Buscar

provas

Prévia do material em texto

Prova 1
		
	
		1.
		(Cf. UFU 2012) A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos. Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como:
	
	
	
	
	Relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos.
	
	
	Egocentrismo: prioriza a si não enxergando a necessidades de outros indivíduos em relação às suas.
	
	 
	Etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.
	
	
	Etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual.
	
	
	Preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		O olhar antropológico sobre a educação considera o contexto social e cultural em que a criança, o jovem e o adulto estão inseridos. Isto significa considerar que essas 3 (três) categorias são diferentes e pertencem a classes sociais diversas. Sob este aspecto podemos afirmar que:
	
	
	
	
	A percepção de mundo e sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais dependem exclusivamente do ambiente escolar.
	
	
	O ambiente escolar não sofre influencia do meio em que está inserida.
	
	
	Não é papel da escola discutir e considerar os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence atender os objetivos educacionais.
	
	
	A comunidade a qual pertence, não interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
	
	 
	Os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence, interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Existem correntes de pensamento que acreditam que os acontecimentos e comportamentos humanos são regidos por leis ou forças que os determinam, sendo praticamente impossível fugir a essas terminações. De acordo com Laraia (1993), o determinismo biológico é uma teoria que considera que as diferenças genéticas determinam as diferenças de comportamento. Essa abordagem do comportamento se popularizou e ainda hoje muitas concepções de senso comum estão baseadas nessa teoria. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a essa ideia:
	
	
	
	
	homens são mais fortes que mulheres
	
	
	negros sambam melhor que brancos
	
	
	filhos de alcoólatras tem propensão ao alcoolismo
	
	 
	filhos de pobres aprendem mais
	
	
	brancos são mais inteligentes que negros
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Alfred Kroeber (1876-1960) antropólogo americano em seu artigo "o superorgânico" mostrou como a cultura atua sobre o homem, ao mesmo tempo em que se preocupou com a discussão de uma série de pontos controvertidos, pois suas explicações contrariam um conjunto de crenças populares. Ele enfatiza que graças à cultura a humanidade distanciou-se do mundo animal... mais do que isso, o homem passou a ser considerado um ser que está acima de suas limitações orgânicas. Kroeber possibilita a ampliação do conceito de cultura defendendo os seguintes pontos, EXCETO:
	
	
	
	 
	A cultura é um processo não cumulativo, resultante de parte da experiência histórica das gerações anteriores.
	
	
	A cultura é o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos;
	
	
	O homem age de acordo com os seus padrões culturais. Os seus instintos foram parcialmente anulados pelo longo processo evolutivo por que passou;
	
	
	Em vez de modificar para isto o seu aparato biológico, o homem modifica o seu equipamento superorgânico;
	
	
	A cultura, mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações;
	
	
	
		
	
		5.
		Indique a opção que caracteriza a visão etnocêntrica:
	
	
	
	
	Elevação cultural da cultura dita exótica ou diferente.
	
	
	Alimentar a premissa de aceitação da cultura do outro.
	
	
	Valorizar o contexto cultural de outras sociedades.
	
	 
	Sentimentos de desprezo e rejeição ou reações de medo em relação à cultura do outro.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		A _________ pode ser definida como uma coleção de comportamentos (valores, normas, língua, modo de produção etc) transmitida e difundida pelas gerações, através da comunicação. Marque a opção correta:
	
	
	
	
	modernidade
	
	
	civilização
	
	
	sociedade
	
	 
	cultura
	
	
	linguagem
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Não existe, em termos de cultura nem melhor nem pior, nem mais nem menos, nem superior nem inferior. Os padrões de beleza, de justiça, de moralidade, etc., são relativos à cultura na qual os indivíduos estão inseridos. Existem diferenças no modo de pensar e de agir entre as diversas culturas que, segundo o relativismo cultural, devem ser respeitadas.
Essa perspectiva tem sido denominada na Antropologia de:
	
	
	
	 
	relativismo cultural
	
	
	determinismo cultural
	
	
	relativismo genético
	
	
	determinismo geográfico
	
	
	determinismo biológico
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Considerando a discussão sobre Alteridade e etnocentrismo na Antropologia, é incorreto dizer:
	
	
	
	 
	O etnocentrismo corresponde à avaliação culturalmente centrada que cada grupo faz do outro. Contudo, o etnocentrismo se restringe às civilizações europeias.
	
	
	A alteridade foi estabelecida como objeto de estudo da Antropologia que, enquanto ciência, interessa-se por investigar a cultura do outro.
	
	
	No etnocentrismo, os membros de uma determinada sociedade consideram os seus próprios valores, costumes e crenças como os mais corretos e tendem a tomá-los como parâmetro quando são confrontados com um modo de vida ou uma ideologia diferente.
	
	
	O termo alteridade pressupõe a condição de ser do ¿outro¿; pressupõe um jogo de identidade e de diferença; pressupõe o ¿ele¿ e o ¿nós¿.
	
	
	Em termos de alteridade, a Antropologia possui por objetivo revelar a verdade do 'outro', de tornar uma outra realidade inteligível, de traduzir a diferença em termos familiares ou interpretar uma visão de mundo diferente.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
Prova 2
		1.
		Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	A educação formal e informal é fundamental para a socialização do homem. Todavia, a importância da educação formal se sobrepõe àquela da educação informal, podendo até mesmo substituí-la.
	
