Buscar

QBarato trabalho

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
curso superior de tecnologia 
Lorena sores de almeida
GESTÃO ESTRATÉGICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
LAVRAS/MG 
2017
LORENA SOARES DE ALMEIDA
GESTÃO ESTRATÉGICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Trabalho de Produção Textual em Grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Empreendedorismo; Matemática Financeira; Planejamento Estratégico; Responsabilidade Social ; Ambiental ; Seminário de projeto integrado II e Metodologia Científica.
Orientador: Marilucia Ricieri; Adriane Aparecida Loper; Henry Testsuji Nonako, Jose Adir Lins Machado, Regina Celia Adamuz.
 
CIDADE/UF 
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................05
2.1. Relatório da Empresa..........................................................................................05
2.2. Recrutamento e Seleção.....................................................................................05
2.3. Recrutamento Externo.........................................................................................06
2.4. Recrutamento Misto............................................................................................07
2.5. Recrutamento Interno..........................................................................................07
3. PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DA SELEÇÃO.............................................08
3.1. Programa de Integração e Estruturação.............................................................09
3.2. Pesquisa de Clima Organizacional.....................................................................09
3.3. Cultura Organizacional........................................................................................10
3.4. Financiamento.....................................................................................................11
3.5. Os Conceitos de Planejamento...........................................................................11
3.5.1. Declaração de Missão, Visão e Valores...........................................................11
3.5.2.	Principais Pretensões da Empresa para os Próximos 05 Anos......................11
3.5.3.	Realização de Planejamento Estratégico, Monitoramento da Concorrência e Comportamento dos Clientes.....................................................................................12
4. Verificar se a Empresa Possui Políticas de Responsabilidade Social e Ambiental..................................................................................................................12
4.1. Preservação do Meio Ambiente – Fauna e Flora................................................12
4.2. Contaminação de algum recurso natural (água, ar, solo, vegetação etc)..........12
4.3. Compromisso com a Sustentabilidade e Consciência com Relação à Degradação Ambiental...............................................................................................13
4.4. Governança Corporativa.....................................................................................13
4.5. Comprometimento com as questões sociais que visam minimizar as desigualdades e atenuar o sofrimento de vulneráveis, agindo próximas aos negócios sociais........................................................................................................................13
5. Benefícios adicionais que as empresas oferecem aos seus funcionários...14
6. CONCLUSÃO........................................................................................................15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................16
INTRODUÇÃO
O planejamento e o estudo de estratégias competitivas são essenciais a qualquer organização, pois só com estes dois elementos é que a empresa conseguirá uma boa fatia de mercado e não correrá o risco de encerrar suas atividades por falta de gestão. Todo negócio demanda de estudo de mercado e verificação de suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Na maioria das vezes o empreendedor tem que otimizar e inovar suas estratégias, pois assim conseguirá olhar de forma proativa e captar as melhores oportunidades de mercado. Perda de ativos, prejuízos e danos são na maioria das vezes causados por desatenção e falta de cautela na tomada de deliberações quem implicam em problemas sérios que comprometem toda a estrutura de uma organização. Todo gestor deve fazer uso de técnicas inovadoras que lhe proporcionem instrumentos de trabalho eficientes para solucionar as problemáticas que surgem no decorrer das atividades. Inúmeros são os mecanismos de soluções para problemas de gestão e, portanto o gestor deve conhecê-los como ninguém, pois ao redor da administração de qualquer corporação os problemas sempre se fazem presentes e cerceiam de toda forma a empresa. Vê-se que existe uma cultura que dissemina uma ideia que traz grandes problemas as organizações, pois essa cultura propaga que empresas de pequeno ou médio porte devem se abster de fazer uso dos processos de planejamento e estudo de mercado e quando as mesmas não utilizam estas ideias os problemas tomam conta de forma complexa e dominadora de suas estruturas, trazendo e puxando as mesmas para o abismo do fracasso. Fazendo-se uso de técnicas de planejamento e controle financeiro, fica fácil a verificação do crescimento organizacional e a também análise de ativos incorporados pela empresa em determinado período de tempo. O planejamento organizacional de uma instituição consegue prever de maneira clara e objetiva quais os problemas que a empresa precisa solucionar com mais tempestividade e eficiência. Logo o estudo, perspicácia e o planejamento prévio conseguem fornecer uma visão ampla de onde a empresa encontra-se e onde a mesma pretende chegar.
