Exercício de Línguistica
20 pág.

Exercício de Línguistica


DisciplinaLinguística I4.497 materiais104.873 seguidores
Pré-visualização9 páginas
REVISÃO linguística II
1-"A língua é um fato social". Essa ideia foi defendida por
Ferdinand de Saussure e o estruturalismo.
2-Leia os comentários abaixo:
"É errado falar assim, o certo é falar assado."
"Para mim fazer" está errado, o correto é "para eu fazer".
Eles estão pautados
na Gramática Normativa.
3-Em Introdução à Linguística (v.I), no capítulo Língua, linguagem e linguística Petter, nos fala sobre a ciência linguística. Considerando o aspecto doutrinário da Gramática Tradicional, leia as afirmativas a seguir adaptadas das ideias da autora.
I. A Gramática Tradicional fundamenta suas análises na língua escrita a partir das noções de certo e errado.
II. A tarefa do gramático consiste em dizer como deve ser a língua.
III. Estudar o uso correto da língua é papel do gramático que difunde essa visão nas escolas.
A partir de sua leitura,
Todas as afirmativas estão corretas.
4-Como ciência, a Linguística analisa os fatos da linguagem sem demonstrar, em suas análises, qualquer tipo de julgamento ou preconceito em relação a determinados usos. Assim, a Linguística observa a língua em uso e descreve e explica os fatos da língua: os padrões sonoros, gramaticais e lexicais que estão sendo usados. A partir desse ponto de vista, analise as afirmativas a seguir:
I. A GENTE VAMOS SAIR é uma forma adequada do ponto de vista linguístico, já que pertence a uma variedade da Língua Portuguesa.
	Somente I está correta.
5-Em Introdução à Linguística (v.I), Margarida Petter, no capítulo Língua, linguagem e linguística, trata da ciência linguística. Considerando esse aspecto científico da Linguística, leia as afirmativas a seguir adaptadas das ideias da autora.
III. O linguista procura descobrir com a linguagem funciona considerando a língua como um objeto de estudo empírico.
A partir de sua leitura,
Somente III está correta.
6-Há quatro pares de conceitos, que fazem uma síntese das propostas de Saussure. São eles: sintagma e paradigma, significado e significante, sincronia e diacronia e língua e fala. Esses pares são chamados:
dicotomias.
7-Por seu caráter científico, a Linguística apresenta algumas correntes teóricas, que vão investigar a linguagem humana sob perspectivas diferentes. As afirmativas a seguir tratam de algumas dessas teorias.
I. A partir das ideias de Saussure, surge uma corrente linguística denominada Estruturalismo.
II. Noam Chomsky revoluciona os estudos linguísticos ao estudar a língua como um fenômeno mental.
A partir de sua leitura, podemos afirmar que:
Somente I e II estão corretas.
8- No capítulo Linguística do livro Manual de Linguística, organizado por Mario E. Martelotta, apresentam-se diversas ideias sobre a Linguística e seus pressupostos. Analise as afirmativas a seguir adaptadas das ideias desse capítulo e aponte a que está INCORRETA.
A linguística considera que uma língua indígena é inferior a línguas de povos considerados mais desenvolvidos.
9-Sabemos que a Linguística não se compara ao estudo tradicional da gramática, já que ao observar a língua em uso o linguista procura descrever e explicar os fatos. A partir deste conhecimento, leia as afirmativas a seguir:
I. A Linguística, por conta de seu caráter científico, julga os enunciados de uma língua.
II. Na Linguística, não há preconceitos ou rótulos de certo e errado no que se refere a construções comumente observadas no uso da língua.
III. Um linguista analisa enunciados em termos de adequação e observa se são lógicos e coerentes.
A partir de sua leitura, podemos afirmar que:
II e III estão corretas.
10-A seguir, temos afirmativas adaptadas de uma página que fala sobre Linguística (http://www.fonologia.org/linguistica.php).
II A Linguística é uma ciência que busca entender quais são as características e princípios que regem as estruturas das línguas do mundo.
III. Linguística é a ciência que estuda os fenômenos relacionados à linguagem verbal humana.
As afirmativas II e III estão corretas.
