Buscar

AD1 de EPO - 2012.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância - AD1
Período - 2012/1º
Disciplina: Estruturas e Processos Organizacionais
Coordenadora: Profª. Francisca Fábia Gomes Fontes, MSc
Data para entrega: até 04/03/2012
Aluno (a): Tamires Cristina Luiz Bento
Polo: Cantagalo
ATENÇÃO:
A AD1, depois de respondida, deve ser enviada em arquivo formato DOC ou PDF através de “Atividades” do menu “Ferramentas”. Não será permitido o envio através de qualquer outra forma.
 Fique atento(a) à data final para o envio (04/03/2012). Não será aceito o envio após esta data. 
Boa prova!
1ª Questão: (4,0 pontos)
Realize uma pesquisa em livros ou na Internet e responda:
O que é a organização formal em uma empresa?
Resposta: a organização formal é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. Abrange problemas de estruturas, normas, métodos e processos de trabalho, como concebidos pelos criadores da organização. A organização formal é deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma. Tem como ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
Quais são os principais elementos definidos pela organização formal?
Resposta: os órgãos, como departamentos, divisões, seções e setores; os cargos de diretor, gerente supervisor, funcionário e operário; a hierarquia de autoridade, com autoridade e responsabilidades previamente definidas; os objetivos e os planos definidos para alcançá-los adequadamente; a tecnologia, que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização.
O que é a organização informal em uma empresa?
Resposta: a organização informal é um grupo de pessoas que se juntam em prol de alguma ideia ou negócio, como se fosse uma associação, mas sendo que esta não está legalmente formalizada em forma da lei, ou seja, não tem estatuto social, nem assembleias registradas entre outras formalidades.
Quais são as principais origens da organização informal?
Resposta: os interesses comuns que se desenvolvem em certo número de pessoas e que, através deles, passam a se sintonizar mais intimamente; a interação provocada pela própria organização formal; a flutuação de pessoas dentro da empresa provoca normalmente a alteração dos grupos sociais informais; os períodos de lazer permitem uma intensa interação entre as pessoas, possibilitando um estabelecimento e fortalecimento de vínculos sociais entre o pessoal.
2ª Questão: (1,0 ponto)
O resultado do trabalho de definição da estrutura organizacional é uma representação gráfica ou desenho conhecido como organograma. 
O que é representado em um organograma desenhado pela empresa?
Resposta: os órgãos competentes da empresa (diretorias, assessorias, gerências, superintendências, departamentos, divisões, seções, serviços, setores, etc.); as funções desenvolvidas pelos órgãos (produção, marketing, finanças, materiais, recursos humanos, etc.); as relações de interdependência entre os órgãos, isto é, a relação superior-subordinado, o que deixa implícitos os procedimentos relativos à delegação de autoridade e responsabilidade.
3ª Questão: (2,0 pontos)
Considerando os tipos de departamentalização e as suas vantagens, estudados na aula 2, complete as seguintes afirmativas:
a) A departamentalização mista é o tipo mais frequente, pois as organizações usam e combinam todos os outros tipos de departamentalização e, assim, melhor se adaptam à sua realidade organizacional.
b) Uma das vantagens da departamentalização funcional é permitir o agrupamento dos especialistas sob uma única chefia comum, quando há tarefas especializadas.
c) Na departamentalização matricial, dois ou mais tipos de departamentalização atuam sobre a mesma pessoa, ou seja, um mesmo trabalhador pertence a pelo menos dois grupos formais ao mesmo tempo.
d) Uma das vantagens da departamentalização por produtos/serviços é facilitar a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto ou serviço e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal, que é o produto ou serviço.
 