	
DESENVOLVIMENTO
 
Organização, planejamento e visão estratégica são pontos cruciais que devem fazer parte da vida de negócios de qualquer organização e dessa forma o grupo que adquiriu a rede de lojas Qbarato, contratou uma organização que pretende de forma eficiente analisar e estudar uma organização no presente segmento para que possa efetuar uma estruturação de forma assertiva e eficiente na busca pelo lucro e crescimento organizacional. 
RELATORIO DA EMPRESA: 
Nome da empresa: Grupo BARATOQUI;
Ramo de atividade: Comércio com ênfase em Supermercados e Hipermercados atacadistas;
Número de Funcionários: 850;
Estado: MG
Cidade: Alfenas
	Desde 1999 uma pequena porta onde se comercializava em sua maioria pouquíssimos produtos, cresceu de forma inovadora e expandiu suas linhas de comercio em todos os sentidos, vindo a conquistar uma fatia grandiosa de mercado. 
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
		RECRUTAMENTO INTERNO
	A forma de recrutamento interno vem a ocorrer quando algum colaborador torna-se necessário para o desenvolvimento de outra tarefa dentro da organização ou então um aumento da demanda de trabalho. No BARATOQUI ocorrem necessariamente três fontes de recrutamento interno:
Sistema de Promoções;
Remoção de colaboradores em ambiente interno;
Recontratação de colaboradores já desligados.
	A procura por novos colaboradores ocorre por meio de veículos de comunicações. Os anúncios geralmente incluem os requisitos para o cargo e a solicitação aos interessados para que se dirijam ao departamento de recrutamento da empresa, com a finalidade de se candidatarem à posição oferecida. Em hipóteses os dados também podem ser enviados para uma análise posterior.
	O principal benefício desta forma de recrutamento é que aorganização poderá preencher a vaga com um colaborador que já conhece o processo descrito e também a cultura organizacional da empresa, haja vista que o mesmo já possui uma experiência anterior e também já deu provas que conhece os procedimentos operacionais a serem desenvolvidos. Logo, vai precisar de menos formação do que alguém que viesse do exterior, o que em suma se traduz numa integração mais rápida, maior produtividade e em menos custos para a empresa.
Recrutamento externo
	Nesta forma de recrutamento ocorre a contratação novos indivíduos para a empresa e que não fazem parte da estrutura atual da organização. As fontes externas de recrutamento são as mais variadas possíveis:
Contatos com outras organizações;
Escolas e Universidades;
Recomendações de funcionários;
Empresas de recrutamento;
Sindicatos e associações;
Arquivo de antigos candidatos;
Anúncios de emprego em jornais, revistas ou rádios;
		Na maioria das vezes as corporações recorrem a fontes externas para buscar ocupantes de funções de pouca complexidade. É um meio de recrutamento também utilizado em caso de expansão e no preenchimento de vagas cujas especificações não podem ser satisfeitas pelos funcionários já empregados na empresa.
	O recrutamento externo é mais demorado e dispendioso para a empresa, pois requer a também a contratação de pessoal especializado para fazer esse recrutamento. Uma vez feita a contratação, o novo colaborador irá precisar de um período de formação e de se inteirar das políticas e procedimentos específicos da empresa. Ou seja, a sua integração é mais lenta e também a sua produtividade poderá ser mais baixa até se adaptar completamente ao novo ambiente.
	No entanto, candidatos externos têm o potencial de oferecer novas perspectivas e experiências à empresa, acabando esta também por beneficiar de investimentos em preparação e o desenvolvimento de pessoal efetuado por outras empresas ou pelos próprios candidatos.
Recrutamento misto
A forma mista de recrutamento é uma boa opção para buscar mão de obra qualificada, pois aumenta o leque de opções. Este tipo de recrutamento pode obedecer a diferentes regras:
As vagas existentes são divididas pelos candidatos internos e externos, cabendo metade das vagas a cada grupo;
Procede-se em primeiro lugar ao recrutamento interno, sendo que o recrutamento externo apenas terá lugar se ainda existirem vagas;
Os candidatos internos e externos passam a ter as mesmas oportunidades sendo que a avaliação de todos os candidatos é efetuada em gabinetes externos à organização para que a avaliação não sofra influências.