	 
	O ser humano aprende a cultura de sua época, de seu lugar através de um processo de socialização.
	
	
	A família é responsável por um processo de socialização secundária.
	
	
	Há apenas duas ciências sociais básicas - Antropologia e Sociologia. A Antropologia estuda as diferentes culturas nomundo. Já a Sociologia estuda as relações estabelecidas entre os homens por meio das instituições sociais (escola, família, Estado, sindicato, empresa).
	
	
	O homem é um ser social, sendo o processo de socialização inato. Ou seja, para se tornar um ser social o homem não precisa entrar em contato com outros homens.
	
	
	
		
	
		2.
		(Cf. UEL - 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma "atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)" Com base no texto assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
	
	
	
	 
	A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
	
	
	Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
	
	
	O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	
	Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	
	
	As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Todo ser humano vive em sociedade. Assim, pode-se dizer que todo homem é um ser social, mas para atuar no mundo em que vive, o homem precisa passar por um aprendizado que lhe permita ter um comportamento adequado à convivência com outros seres iguais a ele. Por isso, o homem eventualmente criado longe do convívio social é incapaz de se humanizar, deixando apenas aflorar suas características instintivas, assemelhando-se aos animais. Este processo de aprendizado que insere o homem em sociedade é chamado de:
	
	
	
	 
	Socialização
	
	
	Sistematização
	
	
	Positivismo
	
	
	Fatos Sociais
	
	
	Educação exclusivamente formal
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Acerca da sociologia de Auguste Comte, assinale a opção correta.
	
	
	
	 
	A tarefa assumida por Comte consistia em tornar positiva a ciência social, de forma a completar a transição para a positividade já alcançada por outras ciências.
	
	
	Segundo Comte, a sociologia deve ser uma ciência neutra, que se distancie de questões políticas. A ela caberia, portanto, apenas elaborar as leis universais do desenvolvimento e funcionamento da sociedade.
	
	
	A sociologia de Comte sofreu influência determinante da hermenêutica filosófica de Schleirmacher e do romantismo alemão.
	
	
	A sociologia de Comte é fortemente marcada pelo espírito revolucionário do século XIX, visto que, segundo esse teórico, o conhecimento da sociedade levaria a sua transformação em direção ao comunismo.
	
	
	Comte defende a liberdade do homem e a limitação da intervenção do Estado, de forma a assegurar o aumento das possibilidades humanas.
	
	
	
		
	
		5.
		Houve um período da história da Europa que foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam mudanças, do final da Idade Média para a Idade Moderna, que propiciaram o desenvolvimento do comércio, da navegação, contatos com outros povos, crescimento urbano, etc. É o momento classificado por muitos estudiosos como a ruptura com o mundo medieval ou ainda, de transição do feudalismo para o capitalismo. Que termo é utilizado para definir esse período?
	
	
	
	 
	Renascimento
	
	
	Teocentrismo
	
	
	Feudalismo
	
	
	Imperialismo
	
	
	Iluminismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		O mito, a religião, o senso comum e a ciência são formas de conhecer e de explicar o mundo e os seus fenômenos. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, a filosofia e a arte. Todos eles são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, explicando-o ou atribuindo-lhe um sentido. A ciência, aos poucos, foi tomando para si as explicações e rompendo com o mito e com o senso comum. Para Quintaneiro, "O espírito secular impregnou distintas esferas da atividade humana. Generalizou-se aos poucos a convicção de que o destino dos homens também depende de suas ações. Críticas à educação tradicional nas universidades católicas levaram à substituição do estudo da Teologia pelo da Matemática e da Química." (2002, p. 13). O fim do Teocentrismo e das explicações religiosas sobre os fatos possibilitou que aparecessem questões mais imediatistas e materiais, cujo foco principal era o homem. Ao abandonar as explicações sobrenaturais, os indivíduos passaram a buscar a explicação de mundo através das seguintes ações, EXCETO:
	
	
	
	
	experimentação
	
	
	método científico
	
	
	observação
	
	
	indagação racional
	
	 
	senso comum
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		A Sociologia surgiu tendo em vista diversas situações vinculadas às revoluções:
	
	
	
	
	Mexicana e Chinesa
	
	
	Mexicana e Francesa
	
	 
	Francesa e Industrial
	
	
	Russa e Mexicana
	
	
	Francesa e Russa
	
	
	
		
	
		8.
		Assinale a opção correta a respeito do surgimento da sociologia.
	
	
	
	
	A sociedade passou a ser objeto de estudo devido ao absolutismo, pois a unificação dos estados nacionais exigiu o desenvolvimento de uma tecnologia de administração da população.
	
	
	Durkheim é considerado o fundador da sociologia, devido à autoria da obra As regras do método sociológico.
	
	 
	A sociologia surgiu devido às transformações causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa.
	
	
	Desde o princípio, os sociólogos pretenderam o distanciamento da realidade social, com o intuito de obter uma perspectiva adequada das sociedades em estudo.
	
	
	A sociologia é uma ciência à serviço da classe dominante e da necessidade de controlar as classes subalternas.

Continue navegando