e) Na departamentalização por projetos, as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias, uma vez que o projeto tem data de início e término.
 f) A departamentalização territorial é altamente eficaz para empresas de larga escala, cujas atividades estejam geograficamente dispersas.
g) A departamentalização por processo consiste no agrupamento de atividades de acordo com as etapas de um processo, considerando a maneira pela qual os trabalhos são realizados.
h) Uma das vantagens da departamentalização por clientes é assegurar reconhecimento e atendimento contínuo e rápido aos diferentes tipos e classes de clientes. 
4ª Questão: (1,5 ponto)
Delegação pode ser definida como a atribuição a outra pessoa da autoridade formal e da responsabilidade por realizar atividades específicas. A delegação de autoridade de superiores a subordinados é obviamente necessária para o funcionamento eficiente de qualquer organização, já que nenhum superior pode pessoalmente realizar ou supervisionar completamente todas as tarefas da organização. Todos os gerentes devem decidir que trabalho eles mesmos devem fazer e que trabalho deve ser feito por outros.
Neste contexto responda:
Quais são os passos envolvidos no processo de delegação?
Resposta: atribuir responsabilidade, garantir a autoridade de ação, prestar contas.
 
Quando feita adequadamente, a delegação leva ao empowerment. Pesquise nos livros ou na Internet uma definição para empowerment. Cite a fonte de sua pesquisa.
Resposta: O empowerment parte da ideia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. Passa pela delegação de autoridade a um dado indivíduo ou grupo dentro da organização, sendo no entanto acompanhado e apoiado pelas chefias. Cada indivíduo deverá ter o poder necessário e suficiente para controlar o seu próprio trabalho, reduzindo custos e promover a eficiência e a motivação. O empowerment se assenta em quatro bases principais: 1- poder; 2- motivação; 3- desenvolvimento; 4- liderança. Fonte: sites www.wikipedia.org, www.knoow.net.
Pesquise nos livros ou na Internet quais são os benefícios da utilização do empowerment. Cite a fonte de sua pesquisa. 
Resposta: 
Ao terem a liberdade de tomarem iniciativas, os colaboradores diagnosticam os problemas e
os motivos referentes à organização e apresentam soluções; 
Quando um problema corporativo é identificado rapidamente, as chances de encontrar soluções imediatas podem levar a empresa a não entrar em um "buraco negro", que comprometa seriamente o negócio; 
Um profissional que tem abertura para tomar decisões sente-se valorizado pela organização em que atua e isso impacta diretamente nos indicadores motivacionais; 
Aumento de indicadores como responsabilidade e comprometimento dos profissionais, alinhados aos valores, às crenças e aos resultados da companhia; 
Estímulo significativo à sinergia entre os colaboradores da empresa, o que resulta em um ambiente de trabalho na agradável para as pessoas; 
O empowerment torna-se um estímulo, para que o próprio colaborador busque o desenvolvimento de novas competências e aprimore as já existentes. Isso ocorre naturalmente, porque o profissional sente que suas decisões farão o diferencial para a empresa e para ele próprio; 
A pessoa que assume responsabilidades e tem a chance de adotar ações por iniciativa própria, abre as portas para que a organização avalie seus potenciais e tenha chances de crescimento interno; 
Abertura para o espírito empreendedor dos profissionais, um fator relevante para empresas competitivas e que entendem queo capital humano faz o diferencial; 
Obtenção de uma maior velocidade de resposta para os clientes da companhia e criação de um ambiente pró-ativo, o que facilita o atingindo metas desafiadoras; 
Uma vez que existe a delegação de poder para os profissionais, os níveis gerenciais têm mais liberdade plena para exercerem atuações nos aspectos estratégicos da empresa. Fonte: site www.rh.com.br.
5ª Questão: (1,5 ponto)
Considerando os aspectos referentes às atividades de linha e de assessoria (ou de staff) discutidos na aula 3, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
	( 1 )
	Atividade de linha
	(2)
	Controle da qualidade
	( 2 )
	Atividade de assessoria (ou de staff)
	(1)
	Gerenciamento de vendas
	
	
	(2)
	Consultoria financeira
	
	
	(1)
	Gerenciamento de marketing
	
	
	(2)
	Elaboração de relatório técnico
	
	
	(2)
	Pesquisa de mercado
	
	
	(2)
	Consultoria jurídica
	
	
	(1)
	Gerenciamento da produção
�PAGE �
�PAGE �4�

Outros materiais