Buscar

AP ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS
	Avaliação Parcial: GST1802_SM_201407350897 V.1 
	Aluno(a): EMERSON DE OLIVEIRA E SILVA
	Matrícula: 201407350897
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 25/04/2018 15:27:42 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201408551922)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa que NÃO representa o perfil de um bom negociador em compras.
		
	
	Compreender que nenhum processo é imutável
	
	Atuar de forma estratégica junto aos demais setores
	 
	Manipular para conquistar os objetivos
	
	Mente aberta e criativa para soluções alternativas
	
	Cooperatividade para a solução de problemas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407972445)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale alternativa correta no que diz respeito ao SISTEMA DE COMPRAS:
		
	
	Um sistema adequado de compras não sofre variações em função da estrutura da empresa e de sua política adequada.
	
	A cotação é o registro do preço obtido da oferta em relação ao material cuja compra foi solicitada.
	 
	A solicitação de compras é um documento que deve informar o que se deve comprar, a quantidade, o prazo de entrega, local da entrega e, em alguns casos especiais, os prováveis fornecedores.
	
	O pedido de compras é um formulário entre a empresa e o fornecedor, devendo representar fielmente todas as condições em que foi feita a negociação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407438534)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Alcançar os principais objetivos da função "Compras" exige um controle eficaz das principais atividades que a eles se relacionam. Dentre elas podem-se citar:
		
	
	Pedido de vendas; Atendimento a demanda de mercado; Pedido de compra fechado; Valor unitário de compras;
	 
	Pedido de compras; Colocação do pedido (tempo de compra); Pedidos de compra em aberto; Valor total das compras.
	
	Pedido de compras; Colocação do pedido (tempo de compra); Pedido de compra entregue; Valor parcial das compras.
	
	Tempo de vendas; Período de entregas; Colocação do pedido de venda; Pedidos de vendas em aberto; Valor parcial de compras.
	
	Pedido de compras; Colocação da requisição de vendas; Pedidos de compras em aberto; Valor parcial de compras.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408131741)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com a evolução dos meios logísticos no País e no mundo, a consideração do frete se torna cada vez mais importante, principalmente quando se envolve transações internacionais. Considerando esse contexto, avalie as afirmações abaixo sobre as duas principais condições de frete oferecidas pelos fornecedores. I. FOB (Free On Board): o fornecedor não se responsabiliza por todos os custos de frete; suas responsabilidades com pagamento de transporte, seguro e frete acabam no ponto de envio ou embarque. II. CIF (Cost, Insurance and Freight): o fornecedor paga todos os custos até a chegada do produto ao ponto de entrega combinado na compra, mesmo que seja na entrada de estoque do comprador. III. CIF (Cost, Insurance and Freight): o fornecedor não se responsabiliza por todos os custos de frete; suas responsabilidades com pagamento de transporte, seguro e frete acabam no ponto de envio ou embarque. IV. FOB (Free On Board): o fornecedor paga todos os custos até a chegada do produto ao ponto de entrega combinado na compra, mesmo que seja na entrada de estoque do comprador. V. BOB (Board On Board): o fornecedor e o cliente dividem os custos em partes iguais. É correto apenas o que se afirma em
		
	 
	I e III.
	
	II e IV
	
	I, III e V.
	
	I e II.
	
	II e V.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407460297)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"É a função que partindo de uma identificação prévia de um material tem por objetivo dar ao mesmo a melhor e mais completa especificação possível". Este é o conceito de:
		
	
	Controle de estoque.
	 
	Catalogação.
	
	Interação.
	
	Obtenção.
	
	Armazenagem.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201408092281)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre os conceitos básicos em Administração de Compras e Suprimentos, seguem as seguintes afirmativas:
I. Para uma organização ser cada vez mais competitiva, o papel das compras nas decisões estratégias das empresas não deve ser fundamental no planejamento estratégico, tendo em vista que esta área, apesar de desempenhar um papel importante dentro da empresa, não demanda muita importância em relação a outras áreas.
II. Decisões estratégicas em compras visam um aprimoramento dos procedimentos, maximizando os resultados e obtendo assim uma verticalização de resultados, bem como segurança e eficácia de suas operações.
III. São decisões estratégicas: centralizar ou descentralizar as compras; fazer com recursos próprios ou comprar de terceiros; ou terceirizar as atividades de compra.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	
	II
	 
