Buscar

Lesgilação II

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Questão O magistrado não deverá ficar limitado somente aos documentos e sim a todos os fatos que cercam o caso concreto. Indique o princípio que corresponde ao seguinte enunciado acima:
	
	
	
	 
	Princípio da eventualidade;
	
	
	Princípio in dúbio pro operário;
	
	
	Principio a disparidade
	
	
	Princípio dispositivo;
	
	 
	Princípio da primazia da realidade;
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		O Estado através das regras visa proteger os cidadãos e logicamente em se tratando das normas trabalhistas também não poderia se diferente Em determinadas situações podem as partes convencionarem sobre determinados clausulas contratuais. A proteção do Estado continua a existir, porem há uma tendência moderna a deixar que as partes pactuem livremente a forma e clausulas contratuais. Essa tendência moderna é denominada de :
	
	
	
	 
	proteção avançada;
	
	
	integração;
	
	
	Interpretação.
	
	 
	flexibilização; .
	
	
	dialogo convencional;
	
	
	
		
	
		3.
		Na relação jurídica que se forma entre empregador e empregado, sabendo-se que o empregador detém os meios de produção e consequentemente o capital, pode ele dirigir o seu empreendimento da forma como melhor lhe convier. Contudo, o nosso ordenamento impõe certos limites as alterações no contrato de trabalho esclarecendo que somente é possível se não causar prejuízo ao empregado. Qual o principio estabelece e reflete o pensamento mencionado?
	
	
	
	 
	reflexão trabalhista dos contratos;
	
	 
	proibição de alteração de condições contratuais;
	
	
	continuidade da relação provisória do contrato;
	
	
	inaplicabilidade dos contratos do trabalho.
	
	
	in dubio pro empregador;
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Ao ser contratado o empregador deve tomar algumas providencias para regularização do empregado contratado. A seguir serão propostas duas hipóteses em relação aos prazos a serem observados e logo a seguir você deve assinalar a alternativa que contempla respectivamente as duas situações: anotação da CTPS e registro empregado.
	
	
	
	 
	até 24 horas e no ato da contratação;
	
	
	até 48 horas e no ato da contratação;
	
	
	no ato da contratação e 24 horas;
	
	 
	no ato da contratação e 48 horas; .
	
	
	no ato da contratação e 72 horas.
	
	
	
		
	
		5.
		O direito do trabalho demonstra de forma inequívoca que o empregado é hipossuficiente em relação ao empregador. Podemos então destacar como principio basilar do direito do trabalho:
	
	
	
	 
	dissolubilidade.
	
	 
	proteção;
	
	
	variabilidade;
	
	
	indisponibilidade;
	
	
	presunção;
	
	
	
		
	
		6.
		Após a contratação do empregado, sabemos que o empregador deve cumprir certas formalidades. Nesse sentido, qual prazo tem o empregador para anotar a CTPS do empregado?
	
	
	
	 
	48 horas;
	
	
	24 horas;
	
	
	72 horas;
	
	
	no ato da contratação;
	
	
	30 dias.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		No direito do trabalho os dissídios são divididos em individual e coletivo. Isso quer dizer que os conflitos são de natureza individual ou coletiva. quando uma empresa ( geralmente de grande porte ), que não quer recorrer ao seu sindicato, negocia diretamente com o sindicato representativo de seus empregados fixando as condições de trabalho para a categoria de trabalhadores durante um determinado período de tempo estamos diante de:
	
	
	
	 
	convenção individual;
	
	
	convenção coletiva;
	
	
	acordo residual coletivo.
	
	 
	acordo coletivo;
	
	
	acordo individual;
	
	
	
		
	
		8.
		A empresa Beta é muito rigorosa em se tratando da entrada e saídas de seus empregados, do cumprimento de horário justamente visando sempre o cumprimento das metas assim como, o tratamento igualitário a todos seus empregados. A justificativa legal para esse rigor se traduz no poder de
	
	
	
	 
	poder de quitação das verbas e controle;
	
	 
	poder de controle e fiscalização;
	
	
	poder alternativo e de fiscalização
	
	
	poder de divergência e controle.
	
	
	poder de concorrência e fiscalização;

Continue navegando