A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
79 pág.
METODOLOGIA CIENTÍFICA

Pré-visualização | Página 3 de 13

Fórum de Dúvidas (2 de 22)       Saiba  (1 de 5)
	
	Que Método Científico está contido na seguinte premissa: "Todo molusco rasteja. A lesma é um molusco. Logo, a lesma rasteja":
		
	 
	Método racional
	
	Método indutivo
	 
	Método dedutivo
	
	Método filosófico
	
	Método teológico
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702358089)
	 Fórum de Dúvidas (22)       Saiba  (5)
	
	Uma teoria científica NÃO pode ser entendida como
		
	 
	uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se decide estudar.
	
	conhecimento que resulta de um trabalho racional.
	 
	um sistema baseado em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas e sistematizadas pela exigência de coerência social, de forma a traduzir a verdade sobre a realidade existente.
	
	um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação.
	
	um sistema ordenado e coerente de proposições baseadas em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703350161)
	 Fórum de Dúvidas (22)       Saiba  (5)
	
	A ciência, conforme Cervo (2002) é uma realidade que uma geração deixa para outra como legado. Isso significa que os homens de cada geração herdam os resultados científicos das gerações anteriores e buscam ampliar as pesquisas com vistas a adquirir novos conhecimentos acerca da realidade. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa que apresenta DUAS afirmações corretas em relação à elaboração do conhecimento pelo ser humano.
		
	 
	1- Pelo conhecimento o homem busca penetrar diversas áreas da realidade. 2) Para compreender a realidade o ser humano não precisa compreender o significado e a função dos fatos nem o sentido aparente e profundo da realidade.
	 
	1- Conhecer é uma relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto a ser conhecido. 2- O sujeito cognoscente se apropria do objeto a ser conhecido.
	
	1- Historicamente o conhecimento foi se tornando científico quando foi se apropriando do espírito científico, metódico, perspicaz, rigoroso e objetivo. 2- Nesse sentido todas as formas de conhecimento são consideradas científicas como o senso comum, o mito, a arte, a filosofia, a teologia etc.
	
	1 - Pelo conhecimento o ser humano penetra as várias áreas da realidade para compreendê-la e tomar posse dela. 2- O homem nasce conhecendo o mundo a sua volta (como uma habilidade natural) com toda a sua complexidade e necessita apenas testar os conhecimentos frente à realidade.
	
	1- O conhecimento intelectual situa-se na ordem dos conceitos, definições, princípios, leis e teorias. 2- Nesse sentido, todos os seres vivos são dotados de conhecimento intelectual, pois conseguem sistematizar seu conhecimento e transmiti-los às gerações futuras.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702582010)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 22)       Saiba  (2 de 5)
	
	Uma pesquisa científica precisa observar o método.Porém,deve cuidar das etapas de cada processo,sua organização, que auxilia na construção do conhecimento.A partir desse entendimento sobre a importância do método e as etapas de uma pesquisa,pode-se concluir que,a principal característica do Método Científico é:
		
	
	Dizimação
	 
	Sistematização
	
	Sonorização
	
	Apreciação
	 
	Aferição
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703338052)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 22)       Saiba  (5)
	
	Sobre métodos científicos é correto afirmar que:
		
	 
	Método Dedutivo: é aquele pelo qual, através de observações particulares, chega-se à afirmação de um princípio geral.
	
	Método Comparativo: estuda a sociedade do ponto de vista de suas unidades (setores), considerando toda a atividade social e cultural como funcional.
	
	Método Indutivo: é o processo de raciocínio que de princípios e proposições gerais ou universais chega-se a conclusões menos universais ou particulares.
	 
	Método Hipotético-dedutivo: consiste na construção de conjecturas, que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, para ver quais as hipóteses que permanecem a partir das tentativas de refutação e falseamento.
	
	Método Funcionalista: consiste na observação de dois ou mais fatos, fenômenos, indivíduos ou classes, procurando ressaltar as diferenças e similaridades entre eles.
		 
	METODOLOGIA CIENTÍFICA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CEL0476_EX_A2_201702316114_V2 
	Matrícula: 201702316114
	Aluno(a): FABIO RODRIGUES GIL
	Data: 10/11/2017 09:22:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702965872)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 22)       Saiba  (1 de 5)
	
	No método dedutivo, partimos de uma ideia geral para uma ideia específica. Assim, toda informação já está presente nas premissas deduzidas. Por isso, podemos considerar que o método dedutivo é baseado em:
		
	 
	Premissas falsas e verdadeiras
	 
	Premissas verdadeiras
	
	Premissas falsas
	
	Premissas inconclusivas
	
	Premissas informativas
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703376778)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 22)       Saiba  (5)
	
	De acordo com as discussões em sala de aula e com o texto disponibilizado, podemos definir conhecimento como:
		
	 
	Resultado somente daquilo que se aprende ao longo da vida escolar e acadêmica.
	
	Resultado de uma herança genética passada de pais para filhos.
	
	Dependente, única e exclusivamente, da vontade de cada ser humano de adquirir novos conhecimentos. Sem essa vontade, o individuo nada aprendera sobre nenhum assunto.
	
	Conjunto de dados captados e memorizados através de processos mentais e fisiológicos . Um individuo terá maior ou menor conhecimento conforme seus processos mentais e fisiológicos sejam mais ou menos desenvolvidos.
	 
	Um processo dinâmico, inacabado e em constante transformação e adaptação
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703329520)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 22)       Saiba  (2 de 5)
	
	A resolução dos problemas de ordem científica passa necessariamente pelo método, tanto em seu aspecto de processo intelectual quanto de processo operacional. Sobre ambos os conceitos é possível afirmar que:
		
	 
	o primeiro diz respeito a organizar as atividades que vão permitir chegar ao fim almejado; o segundo diz respeito a análise sistemática de todas as vias de acesso à solução
	
	o primeiro é específico das atividades da área de ciências exatas; o segundo se encontra presente em todas as pesquisas científicas
	 
	o primeiro diz respeito a análise sistemática de todas as vias de acesso à solução; o segundo diz respeito a organizar as atividades que vão permitir chegar ao fim almejado;
	
	o primeiro é específico das atividades da área de ciências humanas; o segundo se encontra presente somente na área de ciências exatas
	
	o primeiro se encontra em todas as áreas da ciência enquanto o segundo está presente somente nas ciências exatas;
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703325735)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 22)       Saiba  (2 de 5)
	
	O método científico tem como premissa:
		
	 
	As fantasias.
	
	A Invenção.
	
	O empirismo.
	 
	A racionalidade.
	
	O misticismo.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703350165)
	 Fórum de Dúvidas