Buscar

estudo dirigido respostas endocrino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido sistema endócrino
Qual a função do sistema endócrino e o que são hormônios?
Regular a atividade de órgãos, tecidos, células
O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. O sistema endócrino forma mecanismos reguladores precisos, comunicando com o sistema nervoso, este por sua vez proporciona ao sistema endócrino informações a respeito do meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. 
Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam dentro da corrente sanguínea. O sangue transporta esses hormônios para atuarem em áreas específicas do organismo.
Qual a origem embriológica, localização e as partes que compõe a hipofise?
Localiza-se na sela túrsica (depressão do assoalho ósseo)
Origem embriológica:    Durante o processo de formação da hipófise na vida embrionária, observa-se que  "a pars distalis" e  a "pars intermedia" se originam da bolsa de Rathke (originada do teto da cavidade oral do embrião), e que a “pars nervosa” se origina de uma evaginação do assoalho do terceiro ventrículo. Em seguida, as duas partes se fundem e formam uma glândula aparentemente única.
Partes que a compõem: adenohipofise (pars distalis, pars intermedia, pars tuberalis) e neurohipofise (pars nervosa e infundíbulo)
Qual a estrutura histológica da pars distalis da adenohipófise, suas células e quais hormônios cada uma delas secreta?
Formada por glândulas cordonais, tecido conjuntivo , vasos e nervos.
Célula cromófobas e cromófilas, entre as cromófilas temos as somatotróficas(GH), mamotróficas(prolactina), gonadotrófica(FSH,LH), tireotrófica(TSH) e corticotrófica(ACTH)
Quais as partes, a estrutura histológica e hormônios secretados na neurohipofise?
Formada pela pars nervosa e pelo infundíbulo. Constituída histologicamente por muitos axônios amielinicos neuro secretores e por pituícitos(celulas com prolongamentos) , não possui muitas células do conjuntivo. Os hormônios secretados pela neurohipofise são: ADH, oxitocina e também fatores liberadores e inibidores
Qual a relação entre hipófise e hipotálamo e através de quais estruturas morfológicas isto acontece?
 A hipófise e o hipotálamo são estruturas intimamente relacionadas morfológica e funcionalmente que controlam todo o funcionamento do organismo direta ou indiretamente atuando sobre diversas glândulas como a tireóide, adrenais e gônadas. Quase toda a secreção hipofisaria é controlada pelo hipotálamo, que recebe informações oriundas da periferia e dependo das necessidades momentâneas inibirá ou estimulara a secreção dos hormônios hipofisarios, através de sinais hormonais ou neurais. 
Através do infundíbulo
Onde se localiza e qual a estrutura histológica da tireoide?
Localiza-se anteriormente a traqueia, é uma glândula folicular, revestida por epitélio cubico glandular, constituída por folículos tireoideanos e células C
Quais os hormônios secretados pela tireoide, sua função e quais as células ou estruturas que os secretam?
São o T3 ,T4 e a calcitocina. T3 e T4 regulam o metabolismo de nossas células enquanto que a calcitocina baixa a calcemia. T3 e T4 são secretados pelos folículos tireoideanos e a calcitocina pelas células C
Qual o hormônio secretado pela paratireoide e sua função?
É o paratormônio cuja função é aumentar a taxa de cálcio no sangue
Descreva a estrutura histológica da glândula adrenal, suas regiões e hormônios secretados.
Regiões: córtex (zona glomerulosa, fasciculada e reticulada, em cada zona as glândulas cordonais se agrupam de uma forma diferente, na glomerulosa em forma de glóbulos, na fasciculada espongiócitos em cordões com sinudoides e na reticular tem-se cordões irregulares em rede) possui cor amarelada e origem mesodérmica, produz hormônios corticoideis, e a região medular , a qual é muito rica em vasos sanguíneos e tem glandulas do tipo cordonares em rede, possui cor acizentada e tem origem neuroectodérmica, produz os hormônios adrenalina e noradrenalina.

Outros materiais