Buscar

Apol 3 Gestão de Projetos de Mudança e Sistemas de Avaliação da Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Projetos de Mudança
O clima organizacional é o reflexo direto do grau de satisfação ou insatisfação dos colaboradores sob diversos aspectos, como o estilo de liderança, a estrutura física, o ambiente psicológico. Além da pesquisa de clima organizacional, pesquisa realizada para avaliar a percepção dos funcionários a respeito do clima organizacional, há alguns indícios que podem evidenciar que o clima não vai bem.
Considerando esse contexto, avalie os indícios a seguir:
I – As pichações nos banheiros da organização revelam que o clima é saudável.
II – As entrevistas de desligamento ajudam a identificar os motivos da saída dos colaboradores.
III – A ausência da adesão em programas de sugestão pode revelar a descrença por parte dos funcionários de que algo irá mudar.
IV - O excessivo número de faltas não cobertas pela legislação trabalhistas e atrasos sinaliza também um conjunto de insatisfações que abrem espaço para a ausência de comprometimento por parte do funcionário. 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	II, III e IV, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas.
Questão 2/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Na década de 1970, muitas organizações privadas e governamentais estabeleceram suas normas de gestão da qualidade, inclusive com a confecção de manuais. As Normas Série ISO 9000 se tornaram as mais conhecidas e utilizadas no mundo, servindo de referencial e padrão de qualidade para as organizações estabelecerem o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
 
Com base nas informações acima, assinale a única alternativa correta em relação a norma ISO 9000.
	
	A
	É constituído por uma série de normas que determinam diretrizes para garantir que determinada empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental.
	
	B
	A norma deixa claro que a implementação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica e, como tal, deve ser adotada pela direção-geral da organização.
	
	C
	Especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis.
	
	D
	A norma especifica que a empresa precisa reduzir custos por meio da diminuição de suas unidades estratégicas de negócios, por meio da redução de suas linhas de produtos oferecidos.
	
	E
	Especifica que as empresas precisam optar por políticas mais sustentáveis na sua produção, utilizando de matérias primas recicláveis e que possam gerar logística reversa.
Questão 3/5 - Gestão de Projetos de Mudança
O Modelo Transteórico de Mudança (MTT) foi desenvolvido por James Prochaska em 1979 e consolidado na década de 1990. Embora seja considerado uma das mais inovadoras propostas para a promoção da saúde e prevenção de doença, tem sido de grande valia aos gestores, pois explica as diferentes etapas que são comuns aos processos de mudança de comportamento (Cabrera; Gustavo, 2000). 
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I - O MTT está alicerçado na premissa de que a modificação do comportamento ocorre ao longo de um processo, no qual o indivíduo tem níveis de motivação que determinam a sua prontidão para empreender a mudança.
II – O MTT considera o estágio de prontidão como variável preditiva, através dessa identificação, é possível desenhar estratégias que promovam a sensibilização, o treinamento, o fortalecimento e o apoio necessários ao indivíduo, grupo ou organização no processo de mudança.
III – O MTT é representado por estágios divididos em: descongelamento, mudança e recongelamento. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II e III, apenas.
Questão 4/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Em se tratando do Sistema de gestão da Qualidade e seus processos, a literatura nos diz que todas as organizações possuem um sistema de gestão da qualidade - alguns são precários e desestruturados; outros são sofisticados e estruturados. A ISO, por meio da ISO 9001, reuniu um conjunto de práticas organizacionais que norteiam a implementação e a manutenção de um sistema de gestão da qualidade com alicerces sólidos.
Com base nesse texto, avalie as afirmações abaixo:
I. As partir dos requisitos legais a ISO 9001:2015 deve ser auditada de acordo com uma frequência definida.
II. Como requisito geral, a ISO explicita que o sistema de gestão deve ser estabelecido, documentado, implementado, mantido e melhorado.
III. O sistema de gestão da qualidade não deve ser robusto e nem organizado, e seus processos passíveis de verificação.
IV. A ISO 9001 estabelece duas classes distintas: documentos e registros. Os documentos, são os questionários respondidos pelos funcionários terceirizados.
É correto que se afirma em:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	II, III e IV apenas.
Questão 5/5 - Gestão de Projetos de Mudança
O ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, a exemplo da estrutura organizacional, os processos, as tecnologias, as políticas e as pessoas.
A esse respeito é correto afirmar que:
	
	A
	A estrutura organizacional por si só é capaz de produzir desempenho, apesar disso sua ausência conduz à eficiência organizacional.
	
	B
	Descontinuidades no mercado e mudanças na forma como produtos/serviços são ofertados requerem a manutenção dos processos.
	
	C
	As organizações dispostas a mudar a tecnologia e atentas ao ambiente externo aproveitam as oportunidades e reduzem as ameaças.
	
	D
	Mudanças na legislação, a exemplo do aumento da exigência voltada a questões ambientais, não afetam a operação das empresas.
	
	E
	Com a mudança do comportamento do consumidor, tecnologia, produtos e serviços, mercados a empresa pode optar por não oferecer treinamentos ao seu quadro de funcionários, tornando-se mais competitiva e aberta ao novo.
Nota 100

Outros materiais