Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA AULA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA
5a aula Aluno: JOSEPH ARIVANAS
	
	
	
	
	
	 
 Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2:6
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Do que trata o artigo 26-A, inserido na Lei de Diretrizes e Bases- LDB nº. 9.394, através da lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003 e alterado pela redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008:
		
	
	e) Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.
	
	c) Será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento.
	
	a) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância.
	
	d) Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso.
	 
	b) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Qual das opções abaixo NÃO CORRESPONDE a um princípio de ensino estipuladas na Constituição de 1988 no artigo 206? Marque:
		
	
	Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento
	 
	Fim da coexistência de instituições públicas e privadas de ensino
	
	Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais
	
	Gestão democrática na escola da rede pública
	
	Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
	
Explicação:
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006) VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	"A repressão foi a primeira medida tomada pelo governo imposto pelo golpe de 1964. Na direção do sistema educacional, os defensores do ensino público e gratuito foram sendo substituídos pela aliança dos que lutavam pela hegemonia da escola particular subsidiada pelo Estado, com os militares empenhados na repressão às atividades por eles julgadas subversivas" (Cunha, Luiz Antônio e Góis, Moacyr de. O golpe na Educação. Jorge Zahar Ed.:2002, p.36). A alternativa que expressa CORRETAMENTE o momento do Golpe de 64 é:
		
	
	As políticas públicas da época incentivavam o posicionamento crítico em relação ao ingresso na universidade pública
	
	O vestibular unificado proporcionou um acréscimo de vagas nas universidades públicas
	 
	A reforma do ensino superior tinha por finalidade a desmobilização dos estudantes universitários, para tanto foi criado o sistema de créditos
	
	Uma nova Constituição foi redigida e outorgada à sociedade pelo governo militar e os direitos dos cidadãos não foram alterados
	
	Apesar do quadro repressivo, os estudantes foram poupados das perseguições
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o art. 211 da Constituição Federal de 1988, A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino que fica instituído da seguinte maneira:
		
	 
	Os municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil enquanto os estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio
	
	Os municípios atuarão somente no ensino fundamental e na educação infantil enquanto os estados e o Distrito Federal atuarão somente no ensino médio
	
	Os municípios serão responsáveis somente pelo ensino fundamental ficando a cargo da União e dos estados a educação infantil e o ensino médio
	
	Os municípios, os estados e o distrito federal oferecerão conjuntamente todos os níveis de ensino de maneira a assegurar a universalização do ensino obrigatório
	
	Os municípios atuarão unicamente na educação infantil e os estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Carta de 1988 estabeleceu o papel que cada esfera deveria cumprir para que a população brasileira pudesse ter acesso à Educação e à Cultura. A única alternativa que NÃO está estabelecida na referida Carta seria:
		
	
	( ) Na organização de seus sistemas de ensino, os Estados e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a universalização do ensino obrigatório.
	
	( ) A União poderá complementar recursos, em casos de dificuldades dos municípios manterem os níveis de Educação pré-escolar e ensino fundamental
	 
	( ) Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil e ensino médio.
	
	( ) Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.
	
	( )assegura ainda o direito à educação dos povos indígenas, garantindo que o ensino se realize em língua materna e na língua portuguesa.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que apresenta uma característica específica da Lei 5692/71:
		
	
	Instituiu a educação especial
	
	Estabeleceu o Vestibular Unificado
	 
	Instituiu a obrigatoriedade do ensino profissionalizante
	
	Priorizou o ensino religioso
	
	Extinguiu os cursos supletivos
	
Explicação:
Lei 5692/71 Reforma do 1º e 2º Grau
- Aglutina o Ensino Primário com o Ginásial passando de 4 para 8 anos ¿ obrigatórios; - Criação da escola única profissionalizante ¿ esperava-se que ao terminar, o aluno estaria capacitado para ingressar no mercado de trabalho; - Desaparece a Filosofia, e História e Geografia são aglutinados (Estudos Sociais); - O curso Normal é desativado passando à denominação de ¿Habilitação Magistério¿ : Esvaziado de conteúdos e sem articulação entre as disciplinas do núcleo comum com a parte profissionalizante. NoMobral ¿ Movimento Brasileiro de Alfabetização (1970):  Utilização Método Paulo Freire, só que esvaziado do conteúdo ideológico.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Lei 5692/71 organizou o sistema de ensino em 1º e 2º graus. O primeiro grau passou a abranger os antigos primário e ginásio, atendendo as crianças de 07 a 14 anos e ampliou a escolaridade de 4 para 8 anos. Existem muitas outras características dessa lei, entre as elencadas abaixo, marque a ÚNICA informação FALSA:
		
	
	Tornou obrigatório a inclusão de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde nos currículos plenos dos estabelecimentos de lº e 2º graus.
	
	Enfatizou o ensino profissionalizante com o objetivo atender à formação de mão-de-obra e garantir o suporte para a ampliação do parque industrial brasileiro.
	
	Para ingresso no ensino de 2º grau, exigiu-se a conclusão do ensino de 1º grauou de estudos equivalentes
	 
	Criou a gestão colegiada incentivando a responsabilidade da família e da comunidade escolar como responsável por zelar pela aprendizagem e pelo patrimônio público.
	
	Oficializou o ensino supletivo para suprir a escolarização regular para os adolescentes e adultos que não a tenham concluído o estudo na idade própria.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que o direito à educação é dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade. A educação, segundo o texto legal, deve realizar o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para:
		
	
	Língua Brasileira de Sinais.
	
	trabalho temporário.
	
	mercado de valores.
	
	mercado informal.
	 
	exercício da cidadania.

Outros materiais