Buscar

Liderança administrativa - Funções de integrantes de diretorias

Prévia do material em texto

Igreja Evangélica Congregacional do Brasil
Pr. Walter Schwertner e Neimar Plack Brauwers
Rua Tuparandi, 391					 Fone: (45) 3253-1151
Nova Santa Rosa/PR 		 www.iecb.org.br P.Walter(45) 99955-7703
CEP.85.930-000 				 P. Neimar (45)99975-1720
E-mail: prwalter.s@hotmail.com / neimar_br@hotmail.com
_________________________________________________________________________
 Capacitação da liderança
Caderno 1: Organizando reuniões
Nova Santa Rosa
2017
Sumário 
1 Introdução........................................................................................02
2 Nascido para liderar!........................................................................03
3 Como organizar uma reunião..........................................................04
4 Os seis mandamentos das reuniões bem sucedidas......................06
5 Modelo de pauta de reunião............................................................07
1 Introdução
		O curso de capacitação da liderança é um projeto piloto que visa orientar as diretorias das comunidades congregacionais a organizarem, de forma apropriada os seus trabalhos de modo a facilitar a expansão do Reino de Deus. Neste primeiro caderno, você líder, será desafiado a pensar criativamente a sua própria vida e também a sua atividade ministerial, além de compreender passos importante no preparo de uma reunião, desde os fundamentos, para que as reuniões sejam mais efetivas e centras no amor de Cristo. Neste pensamento quero também ressaltar que a Igreja congregacional não é uma empresa religiosa, regida por lei administrativas, mas é o corpo de Cristo, que tem como seu principal líder o Senhor Jesus Cristo, e em segunda estância está o Pastor ou Pastores, e somente depois vem as diretorias, que são compostas pelos líderes locais. Como líderes os presidentes das comunidades ou paróquia tem sido incumbidos de organizar reuniões, sejam assembleias ou administrativas, porém, em muitos casos, estes líderes nunca obtiveram uma orientação de como organizar de forma apropria uma reunião, e este material oferece algumas sugestões sobre este tema, e pretende auxiliar a você líder no cumprimento de seu ministério.
02
5. Modelo de pauta de reunião
5.1 Início
	Recomenda-se iniciar uma reunião com um breve devocional feito pelo Pastor local ou um líder da igreja;
5.2 Agradecimentos
	Agradece-se aos presentes pelo empenho e disposição em comparecer a reunião e estarem juntos na luta pelo reino de Deus;
5.3 Contagem dos presentes
	Verificação do quórum de votação. 
5.4 Leitura da Ata
	Este é o momento do secretário ler a ata da reunião anterior, de modo a esclarecer dúvidas e resolver algum tipo de impasse que ainda possa existir;
5.5 Apresentação do caixa (Em caso de necessidade)
	Este ponto é opcional, pois nem todas as reuniões exige-se ou é conveniente a apresentação financeira da Igreja, portanto, leve em conta o princípio da necessidade;
5.6 Apresentação das questões a serem debatidas
	Neste momento o presidente ou um líder dirige o debate dos assuntos pertinentes da reunião.
5.7 Diversos
	Neste momento pode ser aberto para assuntos que não estavam na pauta inicial;
5.8 Avisos 
	É apresentada a data de uma nova reunião e comunicados pertinentes aos presentes;
5.9 Encerramento
	Agradece-se mais uma vez aos presentes e faz-se as últimas observações, terminado com um momento de oração. 07
4 Os seis mandamentos das reuniões bem sucedidas
1 – Cuidado para que a reunião não seja longa de mais;
		Demonstrar cuidado nesta área é uma forma de demonstrar respeito pelos participantes. Uma reunião nunca deve começar depois do tempo previsto, e nem terminar depois do tempo estabelecido, mas com ressalva no caso de surgir algum eventual imprevisto;
2 – Mantenha o foco;
		Não esqueça a principal razão da reunião. O foco de toda e qualquer reunião deve ser a ação, ou seja, reunir ideias para montar um plano de ação.
3 – Elogie em público e critique em particular;
		Você como líder deve evitar fazer críticas a algum integrante do grupo no meio de uma reunião, mas, se for necessário o faça em particular, e sempre no amor de Cristo, levando em conta que, como cristãos, não agimos conforme o mundo, mas seguindo o exemplo de Cristo. 
4 – Democracia sempre, monarquia nunca;
		O líder cristão busca cumprir as ordens de Cristo, pois Ele é o cabeça da igreja, conforme Colossenses 1.18. Portanto, nas reuniões é fundamental que reine o espírito de democracia, onde todas as opiniões são ouvidas e respeitadas, mas o grupo defino, com base na Bíblia, o melhor caminho a ser tomado. 
5 – Cuidado com os discursos delongados ou monólogos;
		Em toda a reunião surgem assunto que necessitam de maiores atenções, por tratarem-se de questões complexas, para tal, é importante que cada participante contribua com uma opinião, mas que não seja delonga, para que o tempo não seja deveras encurtado para os demais participantes. Fazer monólogos longos demonstra falta de respeito para com os demais integrantes da reunião.
6 – Buscai a concordância nos assuntos, para o bem do Reino de Deus;
		Toda diretoria de comunidade e paróquia precisa buscar o melhor para o crescimento do Reino de Deus. Então, seguindo neste raciocínio, todo o assunto que for colocado em debate deve convergir à concordância, pois está em jogo o avanço do Reino de Deus. A discórdia e a contenda não podem ocupar a mente ou o coração dos integrantes de uma reunião, mas o espírito de amor e união. 
06
2 Nascido para liderar!
(Gn 1.26-31)
	Você e eu nascemos para liderar. Dê uma olhada em cinco observações baseadas em Gênesis 1.26-31. Elas sugerem o nosso potencial recebido de Deus:
1. O fato de termos sido feito à imagem de Deus significa que fomos criados para liderar (v. 26). Depois que Deus diz: "Façamos o homem à nossa imagem," ele acrescenta: "Tenha ele domínio..." Uma das maneiras de refletirmos a imagem de Deus é pela liderança.
2. Deus ordenou que tanto o homem quanto a mulher tivessem domínio (v. 27). Tanto o homem bem como as mulheres receberam a habilidade e a autoridade de liderar. A liderança não pertence a certo gênero.
3. Devemos governar a terra, mas não necessariamente pessoas (v. 28). Não recebemos a ordem de governar uns aos outros, mas de governarmos as criaturas da terra. A história é, em grande parte, um reflexo de como homens e mulheres perverteram os seus papéis recebidos de Deus, tentando governar um ao outro.
4.Todos nós devemos servir uns aos outros nas áreas de nossos talentos e do propósito (v. 29-30). Deus criou todas as coisas para um propósito. Nosso propósito geral é liderar, mas cada um de nós deve perguntar a Deus: "Qual é o meu propósito específico"?
5.A liderança de cada pessoa é melhor exercida na área do seu talento (v. 31). Quando descobrimos os nossos talentos, naturalmente lideraremos naquelas áreas onde somos mais produtivos, intuitivos, sentimo-nos mais confortáveis, exercemos mais influência e nos sentimos mais satisfeitos.
03
3 Como organizar uma reunião
3.1 Agendamento prévio
		Toda reunião precisa ser marcada com no mínimo uma semana de antecedência para permitir que os integrantes da diretoria preparem-se para participar. Emergências acontecem, mas boa parte das reuniões que acontecem em cima da hora são porque o responsável não se organizou.
		Reuniões marcadas com minutos de antecedência dificilmente vão produzir resultados tão positivos quanto as marcadas com tempo para todos se prepararem. 
3.2 Ter horário previsto iniciar e finalizar
		Toda reunião previamente agendada tem local e horário para iniciar, mas frequentemente não é divulgada uma previsão de duração ou horário para encerrar.
		Em reuniões como as assembleias gerais de comunidades e paróquias não devem ser encerradas sem que os participantes estejam de comum acordo nas questões levantas ou sem uma data para um novo debate, em caso de necessidade. Reuniões de organização estratégicaprecisam ter um tempo estipulado, para que os participantes possam organizar sua agenda. 
		A mera existência de uma hora marcada para o seu fim pode ser um instrumento adicional para manter a objetividade nas discussões.
3.3 Circular uma pauta preliminar
		Todos os participantes e interessados devem ser informados, já no primeiro contato, verificando sua disponibilidade para participar da reunião, quais os temas previstos, e qual o objetivo, (É para consultar? Decidir? Comunicar algo? Mudar um plano?), para que possam responder e se preparar adequadamente.
04
3.4 Temas relevantes que surgem fora da pauta
	Se durante a reunião surgirem temas não conexos aos da pauta mas apropriados ao público presente, o secretário deve tomar nota dos assuntos, e a reunião prossegue sobre os pontos originais da pauta.
	Ao final da reunião, com base nas anotações, os temas extras podem ser colocados em discussão no momento dos diversos, ou agendados para ocasião futura (e este agendamento também deverá constar na ata ou registro da reunião).
3.5 Secretaria forte é essencial
	Toda reunião precisa de um secretário ou secretária previamente designado. Pode ser um dos participantes, que recebe esta atribuição adicional, ou uma pessoa que não participa das deliberações da reunião em si (embora esteja presente), mas fica encarregada de secretariá-la.
	O papel do secretário é simples, mas exige atenção: ele deve ficar encarregado de acompanhar os pontos da pauta, para certificar-se de que serão todos discutidos, tomar notas sobre as decisões relacionadas (interrompendo imediatamente caso note que não entendeu com clareza absoluta qual foi a decisão tomada) e gerar uma ata ou resumo sumarizando-as – logo após a reunião.
	Idealmente, antes de encerrar a reunião o secretário deve ser convidado a ler suas anotações sobre as decisões tomadas, para certificar-se de que todos os presentes têm o mesmo entendimento (naturalmente eles terão outra oportunidade para confirmar se concordam também com a ata ou registro, após sua produção).05

Continue navegando