Buscar

Analise do Filme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analise do Filme "O Elo Perdido"
O filme se passa na Europa, no século XIX onde um grupo de cientistas se aventura pela inexplorada África Equatorial para captura de animais selvagens e plantas silvestres.
O filme mostra o domínio do branco “civilizado” sobre as etnias da floresta primitiva africana, nesta aventura os cientistas capturam os Pigmeus e acabam levando os para estudos.
Os cientistas passam a investigar os Pigmeus como se eles fossem macacos antropóides e tratando os como animais de espécie extinta.
Através dos seus interesses e estudos os estudiosos levantam a hipótese que os Pigmeus seriam descendentes de Adão e Eva, levando em conta que os primeiros humanos que habitaram a terra seriam negros.
Com base no filme podemos ver aspectos de como os Pigmeus conseguiam aprender e absorver outras formas de cultura e comportamentos diferentes aos deles, apesar do médico Jamie Dodd defender essa tese, havia contestações dos outros cientistas que afirmavam que os Pigmeus eram incapazes de aprender outros costumes diferentes da sua cultura.
As crenças religiosas e culturais ficam explicitas no filme quando um dos Pigmeus apanha um pedaço de madeira e bate nas arvores perto da sua cabana para afastar os maus espíritos.
O filme trás consigo o etnocentrismo e o determinismo biológico quando Toko um dos Pigmeus capturados na floresta se encontra com o médico Dott havendo estranhamento por parte dos dois que é o julgamento do estereótipo e seus aspectos culturais. Pois vale apena vocês assistirem a esse grande filme com um conteúdo histórico fascinante.
O Elo Perdido
(Man to Man)
		
Elenco: Joseph Fiennes, Kristin Scott Thomas, Iain Glen, Hugh Bonneville, Cécile Bayiha, Flora Montgomery.
Direção: Regis Wargnier
Gênero: Drama
Distribuidora: Imagem Filmes
Estreia: 16 de Dezembro de 2005
Sinopse: Na promissora Edinburgo de 1879, o jovem médico escocês Jamie Dodd (Joseph Fiennes, de Shakespeare Apaixonado) se aventura pela inexplorada África Equatorial na companhia da aventureira Elena Van Den End (Kristin Scott Thomas, de O Paciente Inglês) para capturar pigmeus. 
De volta à cidade na companhia de Toko (Lomama Boseki) e Likola (Cécile Bayiha), o médico desentende-se com seus dois colegas de pesquisa, determinados a provar o elo perdido da espécie humana, quando defende que o casal de pigmeus demonstra inteligência e sentimentos humanos. Vítima da segregação dos amigos, do escárnio da comunidade científica e da crueldade humana, Jamie vê seus amigos pigmeus serem expostos no zoológico local e submetidos, como ele próprio, à mais injusta humilhação. 
A solidariedade que vai reuni-los será de laços muito fortes, os laços da própria humanidade. Uma aventura antropológica do cineasta francês Régis Wargnier em busca do O Elo Perdido dos valores mais nobres do ser humano. Filme de abertura do Festival de Berlim em 2005
Curiosidades: 
» O diretor Régis Wargnier é um dos mais conceituados cineastas franceses, vencedor do Oscar de Filme em Língua Estrangeira com Indochina (1992).
» Os zoológicos humanos mencionados no filme são fatos reais que proliferaram na Europa no século 19, pesquisados pelo diretor.
» As seqüências da expedição de caça aos pigmeus foram gravadas nas florestas ainda preservadas da África do Sul, o que garante a exuberância visual da produção.

Outros materiais