Buscar

Qualidades Básicas de um Texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qualidades Básicas de um Texto
Atenção ao começo, meio e fim:
É importante ter a capacidade de organizar as ideias de forma lógica. Tendo como parâmetro o leitor, e não você, é claro. Qual o objetivo principal da redação?
É em torno dessa ideia que você deve se concentrar para garantir coesão e coerência - duas qualidades básicas na linguagem escrita. Para isso, você deve seguir o seguinte roteiro para a estruturação da mensagem:
Introdução (inicio) - é a parte inicial do texto, em que você contextualiza o assunto. Funciona como uma espécie de convite para que o leitor prossiga a leitura. Ocupa, geralmente, de 10% a 20% do espaço total disponível.
Desenvolvimento (meio) - é propriamente o corpo do texto e ocupa de 60% a 80% do espaço. Aqui, você fundamenta a ideia principal, utilizando ideias secundárias. Os conceitos que sustentam a ideia principal devem estar dispostos em parágrafos diferentes, para facilitar o entendimento e a leitura.
Conclusão (fim) - fecha o raciocínio e tem mais ou menos o mesmo tamanho da introdução.
Equilíbrio:
Não exagere no tamanho das frases. Longas demais, elas confundem o leitor e fazem com que ele tenha de voltar para lembrar o que você escreveu no início. Muito curtas, podem indicar falta de domínio da linguagem. Portanto, o equilíbrio é fundamental.
Cuidado:
Considere que, quando fala pessoalmente com alguém, você tem a chance de voltar e se explicar melhor. O outro pode perguntar se não entender. Na escrita, isso não acontece. É preciso se fazer entender na primeira vez.
Evite palavras desconhecidas. Em vez de deixar o texto mais bonito, elas dificultam o entendimento e comprometem a eficiência da mensagem. Tenha certeza do significado das palavras que utiliza. Às vezes, na tentação de impressionar, você pode passar um grande vexame. E não se esqueça:
Simplicidade é uma das qualidades de um bom texto. O mesmo vale para os termos em inglês. Recorra a eles somente em casos extremos.
Uma das maiores barreiras de quem não consegue colocar no papel suas ideias é imaginar que a linguagem escrita é completamente diferente da falada. A língua é uma só. A diferença é que a escrita segue um padrão formal de gramática que deve ser obedecido e que, na linguagem oral, muitas vezes é ignorado. Agora o grau dessa formalidade depende da situação. Em correspondências internas, ela é menor. Se for externa, maior e, com autoridades do governo, maior ainda.
Para ter um bom texto é fundamental praticar o hábito da leitura. Mas não só passar os olhos. Leia com um olhar crítico, observando o conteúdo e a forma como as ideias foram estruturadas. Quem não lê muito, dificilmente conseguirá escrever bem. Os dois atos andam juntos e se fortalecem mutuamente.
Clímax:
Por definição o clímax ocorre a partir do desenvolvimento de um conflito, imediatamente antes do desfecho. É o momento mais perigoso do herói, a crise mais iminente do protagonista, o mais delicado ponto do conflito, onde não se sabe para que lado a história penderá.

Continue navegando