Buscar

Respostas Lista de Exercícios 3 - Cap 5 - Blanchard

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UEL/CESA/DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
6ECO013 – TEORIA MACROECONÔMICA (TURMAS 1000, 2000) 2018
Respostas Lista de Exercícios 3 (Blanchard cap. 5 )
1. Como seria afetado o nível de demanda agregada por um aumento da taxa de juros no curto prazo (teoria Keynesiana)? Quais componentes da demanda agregada seriam os mais afetados?
Resposta: Um aumento na taxa de juros faria a demanda agregada cair na teoria keynesiana. O investimento em construção residencial e o investimento empresarial fixo (em máquinas, equipamentos, etc.) seriam os componentes da demanda agregada mais fortemente afetados. As compras de bens de consumo duráveis e, possivelmente, as compras de bens de capital pelo governo, também declinariam.
2. Qual a propriedade comum a todos os pontos da curva LM? E da curva IS? 
Resposta: Todos os pontos ao longo da curva LM mostram combinações de renda e taxa de juros que equilibram o mercado monetário. Todos os pontos ao longo da curva IS são combinações de renda e taxa de juros que equilibram o mercado de produto.
3. Explique por que no modelo IS-LM a curva IS tem inclinação negativa e a curva LM tem inclinação positiva. (Ver Blanchard, cap 5, p. 84 e p 86/87)
4. Que variáveis deslocam a curva IS? Explique a lógica pela qual uma mudança em cada variável deslocará a curva (para a esquerda e para a direita). (Ver Blanchard, cap 5, p. 84/85)
5. Que variáveis deslocam a curva LM? Explique a forma pela qual uma mudança em cada variável deslocará a curva (para cima e para baixo). (Ver Blanchard, cap 5, p. 87/88)
6. Por que podemos ter certeza de que quando os mercados monetários e de produto estão em equilíbrio o mercado de títulos também estará em equilíbrio? 
Resposta: Na teoria keynesiana, a riqueza é fixa num ponto do tempo. O indivíduo divide sua riqueza entre moeda e títulos. Dizer que ele está em equilíbrio em relação à sua retenção de moeda é pressupor que ele esteja em equilíbrio em relação à sua retenção de títulos. Assim, se o mercado monetário estiver em equilíbrio, sabemos que o mercado de títulos também estará em equilíbrio.
7. Com base nas seguintes informações: C = 60 + 0,8YD; I = $150 – 10i; G = $250; T = $200; Ms = $100; Md = 40 + 0,1Y – 10i:
a) escreva as equações das curvas IS e LM.
b) Calcule os valores de equilíbrio da renda (Y0) e da taxa de juros (i0) no modelo.
Resposta: a) Relação IS → Y = 300 – 10i/0,2 e Relação LM → i = 0,1Y – 60/ 10; b) Y = 1200 e i = 6
8. No modelo IS-LM, mostre e explique, brevemente, como e por que a renda e a taxa de juros são afetadas pelas situações a seguir:
a) elevação nos gastos do governo;
b) queda autônoma nos dispêndios com investimento;
c) aumento nos impostos;
d) aumento no estoque de moeda.
Resposta: a) IS se desloca para a direita → Y e i se elevam pois G se eleva → Demanda agregada se eleva tanto diretamente quanto via consumo → elevação da demanda por moeda e elevação de i.
b) IS se desloca para a esquerda fruto, por exemplo, da redução da confiança dos investidores → Y e i caem → Investimento cai → Demanda agregada cai → Y cai → redução da demanda por moeda 
Respostas Lista de Exercícios 3 (Blanchard cap. 5 )
e redução de i; 
c) IS se desloca para a esquerda → Y e i caem pois com o aumento dos Tributos YD cai → Consumo cai → Demanda agregada cai → redução da demanda por moeda → redução de i.
d) LM se desloca para baixo→ i cai e Y se eleva pois o aumento do estoque de moeda reduz i → aumento de Investimento → Aumento da Demanda agregada → Aumento de Y.
9. No modelo IS-LM, analise os efeitos do aumento nos gastos do governo financiado por igual aumento nos impostos. Primeiro considere o deslocamento horizontal líquido da curva IS como resultado desse aumento orçamentário equilibrado. Depois, considere os efeitos sobre a renda e a taxa de juros. Finalmente, compare seu resultado com o multiplicador do orçamento equilibrado. 
Resposta: A partir do equilíbrio inicial, o aumento de G desloca a curva IS para a direita, de IS para IS’. A distância horizontal de deslocamento da curva é ∆Y = 1/(1-b) ∆G.
U, aumento nos impostos desloca a curva IS de volta para a esquerda, de IS’ para IS” na magnitude igual a ∆Y = -b/(1-b) ∆T ou, como ∆T = ∆G, temos -b/(1-b) ∆G. O deslocamento inicial para a direita, que é ocasionado pelo aumento nos gastos do governo, é apenas, parcialmente, compensado pelo deslocamento para a esquerda, ocasionado pelo aumento nos impostos.
Em termos líquidos, o deslocamento da curva IS de IS’ para IS” aumenta a renda de Y para Y”, o que é um aumento menor do que ∆G e, claro, induz a um aumento na taxa de juros de i para i”. Assim, o equilíbrio final ocorre em A”, com Y” e i”.
Um aumento de uma unidade monetária nos gastos do governo financiado por um aumento de uma unidade monetária nos impostos aumenta a renda de equilíbrio em uma unidade monetária, ou ∆G. Esse resultado, denominado multiplicador do orçamento equilibrado, reflete o fato de que mudanças nos impostos têm um impacto menor por unidade monetária sobre a renda de equilíbrio do que mudanças nos gastos do governo. O valor de 1 para o multiplicador do orçamento equilibrado é resultado do fato de o multiplicador dos impostos ser menor em valor absoluto do que o dos gastos do governo. (Ver Blanchard. Cap. 3, exercício 4, p. 57)
10. Descreva o efeito, no modelo IS-LM, do aumento autônomo na poupança acompanhado pela queda no consumo autônomo. Qual das curvas seria deslocada? Como seriam afetadas a renda e a taxa de juros? 
Resposta: Um aumento autônomo na poupança provocado pela queda no consumo autônomo (co), diminuiria a demanda agregada para dado nível de renda e a taxa de juros. A curva IS se desloca para a esquerda.

Continue navegando