Buscar

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

TEMA 1 DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Questão 1 
Vivemos uma época com intensas formas de comunicação realizadas em plataformas bem variadas. As limitações físicas e/ou geográficas têm hoje pouca influência sobre as maneiras que dispomos para nos comunicar. Essa realidade faz parte de um cenário composto por um contexto cultural e sócio-histórico que tem como principais características ser:
I. Globalizado. RESPOSTA D
II. Restrito. 
III. Informatizado. 
IV. Multicultural. 
V. Limitado. 
Está correto o que se afirma em:
a) I, II, III, IV e V. 
b) II, III e IV. 
c) I apenas. 
d) I, III e IV. 
e) III e V.
Questão 2 
Leia as seguintes afirmações: 
I. Forma pela qual vemos, captamos, percebemos e interpretamos o mundo. 
II. Auxilia na tomada de decisões e a responder constantemente às necessidades. 
III. Baseia-se essencialmente na forma como percebemos a realidade a partir de nossos valores pessoais, atitudes e crenças que influenciam a forma como agimos e reagimos às diferentes situações cotidianas. 
IV. Está também relacionada a uma importante dimensão da cultura.
Essas afirmações se referem: 
a) À nossa visão de mundo. 
b) À visão que a pessoa constrói ao longo da vida e que deve estar em consonância com a visão da empresa na qual trabalha. 
c) Aos objetivos de vida da pessoa expressos em sua missão. 
d) À visão, missão e aos valores de cada indivíduo. 
e) Aos valores que são marcadamente definidos a partir da cultura.
Questão 3 
A visão de mundo pode variar muito, sem que precisemos determinar qual é a mais acertada, melhor e qual é errada, pior. Nossa busca por respostas nos conduzem a caminhos e ações diferentes, e a realidade na qual estamos imersos também influencia fortemente a maneira como vemos e interpretamos o mundo. Se sua visão de mundo for mais ________________, você buscará ver o todo, o conjunto, compreendendo que as partes estão intimamente ligadas ao analisar uma situação ou qualquer dificuldade. Mas, se sua visão de mundo for mais ________________, você tenderá a desmembrar um problema – ou um acontecimento qualquer – em diversas partes, buscando entender seu funcionamento antes de dar uma resposta.
Questão 4 
A visão de mundo nos dá a possibilidade de aperfeiçoarmos três atitudes que usamos como ferramentas para fazer a leitura da realidade. Quais são essas atitudes? Explique-as.
R: Resposta: As três atitudes são: 1. Ressignificar o passado; 2. Entender o presente; e 3. Projetar e predizer o futuro. 
1. Ressignificar o passado: olhar para o passado tentando compreender e interpretar os fatos com maior distanciamento emocional. Quando podemos nos afastar emocionalmente dos fatos, aumenta a possibilidade de avaliarmos a influência de tais fatos no momento atual. Conforme o tempo passa, é possível reduzir o impacto emocional e avaliar com distanciamento ainda poderá trazer na vida atual. 
2. Entender o presente a partir de informações e conhecimentos de fontes variadas. Quando nos empenhamos em compreender o presente, buscamos informações, conhecimentos, consideramos múltiplas vertentes, temos a chance de enriquecer e ampliar nossa visão de mundo. Todo esse conhecimento pode se traduzir na ampliação dos conhecimentos, na quais são as emoções que esse fato ainda suscita em nós e quais consequências 
amplitude do leque de visão, na capacidade de saber mais, saber melhor e compreender com muito mais propriedade o momento presente. Sua visão de mundo se ampliou e jamais voltará à forma original. 
3. Projetar e predizer o futuro: as projeções se constroem com base em fatos passados como fonte de referências e experiências. Então, será possível predizer, estimar o que está por vir, elaborar um projeto de futuro.
Questão 5 
Defina senso comum e senso crítico
Resposta: Senso comum é um conjunto de opiniões, crenças, tradições e modos de viver que se desenvolvem em uma sociedade e faz parte da herança 
cultural de cada povo. São as tradições que passam de geração em geração e são aceitas como verdades, sem questionamentos. 