	II e III
	
	I, II e III
	
	I
	
	III
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201407432945)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No cenário atual as empresas buscam profissionais que possuem diferenciais em sua qualificação e atuação. Para que o profissional seja valorizado no mercado de trabalho é essencial que esteja atualizado com os métodos e técnicas para a realização do seu trabalho, além disso, é fundamental saber trabalhar em equipe e ter plena consciência da sua importância no contexto geral da organização, não limitar-se em fazer suas atividades rotineiras, mas ser crítico na busca contínua pelo aperfeiçoamento e pela melhoria dos resultados efetivos para a empresa. Sabendo que a atividade de Compras assumiu um papel estratégico nas empresas para a geração de lucro, um profissional de Compras deve:
		
	 
	Trabalhar com fornecedores qualificados, conhecer o desempenho dos fornecimentos recebidos, estabelecer relações de parcerias com os fornecedores, realizar as cotações para fomentar a competitividade entre os fornecedores, administrar os níveis de estoque de maneira lógica e fundamentada para evitar custos desnecessários e também não permitir a interrupção da operação por falta de matéria-prima ou outro componente, questionar as solicitações de compras para evitar a compra desnecessária de itens, buscar constantemente alternativas que proporcionem a redução de custo sem comprometer outros aspectos (qualidade, prazo, garantia, entre outros), interagir com os demais setores da empresa para alinhar a atuação de Compras, praticar o benchmarking.
	
	Reduzir os estoques ao máximo, independente da consequência que isto trará para a empresa, afinal a responsabilidade do comprador é comprar, e estoques custam muito, além de que o comprador é quem será cobrado se os estoques estiverem altos.
	
	Comprar tudo o que é solicitado, rapidamente, afinal o solicitante da compra é o responsável por analisar a necessidade real de comprar o item que está solicitando. Cabe ao setor de Compras atender prontamente a solicitação, assim o solicitante irá perceber que o setor de Compras é altamente eficiente e ágil.
	
	Decidir sozinho tudo o que se refere às Compras, afinal os outros setores fazem as requisições e a partir daí não têm que se intrometer no processo de Compras porque não entendem nada deste assunto e só dificultam o trabalho, principalmente o pessoal da Qualidade. Cada um cuida do seu trabalho, o setor de Produção só produz, o setor de Engenharia desenvolve o processo e o produto, o setor de Vendas se preocupa em vender os produtos para os clientes e o setor de Compras é quem realiza o trabalho de comprar.
	
	Optar "sempre" pelo menor preço, afinal é isso o que a empresa espera de um profissional de Compras.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201408131743)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A classificação de fornecedores pode ser feita de muitas formas, as quais têm o propósitode guiar a organização em seu relacionamento com essas fontes de fornecimento. O objetivo mais básico de uma classificação de fornecedores é a organização do banco de dados, facilitando o processo de consulta dos compradores quando necessário. Uma forma de classificação é aquela feita segundo um conjunto de fatores que influenciam na decisão de sua seleção para o fornecimento. No tocante a esse conjunto, Arnold (1999), descreveu os fatores a seguir, EXCETO
		
	
	Capacidade de produção.
	 
	Fonte única de fornecimento.
	
	Habilidade técnica.
	
	Confiabilidade.
	
	Localização do fornecedor.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201408085176)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Se a empresa compradora garante um volume sistemático de compra, o fornecedor poderá:
		
	 
	Criar uma programação para determinado período de fornecimento
	
	Aprimorar seus processos produtivos
	
	Comprar equipamentos que reduzirão seus custos
	 
	Desassociar seu risco empresarial do risco empresarial da empresa compradora
	
	Fazer opções de investimento com maior tranquilidade
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201408551705)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os Programas de Resposta Rápida (PRR) são um conjunto de modelos ou técnicas de organização do sistema de abastecimento que tem o foco de redução de seu ciclo, buscando a redução do lead time na relação entre a empresa e seus fornecedores. Alguns desses conceitos já eram mais amplamente conhecidos antes de serem englobados sob essa denominação comum, como:
		
	
	O Kanban
	 
	o Just In Time (JIT)
	
	O Kaizen
	
	A sazonalidade
	
	O Estoque

Outros materiais