RECRUTAMENTO INTERNO
	O norte do recrutamento interno é o aproveitamento do capital humano já existente na empresa, serve como um grande fator de retenção e motivação. Quando o processo seletivo é aberto internamente é necessário checar se a empresa possui algum colaborador em potencial para oportunidade, pois o que deveria ser uma oportunidade pode tornar-se uma série de episódios de frustração com aquele que participa do processo.
Avaliação positiva e/ou negativa; 
Positivo;
O colaborador está mais integrado na empresa;
Menos tempo aplicado no processo de seleção;
Motiva e encoraja o colaborador em seu desenvolvimento profissional;
Não requer socialização organizacional de novos membros;
Conhece mais da cultura da empresa;
Negativo;
A expectativa gerada no colaborador;
Gestores ressentidos pela perda de um bom funcionário;
Falta de inovações, ideias novas na equipe e criatividade;
Falta de inovações, ideias novas na equipe e criatividade;
Aumenta o conservadorismo.
PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DA SELEÇÃO
	As fontes externas de recrutamento a serem adotadas poderiam ser as seguintes: 
Anúncios de emprego em jornais, revistas ou rádios;
Empresas de recrutamento;
Recomendações de funcionários;
Escolas e universidades;
Sindicatos e associações;
Arquivo de antigos candidatos;
Contatos com outras organizações;
1- Análise curricular (obrigatória e eliminatória); 
2- Prova (eliminatória e classificatória);
3- Dinâmicas de grupo (eliminatória e classificatória); 
4- Entrevista individual (obrigatória e eliminatória);
5- Entrevista em grupo (obrigatória e eliminatória).
Opta-se pela analise curricular haja vista esta vir a possibilitar conhecer a formação dos candidatos. A prova foi utilizada para possibilitar escolher o melhor profissional que detenha os mais distintos conhecimentos. A dinâmica em grupo foi escolhida para uma melhor analise de como o candidato interage nos relacionamentos interpessoais com os colegas de trabalho. A entrevista foi escolhida para avaliarmos o perfil profissional e pessoal do candidato e verificar se o mesmo atende ou não as qualificações para o cargo.
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO. 
Programa de Integração Geral: destina-se a todos os novos funcionários, exceto aos que ocupam cargos de lideranças, pois devido à sua função estratégica, precisam de um programa mais específico. Realizados por representantes do RH, estes programas possibilitam ao novo funcionário ter uma visão geral da organização, conhecerem a história da empresa, as instalações e características do ambiente de trabalho. 
Programa de Integração para Gestores: destinados a todos os gestores recém-contratados ou promovidos. Neste tipo de programa é abordado, estrategicamente, característica e particularidades das áreas parceiras com as quais o novo gestor irá se relacionar.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
	
Elabora-se a pesquisa com clareza de objetivos, perguntas bem formuladas e bem distribuídas entre os temas propostos para a avaliação.
Elaboração do questionário: consiste na realização de um questionário com abordagens desde amplas até específicas contendo um vocabulário de fácil entendimento por todos os respondentes;
Comunicação: sem a devida divulgação, a pesquisa não terá sucesso, por este motivo utilizar as ferramentas de comunicação da empresa para a divulgação da pesquisa de clima organizacional, bem como prazo para ser respondida, é de suma importância;
Aplicação da pesquisa: a pesquisa pode ser aplicada por meio eletrônico ou papel impresso, sendo que a forma mais utilizada nas empresas é a eletrônica pela facilidade e comodidade que esta forma dispõe;
Apuração dos dados: é o primeiro passo principal após a aplicação da pesquisa de clima organizacional, pois é neste passo que os dados serão avaliados e cruzados, levantando porcentagens de todos os índices;
Relatórios: após a apuração dos dados, é necessário gerar um relatório com o que foi identificado como itens mais impactantes nas respostas analisadas para se confrontar com pesquisas anteriores e saber se um determinado item sofreu algum tipo de alteração, seja positiva ou negativa;
Planos de ação: com a identificação dos itens primordiais, planos de ações devem ser gerados para apresentação à todos os colaboradores, pois é através deste último item que os respondentes irão depositar ou não sua credibilidade na pesquisa, pois uma expectativa é gerada pelos envolvidos a cerca de mudanças.
