Buscar

avaliando cirurgico

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201503385769)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O enfermeiro precisa garantir um ambiente propício para o desenvolvimento da assistência, envolvendo o meio ambiente físico e social no intuito de manter um ambiente seguro e de qualidade, provendo a unidade para mantê-la em pleno funcionamento. Vários são os aspectos do ambiente físico que estão implicados na assistência de enfermagem ao cliente submetido a um ato cirúrgico e que devem ser considerados pelo enfermeiro. Dentre eles, podemos citar:
		
	
	manutenção de pessoal com escala de serviço; provimento de material esterilizado; portas amplas providas de visor; ventilação com exaustão e filtragem do ar; equipamentos fixos como foco e sistema de canalização de gases.
	 
	planejamento estrutural com paredes monolíticas de cantos arredondados de superfície lisa e lavável; piso não poroso e de superfície lisa e de fácil limpeza;janelas lacradas e providas de vidro fosco, possibilitando a limpeza; portas amplas providas de visor; ventilação com exaustão e filtragem do ar; equipamentos fixos como foco e sistema de canalização de gases; equipamentos móveis.
	
	manutenção de pessoal com escala de serviço; provimento de material esterilizado; janelas lacradas e providas de vidro fosco, possibilitando a limpeza; portas amplas providas de visor; ventilação com exaustão e filtragem do ar; equipamentos fixos como foco e sistema de canalização de gases.
	
	planejamento estrutural; manutenção de pessoal com escala de serviço; provimento de material esterilizado; janelas lacradas e providas de vidro fosco, possibilitando a limpeza; portas amplas providas de visor; ventilação com exaustão e filtragem do ar; equipamentos fixos como foco e sistema de canalização de gases.
	
	manutenção de pessoal com escala de serviço; provimento de material esterilizado; janelas lacradas e providas de vidro fosco, possibilitando a limpeza; portas amplas providas de visor; ventilação com exaustão e filtragem do ar.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503385672)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para a elaboração da planta física de um centro cirúrgico é aconselhável que se organize uma comissão de planejamento de todas as atividades a serem desenvolvidas na unidade, afim de assegurar uma estrutura funcional, facilitando a administração e organização da mesma. Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A comissão deve ser composta pelos seguintes elementos: administrador hospitalar, equipe cirúrgica, serviço de anestesiologia, enfermeira do centro cirúrgico, engenheiro e arquiteto.
	
	São elementos constituintes da planta física de um centro cirúrgico: salas de cirurgias, sala de anestesia, sala de guarda de equipamentos, DML, repouso do serviço noturno, lavabos, arsenal, expurgo com vaso apropriado, área de recepção do paciente, área para familiares, vestiários, sala Administrativa, recepção e copa.
	
	A área mínima em metros quadrados varia de acordo com a especialidade a que a sala se destina. As salas de cirurgia geral deve ter no mínimo, 25m2 (5x5).
	
	O dimensionamento do hospital, as especialidades, o porte das cirurgias realizadas e a quantidade de cirurgias realizadas por dia, são fatores desconsideráveis para elaboração da planta física, pois podem ser ajustados conforme a estrutura.
	
	A localização do centro cirúrgico, dever ser de fácil acesso à unidade de emergência, UTI, ambulatórios, serviços cirúrgicos e de suporte, longe de barulho, longe de poeiras e longe do tráfego de pessoas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503496127)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O enfermeiro é o profissional habilitado para gerenciar as necessidades que envolvem o ato anestésico-cirúrgico em todas as suas etapas. Cabendo essas atribuições para qualquer profissional de nível médio, uma vez que a Central de Material e Esterilização não mantém contato direto com o paciente
		
	
	Responsabilidade do cirurgião
	
	Função da equipe de enfermagem
	
	Não é função do enfermeiro
	
	Responsabilidade do anestesiologista
	 
	O enfermeiro é capacitado para isto.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503499800)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as atribuições do enfermeiro coordenador do bloco cirúrgico, considere as afirmativas a seguir. I. Manter um ambiente cirúrgico seguro apenas para o paciente. II. Participar da elaboração de normas, rotinas e procedimentos do setor. III. Solicitar a aquisição de novos equipamentos, materiais e instrumental cirúrgico e testá-los antes da cirurgia. IV. Participar de reuniões e comissões de integração com equipes multiprofissionais, tais como almoxarifado ou suprimentos, compras e farmácia. Dentre as atividades do enfermeiro coordenador relacionadas ao funcionamento da unidade, NÃO se inclui(em):
		
	 
	I,apenas.
	
