Buscar

UM JOGO TRIPLO NAS ONDAS DAS TELECOMUNICAÇÕES

Prévia do material em texto

Curso: MBA Gestão Estratégica de Negócios
Disciplina de Estratégia Executiva
Profª Ms. Claudia Lunkes Schmitt
Acadêmica: Mari Leia Wachholz Bubolz
RA: 8182114428
UM JOGO TRIPLO NAS ONDAS DAS TELECOMUNICAÇÕES
1 – Sim. Dentro do contexto do avanço da tecnologia das telecomunicações, que está em plena ascensão e o WiMAX leva uma conexão limpa e rápida, a tão sonhada convergência entre Internet, televisão e telefone (VoIP) pode partir das próprias telefônicas e levando em conta o potencial de crescimento do WiMAX no mundo que aponta que a tecnologia deve chegar a cerca de 15 milhões de usuários no mundo, criando um mercado de cerca de US$ 13,8 bilhões em serviços nos próximos anos. As constatações e as previsões deixam claro que o WiMAX está maduro e que seus modelos de utilização estão em franco processo de maturação e o fato é que não há mais o que se discutir sobre a tecnologia, que vem demonstrando eficiência na oferta de serviços de banda larga, grande potencial de ser um elemento catalisador de iniciativas de inclusão digital
2 – Os concorrentes dentro de um setor devem lidar em primeiro lugar uns com os outros. Quando as organizações competem pelos mesmos clientes e tentam ganhar participação de mercado às expensas dos outros, todos devem reagir e antecipar as ações de seus concorrentes.
Os clientes compram os produtos e serviços que as organizações oferecem Existem dois tipos de clientes: o final e o intermediário. Os clientes intermediários compram matérias-primas ou produtos no atacado e depois os vendem aos clientes finais. De fato, os clientes intermediários fazem mais compras do que os clientes finais.
As organizações devem adquirir recursos de seus ambientes e converter estes recursos em produtos ou serviços para serem vendidos. Os fornecedores devem prover estes recursos. Os fornecedores são importantes para as organizações não só pelos recursos fornecidos, mas também pelo poder de barganha (isto é, eles podem aumentar os preços), e pela possibilidade de alterarem a qualidade dos produtos ou serviços que vinham fornecendo.
Os novos entrantes em um setor competem com as organizações estabelecidas. Se houver muitos fatores que dificultem a entrada de novas empresas em um setor, a ameaça à empresas estabelecidas é menos séria. Se houver poucas barreiras à entrada, a ameaça de novos entrantes é maior.
Os avanços tecnológicos conduzem ao desenvolvimento de substitutos para os produtos existentes. Produtos ou serviços substitutos limitam o potenciai de um setor. O setor poderia sofrer com salários e crescimento a não ser que melhorasse a qualidade de seus produtos ou lançasse campanhas de marketing eficazes e agressivas.
3 – 
Ameaças:
Custos fixos elevados;
Monopólio natural;
Infra-estrutura de suporte à conexão da Internet no domicílio;
Velocidade de dados.
 	Oportunidades:
Potencial de criação de contestabilidade e de fomento ao aparecimento de concorrências;
Contestabilidade se seu próprio mercado;
Tecnologia de maior velocidade, com custo de unidade de tráfego e velocidade;
Uma tecnologia proprietária, não há donos;
Acesso a Internet de casa, sem fios e sem se preocupar com hotspots.
4 - A banda larga sem fio capacita operadores de telecomunicações sem infra-estrutura de cabos, fibra ótica ou satélites a prover serviços de acesso à Internet. 
O WiMAX é uma tecnologia que permite oferecer serviços fixos e móveis, de acordo com a regulamentação do país. Entretanto, uma das aplicações com maior potencial é a oferta de acesso à Internet por banda larga de altar velocidade, juntamente com serviços de Voz sobre IP e multimídia.
	O WiMAX, terá as seguintes aplicações:
Substituição de acesso á Internet via ADSL;
Iterligação de campus com requisitos de banda larga;
Backbone para redes Metro Wi-Fi;
Instalações governamentais;
Sistemas temporários e de emergência;
Backhaul de redes celulares;
Vigilância por vídeo;
Telemedicina;
Ensino à distância;
Serviços bancários.

Continue navegando