CULTURA ORGANIZACIONAL
As organizações que promovem e possuem valores claros, transparentes e que dão aos colaboradores uma razão para abraçar a cultura organizacional, tornam-se mais seguras e objetivas em suas ações. Uma cultura "forte" pode ser especialmente benéfica para as empresas que operam no setor de serviços desde que os membros dessas organizações sejam responsáveis pela prestação do serviço, logo as avaliações dos clientes serão positivas e os feedbacks sempre os melhores possíveis. As organizações podem vir a obter os seguintes benefícios de desenvolvimento de culturas fortes e produtivas:
Melhor alinhamento da empresa no sentido de alcançar sua visão, missão e objetivos;
Colaboradores motivados e leais aos objetivos da organização;
Aumento da coesão da equipe entre os vários departamentos e divisões da empresa;
Promoção da consistência e incentivos a coordenação e controle dentro da empresa;
Moldaro comportamento dos colaboradores no trabalho, permitindo mais eficiência a organização.
 FINANCIAMENTO
	BANCO A
	BANCO C
	100.000,00 PV
N= 180
I= 8,6
PMT = 8.600,03
FV 731.384,99
	100.000,00 PV
144 n
9,6 i
PMT 9.600,00
FV 731.385,00
	BANCO B
	BANCO D
	100.000,00 PV
180 n
11,6 i
PMT = 11.600,00
FV 731.385,00
	100.000,00 PV
240 n
5,9 i
PMT 5.900,05
FV 731.384,99
OBS: O banco A e o banco D oferecem opções similares de investimento sendo, apresentando-se também como as mais eficazes.
OS CONCEITOS DE PLANEJAMENTO
DECLARAÇÃO DE MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Número de funcionários: 850;
Missão: Alimentar a vida e a alma;
Visão: Expandir os negócios conquistando clientes através de qualidade e simplicidade;
Valores: Responsabilidade e compromisso com nossos clientes.
PRINCIPAIS PRETENSÕES DA EMPRESA PARA OS PRÓXIMOS 05 ANOS.
Abrir filiais em toda a região sudeste;
Ampliar o cardápio oferecido pela marca;
Organizar projetos sociais voltados aos jovens;
Implantar a coleta seletiva;
Ser reconhecido como exemplo de sustentabilidade;
REALIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, MONITORAMENTO DA CONCORRÊNCIA E COMPORTAMENTO DOS CLIENTES.
 VERIFICAR SE A EMPRESA POSSUI POLÍTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL, TAIS COMO:
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE – FAUNA E FLORA.
A empresa “Grupo Matheus” organiza e trabalha no investimento de arborização dos canteiros centrais e parques, através de parcerias com órgãos do governo. Possuindo uma aliança com a Ong “Bem Viver” a mesma oferece cursos nas áreas de meio ambiente que são oferecidos a crianças de 07 a 12 anos de escolas públicas da região.
 CONTAMINAÇÃO DE ALGUM RECURSO NATURAL (ÁGUA, AR, SOLO, VEGETAÇÃO ETC).
Com a finalidade de organizar e manter um pensamento ecológico o YBARAQUI faz uso de sacolas biodegradáveis e também contratou uma empresa especializada em tratamento de resíduos e dejetos provenientes da atividade de hipermercados para o correto tratamento destes, evitando assim contaminar os rios e lagos com estes tipos de dejetos.
A lista de produtos biodegradáveis é imensa, são caracterizados por selos com certificação ambiental, sendo bem abrangentes e possibilitando muitas opções para quem quer viver uma vida respeitando o meio natural onde se vive.
COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE E CONSCIÊNCIA COM RELAÇÃO À DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.