Senso crítico é a capacidade de questionar e analisar de forma racional, inteligente, organizada e sistemática. Por meio do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.
TEMA 2
Questão 1 
Sobre empregabilidade, podemos afirmar que: 
I. Pode ser definida como a capacidade de uma pessoa de conseguir um emprego, de se manter nesse emprego e de conseguir uma nova colocação, caso seja necessário. 
II. Em certa medida, a empregabilidade é usada como resposta dos empregadores às novas condições do mercado de trabalho. 
III. Empregabilidade é ter e manter seu valor para as organizações. 
IV. A empregabilidade requer constante desenvolvimento de habilidades e competências, tanto por meio do conhecimento específico como pela multifuncionalidade, isto é, grande variedade de funções que o trabalhador pode assumir na empresa. Está correto o que se afirma em:
a) I, III e IV. 
b) II e IV. 
c) I, II, III e IV. 
d) II e III. 
e) IV apenas.
Resposta: Alternativa C. Todas as afirmações se referem à empregabilidade
Questão 2 
Refere-se ao planejamento prévio sobre o caminho a ser percorrido para alcançar determinada posição na profissão escolhida. É o modo de conduzir a formação e estruturar a busca de conhecimentos específicos para o êxito em uma área de atuação. 
Este trecho traz a definição: 
a) De empregabilidade. 
b) Do trabalho na era da globalização. 
c) Da postura do empreendedor de sucesso. 
d) Do gerenciamento de carreira. 
e) Do empreendedorismo
Resposta: Alternativa D. 
Gerenciamento de carreira refere-se ao planejamento prévio sobre o caminho a ser percorrido para alcançar determinada posição na profissão escolhida. É o modo de conduzir a formação e estruturar a busca de conhecimentos específicos para o êxito em uma área de atuação.
Questão 3 
Segundo Dornelas (2007, p. 13), há diferentes empreendedores com suas específicas áreas de atuação:
I. É o dono do seu próprio negócio. Inova para atender às necessidades de mercado, planeja suas ações, aceita os riscos inerentes a incertezas nos resultados (lucro/prejuízo). 
II. Atua dentro de uma organização já estabelecida; por este motivo, é comum que sua autonomia seja reduzida. É geralmente executivo empreendedor, sendo excelente gestor, com capacidade de inovar e convencer as pessoas dentro e fora da organização. 
III. Atua com Organizações Não Governamentais (ONGs) ou projetos sociais, reagindo fortemente perante os problemas sociais, desenvolvendo projetos e liderando equipes que trabalham para modificar cenários de pobreza, carência, desamparo, enfim, são heróis da sociedade que buscam realização pessoal acima de qualquer retorno financeiro. 
Os empreendedores citados são, respectivamente: 
a) Empreendedor Empresário - Empreendedor Coorporativo - Empreendedor Social. 
b) Empreendedor Empresário - Empreendedor Social - Empreendedor Coorporativo. 
c) Empreendedor Coorporativo - Empreendedor Social - Empreendedor Empresário.
 d) Empreendedor Social - Empreendedor Coorporativo - Empreendedor Empresário. 
e) Empreendedor Social - Empreendedor Empresário - Empreendedor Coorporativo.
. Resposta: Alternativa A. 
- Empreendedor Empresário: é o dono do seu próprio negócio. Inova para atender às necessidades de mercado, planeja suas ações, aceita os riscos inerentes devido a incertezas nos resultados (lucro/prejuízo). 
- Empreendedor Coorporativo: atua dentro de uma organização já estabelecida, por este motivo é comum que sua autonomia seja reduzida. São geralmente executivos empreendedores, sendo excelentes gestores com capacidade de inovar e convencer as pessoas dentro e fora da organização.