	II,apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503385552)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A cirurgia pode ser realizada por várias razões. De acordo com as indicações e classificações cirúrgicas, é correto afirmar que na cirurgia:
		
	 
	De urgência, o paciente requer atenção rápida dentro de 24 a 30 horas.
	
	Requerida, o paciente requer atenção imediata.
	
	De emergência, o paciente necessita de cirurgia entre 18 e 48 horas.
	
	Eletiva, a decisão parte do paciente.
	
	Requerida, o paciente deve ser operado logo.
	1a Questão (Ref.:201503385573)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a prevenção de infecção cirúrgica em relação às medidas de controle pré-operatória, analise as afirmativas e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas. ( ) Os objetivos do preparo pré-operatório ou antissepsia cirúrgica das mãos são: eliminar a microbiota transitória e reduzir a microbiota residente da pele das mãos e dos antebraços dos profissionais que participam das cirurgias e proporcionar efeito residual na pele. ( ) O objetivo da tricotomia pré-operatória é remover os pelos do sítio cirúrgico mantendo a boa integridade da pele; ( ) Quanto mais curta a internação antes da cirurgia, maior será a incidência de infecção. ( ) Os fatores relacionados aos pacientes, como idade, estado nutricional, diabetes, tabagismo, obesidade, infecções pré-existentes, colonização com micro-organismos, alterações na resposta imune e tempo de hospitalização, influenciam no risco de Infecção do Sítio Cirúrgico. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
		
	
	V, V, V, V
	 
	V, V, F, V
	
	F, V, V, V
	
	F, V, V, F
	
	V, F, V, V
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503385868)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os exames laboratoriais que se fazem necessários no pré-operatório temos como exceção:
		
	
	hemograma
	
	Tempo de coagulação
	 
	Densitometria óssea
	
	Tipo sanguíneo
	
	Exame de urina
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503385533)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os cuidados de enfermagem no Centro Cirúrgico são de competência do enfermeiro, buscando a atuação e o emprego da Sistematização de Enfermagem Perioperatória resultando no bem estar do paciente e de toda a equipe. Com base na afirmação marque a opção falsa sobre as atividades de enfermagem perioperatória
		
	
	Diminuir a inquietação e a ansiedade do paciente, contribuindo para sua recuperação.
	
	Diminuir ao máximo os riscos inerentes ao ambiente cirúrgico;
	 
	Implantar assistência de enfermagem integral, individualizada e documentada nas fases de pré e pós operatório dos pacientes admitidos no centro cirúrgico, já que no trans é de responsabilidade total da equipe médica;
	
	Levantar e analisar as necessidades individuais do paciente a ser submetido ao procedimento anestésico cirúrgico;
	
	Estimular os exercícios respiratórios a fim de prevenir a atelectasia
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503385392)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Cliente JED, foisubmetido a um procedimento cirúrgico para retirada de um tumos em fossa posterior, havendo o risco de trombose da artéria retiniana, devido à permanência na posição de:
		
	
	Proclive
	
	Supina
	 
	Prona
	
	e) aspirar secreções por 20 minutos
	
	Kraske
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503385639)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente com hemorragia GI apresentou choque hipovolêmico. Os sinais e sintomas de perda hídrica grave incluem: A)
		
	
	extremidades frias, estertores e afasia.
	
	sede, anúria e hipertensão.
	
	pulso lento, agitação e sangramento.
	
	pulso rápido, nistagmo e obnubilação.
	 
	taquicardia, hipotensão e palidez.

Continue navegando