11-A ________ elabora uma gramática chamada DESCRITIVA porque descreve os fatos da língua: não é uma questão de certo e errado e sim uma questão de uso. Assim, dizer A GENTE FOI, NÓS FOMOS ou A GENTE FOMOS seriam consideradas formas adequadas sob esse ponto de vista, já que em ambos os casos temos estruturas utilizadas pelos falantes do Português do Brasil.
Qual das alternativas a seguir preenche corretamente a lacuna?
Linguística.
12-A Linguística é uma ciência por:
ser empírica, ou seja, analisa os dados a partir de um corpus.
13-A Linguística é uma importante ciência que tem como objeto de estudos a linguagem humana. Com isso em mente, leia os pressupostos a seguir.
II- Trabalha com dados verificáveis por meio de observações e experiências.
III- Exclui, em suas análises, qualquer tipo de julgamento ou preconceito em relação a determinados usos.
IV- Propõe-se a entender o funcionamento das línguas.
Os pressupostos apresentados que estão relacionados à Linguística são:
Apenas II, III e IV
14-Observe o diálogo a seguir.
"_ Os pessoal tudo já saiu!
_ Poxa! Nós correu tanto pra nada!"
Como sabemos, a Linguística é uma ciência que analisa os fatos da linguagem sem demonstrar, em suas análises, qualquer tipo de julgamento ou preconceito em relação a determinados usos. A Gramática Normativa tem uma visão doutrinária e considera estruturas como certas ou erradas A partir dessa premissa, leia as afirmativas a seguir:
II. Para a Linguística, a falta de concordância indicaria que os indivíduos têm pouca escolaridade.
A partir de sua leitura, podemos afirmar que:
Somente II está correta.
15-Petter nos fala sobre a ciência linguística no capítulo Língua, linguagem e linguística que está no volume I do livro Introdução à Linguística, organizado por Fiorin. Considerando o aspecto científico da Linguística e o aspecto prescritivo da Gramática Normativa, leia as afirmativas a seguir adaptadas das ideias da autora.
I. A visão prescritiva da Gramática Normativa não admite que usar TU VAI e TU VAIS são formas possíveis na língua.
Somente I está correta.
16-Leia a citação abaixo:
"Sabemos que o corpo humano é composto por órgãos diferentes que desempenham funções diferentes, cada um deles com funcionamento específico, ou seja, o coração bate para fazer circular o sangue, mas os rins não batem para filtrar a água do corpo; adicionalmente o tipo de tecido que compõe o fígado é muito diferente do tipo de tecido que compõe o estômago, por exemplo." (Mioto, Silva & Lopes, 1999)
Com base na citação apresentada e nos pressupostos teóricos da Teoria Gerativa, pode-se dizer que os seres humanos nascem com uma faculdade da linguagem. Segundo Chomsky, essa faculdade
I- é uma estrutura cognitiva que faz parte da mente humana e está em interação com os outros órgãos mentais.
II- é um mecanismo inato que explica o fato de as crianças serem capazes de inferir, a partir da sua percepção do mundo externo, a estrutura gramatical de sua língua em pouquíssimo tempo.
III- começa a se desenvolver a partir do seu estado inicial à maturação, sofrendo a influência do meio e das experiências a que cada um de nós está sujeito.
A partir da análise das proposições acima, pode-se afirmar que
I, II e III estão corretas.
17-Os gerativistas buscam descrever e explicar, abstratamente, o que é e como funciona a linguagem humana. Por isso, propõem-se a elaborar um modelo teórico formal, que tem como inspiração:
a matemática.
18-Ao elaborar os pressupostos da teoria Gerativista, Chomsky fundamenta suas ideias em uma visão racionalista e, portanto, mental do processo. Qual das alternativas a seguir está INCORRETA no que se refere a esses pressupostos?
A Gramática Particular, internalizada pelo falante durante o processo de aquisição da linguagem, é idêntica à Gramática Normativa.
19-Noam Chomsky considera que nossa mente possui uma faculdade da linguagem e que dentro dela temos nossa Gramática Universal.  Qual das afirmativas a seguir apresenta-se INCORRETA no que se refere à Gramática