, o aroma e a coloração dos alimentos aumentando muito sua palatabilidade. Esse macronutriente possui importantes funções no organismo quando ingerido na quantidade adequada. Assinale a única alternativa CORRETA com relação à função da gordura no organismo humano.
		
	
	Aumenta a velocidade de esvaziamento gástrico.
	 
	Fornece ácidos graxos essenciais.
	
	Possui poucas calorias quando comparada às proteínas.
	
	Aumenta a absorção de vitaminas hidrossolúveis.
	
	Diminui a saciedade.
	 4a Questão (Ref.: 201308230790)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A infância é uma fase no ciclo da vida fundamental para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Dietas monótonas, repetitivas, coloridas artificialmente e ricas em "calorias vazias" encontradas nas balas, doces e refrigerantes fazem com que o índice de obesidade infantil aumente cada vez mais. Os alimentos de origem vegetal contêm uma série de pigmentos carotenoides que além de serem responsáveis pela variedade de cores exercem função antioxidante. Dentre esses pigmentos podemos destacar o beta-caroteno e o licopeno encontrados respectivamente em:
		
	 
	Cenoura e tomate.
	
	Agrião e banana.
	
	Arroz e feijão.
	
	Abóbora e brócolis.
	
	Alface e laranja.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308359902)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o fragmento do artigo: Projeto "a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis": comparação de duas estratégias de educação nutricional no Distrito Federal, Brasil (artigo disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732010000100005): O Projeto "A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis" existe no Distrito Federal desde 2001, com o objetivo de promover a alimentação saudável no ambiente escolar, testando metodologias e estratégias que possibilitem sua reprodutibilidade em outros locais e contextos, envolvendo escolas públicas e privadas de Ensino Infantil e Fundamental. O Projeto é vinculado ao Observatório de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília, o qual tem a promoção da alimentação saudável como uma de suas linhas de investigação. Analise as afirmativas: I A alimentação é a primeira aprendizagem social da criança e a imersão da criança em um contexto alimentar, inerente a cada cultura, irá influenciar nas escolhas alimentares. II A promoção de práticas alimentares saudáveis está inserida no contexto da adoção de estilos de vida saudáveis, componente importante da promoção da saúde, uma das diretrizes da atual Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). III A realização de oficinas de capacitação sobre educação nutricional para professores, como a realização direta de palestras e outras atividades pedagógicas para a comunidade escolar, são processos úteis de intervenção nutricional no âmbito escolar. IV A utilização de ações de educação nutricional para promover a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância é imprescindível, uma vez que estes são formados nesta fase da vida. Agora, assinale a opção CORRETA:
		
	
	Apenas as afirmativas II e III estão incorretas.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308360104)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na Pirâmide Alimentar, os alimentos estão agrupados primariamente de acordo com os nutrientes que eles fornecem, e não apenas pela quantidade de calorias. Assinale a opção que contém os principais nutrientes encontrados no grupo do leite e derivados:
		
	
	Proteínas de baixo valor biológico, Vitamina E, Ácidos graxos essenciais.
	 
	Cálcio, Proteínas de alto valor biológico, Vitaminas A e D.
	
	Vitamina A, C e folato, potássio, fibras.
	
	Vitamina E, ácidos graxos essenciais.
	
	Carboidratos complexos, Vitaminas do complexo B, fibras.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308230877)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na avaliação antropométrica, a massa corporal total (MCT) ou peso representa a soma de todos os componentes corporais. A perda de peso é extremamente importante no prognóstico de um paciente porque reflete:
		
	
	o equilíbrio proteico-energético do indivíduo.
	
	a ingestão calórica adequada.
	
	o equilíbrio nitrogenado do indivíduo.
	 
	o desequilíbrio proteico-energético do indivíduo.
	
	o equilíbrio hídrico do indivíduo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308230869)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na avaliação antropométrica a espessura da prega cutânea tricipital indica:
		
	
	Obesidade central.
	 
	Reserva de tecido adiposo subcutâneo.
	
	Reserva de tecido adiposo visceral.
	
	Percentual de massa muscular.
	
	Reserva de proteína muscular.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308230957)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para evitar a obstrução da sonda nasogástrica, após administração de alimentos ou medicamentos, deve-se:
		
	
	Injetar um pouco de ar.
	
	Colocar o paciente em decúbito dorsal.
	
	Baixar acentuadamente a cabeceira do leito.
	
	Manter a sonda aberta.
	 
	Introduzir um pouco
de água.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308332874)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A dietoterapia é o tratamento das doenças através da alimentação. O principal objetivo de qualquer tipo de dieta prescrita é suprir o organismo com nutrientes necessários. Dessa forma, é necessário adequar a dieta ao paciente hospitalizado ou em home care. Com relação à adequação da dieta NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
		
	
	Modificações na dieta normal com relação ao volume correspondem a uma adequação na dieta.
	
	Modificações na dieta normal quanto à temperatura correspondem a uma adequação na dieta.
	 
	A manutenção do repouso do trato gastrintestinal (TGI) é a única modificação na dieta normal que corresponde a uma adequação na dieta.
	
	Modificações na dieta normal com relação à composição nutricional correspondem a uma adequação na dieta.
	
	Modificações na dieta normal com relação ao valor calórico correspondem a uma adequação na dieta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais