Buscar

Dicas de Direito Penal e Processo Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Confira agora dicas de Direito Penal e Processo Penal para a 2ª Fase do XVI Exame de Ordem!
Direito Penal – Felipe Novaes
1- Coação Física irresistível: Exclui a conduta, atípico. Coação Moral irresistível: Exclui a culpabilidade. Inexigibilidade de conduta diversa. Coação Moral Resistível: Atenuante do art. 65, II, c, do C.P. 
2 – CRIME IMPOSSIVEL (Conhecido também como tentativa inidônea ou crime oco).
Por ineficácia absoluta do meio: Quando utilizado da forma como foi, não chegaria ao resultado.
Por impropriedade absoluta do objeto: Coisa ou pessoa sobre a qual recai o crime. Quando nele não se localiza o bem jurídico tutelado.
Por obra do agente provocador: Flagrante preparado ou provocado, súmula 145, STF.
Súmula Nº 145, STF: Não há crime, quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível a sua consumação. 
3- Erro essencial do tipo: Exclui o dolo, mas permite punição por culpa. Art. 20 – O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punição por crime culposo, se previsto em lei. Ocorre quando o agente tem uma má representação da realidade, não sabe o que está fazendo de verdade. P. Ex. Acredita que está transportando remédios lícitos, quando na verdade eram drogas ilícitas.
4- Erro de proibição: Exclui a culpabilidade se inevitável ou diminui a pena se evitável. Ocorre quando o agente tem plena consciência do que está fazendo mas não sabe que o fato é incriminado, erra quanto a ilicitude do fato.
5- Os crimes formais se consumam com a prática da conduta, visto que estes podem causar resultado naturalístico, mas esse não é obrigatório para consumação do delito. Ex: Difamação, injúria, calúnia, extorsão mediante seqüestro. Por outro lado, os crimes materiais, dependem da ocorrência efetiva do resultado para a consumação do crime.
6- Os crimes hediondos são insuscetíveis de fiança, contudo, é possível a liberdade provisória sem fiança para tais crimes.
 7- Pessoas jurídicas são responsabilizadas penalmente por crimes ambientais. Serão, contudo, sempre penas pecuniárias ou restritivas de direito, pois não se submetem a pena de prisão. O STF entende que tanto a denúncia quanto à condenação da Pessoa Jurídica e da Pessoa física são independentes.
 8- O princípio da insignificância torna o fato atípico materialmente. Cabe destacar ainda que, tratando-se de crime contra ordem tributária, o STF, vem entendendo que poderá ser aplicado, caso o valor da sonegação não ultrapasse àquele estabelecido pela portaria do ministério da fazenda numero 75/2012, para o valor de R$ 20.000,00.
 9 – Lei geral da copa – lei 12663/2012: Por ser de caráter temporário e excepcional, não pode ser atingida por lei posterior benéfica. A retroatividade de lei posterior benéfica não se aplica quando se tratar de leis penais tempora?rias ou excepcionais, visto que estas possuem ultra-atividade. Art. 3 CP.
 10 – Súmula Nº 711, STF: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
Processo Penal – Rodrigo Bello
1 – Ao final da 1ª fase do Tribunal do Júri 04 decisões são possíveis de serem prolatadas pelo juiz de direito da vara do tribunal do júri. São elas: pronúncia, impronúncia, absolvição sumária e desclassificação, respectivamente arts. 413,414,415 e 419 CPP. Tais decisões são atacadas por 02 recursos. Da pronúncia e desclassificação cabe recurso em sentido estrito, conforme arts. 581 IV e II CPP. Já da impronúncia e absolvição sumária cabe apelação conforme art. 416 CPP.
2 – A ação penal privada subsidiária da pública, também conhecida como queixa supletiva ou subsidiária, conforme art. 5 LIX CF só é possível quando da inércia do Ministério Público que tem prazo para ajuizar a ação penal pública em 5 dias quando preso e 15 dias quando solto.
3 – A maior preocupação numa peça deve ser com as preliminares, se existirem, e o mérito. A distribuição de pontos é feita de forma organizada e tais requisitos recebem maior destaque do examinador.
4 – Conforme artigo 322 CPP a fiança pode ser determinada pelo delegado quando o crime não ultrapassar a pena máxima em abstrato em 4 anos. Superando-se tal limite o juiz deverá, em até 48h, determinar o valor.
5 – O recurso de agravo em execução, com fundamentos nos arts. 66 e 197 LEP c/c Súmula 700 STF é cabível em face de decisões interlocutórias proferidas pelo juiz da execução penal. É um dos poucos recursos que cabe juízo de retratação conforme art. 589 CPP e seu mérito será julgado pelo Tribunal de 2º grau.

Outros materiais