Como já mencionado acima o Grupo Matheus trabalha a questão ambiental regionalmente: orientando a base, organizando e desenvolvendo palestras educativas relacionadas à consciência ambiental em escolas e creches. Já pensando em um nível mais abrangente o Matheus está organizando um site onde oferece dicas de tratamento de resíduos líquidos e sólidos gerados pela sua atividade desenvolvida e este site poderá também orientar outras empresas do mesmo segmento a organizarem e desenvolverem suas atividades sem a poluição do meio-ambiente.
GOVERNANÇA CORPORATIVA.
A governança corporativa envolve os interesses em nível global dos atores participantes das atividades da organização a exemplo de: Acionistas, clientes, fornecedores, financiadores, governo e a comunidade. Este tipo de governança alcança e abrange todas as esferas de governança da organização em todos os níveis o que permite que a mesma trabalhe para atingir as metas e objetivos estipulados, por meio de planos de ação e controles internos para medição de desempenho e também a divulgação.
4.5. COMPROMETIMENTO COM AS QUESTÕES SOCIAIS QUE VISAM MINIMIZAR AS DESIGUALDADES E ATENUAR O SOFRIMENTO DE VULNERÁVEIS, AGINDO PRÓXIMAS AOS NEGÓCIOS SOCIAIS.
Visando atender atenuar e minimizar ar mazelas sócias relacionadas a desigualdade e outros problemas o Matheus mantem aliança com instituições como, Asilos, Orfanatos, Albergues e também a mesma visa facilitar o acesso ao mercado de trabalho a jovens e por isso mantém parceria com programas como o menor aprendiz que vem a inserir e facilitar o primeiro emprego a jovens.
BENEFÍCIOS ADICIONAIS QUE AS EMPRESAS OFERECEM AOS SEUS FUNCIONÁRIOS.
	Vale transporte, alimentação, refeição, plano de saúde, participação nos lucros e incentivos à educação continuada.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sendo assim ao entrar em um seguimento de mercado algumas empresas não planejam seu crescimento de forma ordenada e por isso encontram muitos problemas relacionados à suas atividades, seja no quesito estrutural a exemplo de seu RH ou mesmo na questão ambiental e social. O grupo “QBarato” no entanto agiu de forma sábia contratando a uma “Equipe Y” para organizar um estudo e fazer o levantamento das características necessárias para implementar suas atividades. Logo a equipe Y fez um estudo sobre o “Grupo Maranhense Matheus” que atua no segmento de comércio voltado ao ramo de supermercado e hipermercados; obtendo com este estudo uma análise completa e estrutural onde o grupo “QBarato” irá embasar sua estrutura para entrar neste mercado. Desde a área de RH até mesmo a área financeira foram analisadas pela Equipe Y, o que propiciou uma obtenção pormenorizada de dados que fornecerão embasamento para a estruturação do grupo contratante. A parte a questão econômica e financeira também se verificou toda a questão do comprometimento com o meio-ambiente que também faz parte da estrutura organizacional de qualquer empresa inovadora. Sendo assim é evidente que para organizar e montar qualquer negócio dentro de um segmento faz-se necessário o estudo de mercado e a implementação de viabilidades estratégicas para buscar uma fatia do mesmo, hoje as tecnologias de gestão estão presentes cada vez mais em qualquer organização para se alcançar as metas e objetivos almejados. Observa-se no decorrer da trajetória que o grupo Matheus fez e faz uso da boa gestão e do conhecimento para expandir seus novos negócios, conquistando metas e alcançando resultados.
 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSEF, R. Guia Prático de Administração Financeira. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
ASSAF NETO, A. Administração do Capital de Giro. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
BRIGHAM, E. F.; GAPENSKI, L. C.; EHRHARDT, M. C. Administração Financeira: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2001.
BARBOSA, A. Administração Financeira. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
BRAGA, R. Fundamentos e Técnicas de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1998.
SANTOS, E. O. Administração Financeira de Pequena e Média Empresa. São Paulo: Atlas, 2001.
SILVA, J. P. Análise Financeira das Empresas. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SOUZA, A. Decisões Financeiras e Análise de Investimentos. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.
GITMAN, L. J. Princípios da Administração Financeira. 10. Ed. São Paulo: Pearson Education, 2004.
MATARAZZO, D. C. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
ROSS, S. A. Administração Financeira: Corporate Finance. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Continue navegando