Buscar

gabaito da AVALIAÇÃO DISCURSIVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DISCURSIVA 1
1
Para responder a esta questão abra o arquivo em PDF que está bem abaixo aqui neste bloco.
A questão trata dos capítulos 1 e 2, mais especificamente sobre a relação entre fé e saúde, ciência e religião. Essa relação é antiga na história humana, sendo um tema que atualmente vem ganhando espaço crescente no mundo acadêmico e científico. Para que você possa responder ao que é proposto, primeiro leia o texto que segue: 
“Benson sustenta que a tendência dos seres humanos à religião e à experiência espiritual está inscrita em nossos genes. Nós fomos desenhados para crer. Para ele a fé em deus é tão natural para a humanidade como o instinto de lutar e fugir; Estudos de Newbwerg e D′ Aquili sugerem que a religião está intimamente ligada a constituição biológica do ser humano. [...]; Desde 1994, algumas faculdades américa 
nas começaram a incluir componentes de espiritualidade no seu ensino. Por exemplo: ensinar ao aluno a incluir o elemento de espiritualidade como parte da história clínica, apresentar bibliografia existente sobre a importância das espiritualidade para a assistência sanitária, apresentar casos em que as crenças espirituais afetaram os pacientes, ensinar a reconhecer conselheiros espirituais como parte integrante do corpo clínico, animar os alunos a ver seus próprios sistemas de crenças, avaliando como podem ajudar ou impedir a relação de ajuda ao paciente, introduzir as principais tradições religiosas, pondo em relevo sua relação com a medicina e as decisões no campo da saúde;” (Disponível em https://www.ufrgs.br/bioetica/ferrer.htm Acesso em 15 de jul 2017.; Ferrer, J. Medicina y Espiritualidad: redescubriendo uma antigua alianza. In: Bioética: um diálogo Plural (Homenaje a Javier Gafo Fernández). Madrid: Ed. Univ. Pontificia Camillas, 2002:891-917. 
Como contraponto a esse texto, duas imagens seguem para ser analisadas por você, como elementos necessários para responder à questão. A figura 1 (Marionete) e a figura 2 (Muro). 
A proposta da questão é: 
a) Identifique os temas que são centrais em cada uma das duas imagens, dissertando sobre cada um deles em cerca de sete (7) linhas para cada imagem. Contraponha-as (ou fazendo dialogar) com o texto que segue descrito acima, de: Ferrer, J. Medicina y Espiritualidad: redescubriendo uma antigua alianza. 
b) Qual a sua posição acerca do tipo de relação que deve haver entre ciência e religião, fé e saúde. Argumente bem sua resposta. (cerca de 7 linhas). 
Figura 1 Marionete
RELIGIÃO 
Figura 2 Muro
	a) Na primeira imagem pode-se entender que a religião exerce um forte controle, influenciando a vida dos participantes, independentemente das doutrinas, crenças, valores morais que são adotados por cada tipo de religião. Nessa relação entre praticante e denominação religiosa há uma forte ligação, tendo como pilar a fé, onde se adora há um Deus, acreditando no seu poder sobrenatural. Contrariando esse conceito vem o ateísmo, o qual se demonstra ser o libertador daquele indivíduo antes manipulado por um dogma religioso, pregando a inexistência de um Deus. Já na segunda imagem percebe-se que a teologia sente-se ameaçada, pois por muito tempo foi soberana, por isso para tentar proteger suas teorias das contradições trazidas pelos pensamentos científicos criou uma espécie de muro, o qual tem como alicerce a religião. b) Sabe-se que religião e ciência constantemente se atacam na busca por força e poder, resultando em uma disputa sem vencedor. A vista disso as mesmas precisam entender que é necessária uma parceria, dando oportunidade para um dialogo, onde as duas áreas possam se ajudar, tornando-se aliadas na busca pelo conhecimento, uma vez que as contribuições trazidas por estas são de suma importância para a humanidade. Em relação à fé e saúde percebe-se que é natural que a grande maioria das pessoas ao ficarem doentes busque sua saúde não somente em tratamentos com médicos, mas também na fé para curar-se, por isso a fé e a saúde devem estar intimamente relacionadas.
	 
	Comentário do professor : 
Gabriella, as respostas serão avaliadas segundo sua pertinência ao tema, coerência, autenticidade e às regras da língua portuguesa, além do domínio de conteúdo; clareza, objetividade, profundidade, na defesa e argumentação das ideias, organização. Abraço. Hubert
	Pontuação : 2,8

Outros materiais