- Empreendedor Social: atua com ONGs (Organizações Não Governamentais) ou projetos sociais, reagindo fortemente perante os problemas sociais, desenvolvendo projetos e liderando equipes que trabalham para modificar cenáriosde pobreza, carência, desamparo, enfim, são heróis da sociedade que buscam realização pessoal acima de qualquer retorno financeiro.
Questão 4 
A adaptabilidade pessoal representa a possibilidade e o desejo do trabalhador de adaptar-se de forma proativa às demandas que cada situação apresenta. Desta forma, o trabalhador tem a chance de aumentar seu valor para a organização e também as perspectivas de sucesso na carreira. A capacidade de adaptabilidade pessoal envolve basicamente cinco características individuais. Cite-as e explique-as.
Resposta: A capacidade de adaptabilidade pessoal envolve basicamente essas cinco características individuais: 
1. Otimismo: capacidade de ver os desafios como algo positivo, como uma oportunidade para o aprendizado. 
2. Disposição para aprender: envolve o aprendizado formal e informal, analisando tanto as oportunidades como as ameaças do ambiente. 
3. Flexibilidade: é a abertura às novas experiências, o que pode conduzir às mudanças. 
4. Lócus de controle interno: representa a crença na capacidade de avaliar as diferentes situações enfrentadas, de avaliar os acontecimentos de sua vida. 
5. Autoconfiança: é a crença interna sobre sua capacidade de sucesso ao lidar com dificuldades e desafios.
Questão 5
A figura, a seguir, mostra os fatores que contribuem para o desenvolvimento da empregabilidade.
Uma das áreas é a identidade de carreira. É a identidade de carreira que permite que você saiba “quem é” e “o que quer ser”, colaborando, assim, para incrementar sua motivação. 
Quais fatores são importantes ingredientes para construir e consolidar sua identidade de carreira?
R Resposta: Os fatores são ter clareza de seus objetivos e aspirações pessoais e, também, buscar e aprimorar o autoconhecimento, que, por sua vez, compreende: seus valores, motivações e formas de interação.
TEMA 3
Questão 1
Sobre o projeto de vida, podemos afirmar que: 
I. Compõe-se de uma visão de futuro considerando expectativas e aspirações de uma pessoa com relação ao horizonte a que pretende chegar, sendo necessário um planejamento quanto a objetivos, tempo, recursos, uma avaliação real das condições atuais e do que falta para chegar às condições almejadas. 
II. É uma tarefa simples de ser realizada, já que todos sabemos exatamente aonde desejamos chegar e basta seguirmos um modelo. 
III. Requer que se estabeleça uma missão de vida, algo que guie você para aonde quer chegar. É por isso que autoconhecimento e visão de mundo são fundamentais. 
IV. Informações claras sobre o contexto no qual vive, conhecimento das oportunidades e a compreensão dos recursos que possui (financeiros, de tempo, conhecimento etc.) vão ditar significativamente o modo como você conseguirá se preparar para alcançar os objetivos de seu projeto de vida. 
V. A diferenciação entre sonhos, desejos e dados reais é um passo importante para a construção do projeto de vida. 
Está correto o que se afirma em: 
a) I, II, III e IV. 
b) II, III e IV. 
c) III e V. 
d) II, IV e V. 
e) I, III, IV e V.
Alternativa E. Apenas a afirmação II está incorreta quanto ao projeto de vida, ao afirmar que “é uma tarefa simples de ser realizada, já que todos sabemos exatamente aonde desejamos chegar e basta seguirmos um modelo”. Não é uma tarefa simples de ser realizada e não basta seguir um modelo. As demais afirmações (I, III, IV e V) estão corretas quanto ao projeto de vida
Questão 2 
Leia as definições a seguir: 
I. Refere-se a uma possibilidade de ser, por exemplo, como uma semente que pode se transformar em árvore. Envolve encontrar sua finalidade e empenhar o esforço necessário para conseguir atingi-la. É a capacidade ou habilidade para realizações e desenvolvimentos futuros.
II. Conjunto de aptidões, naturais ou adquiridas, que levam ao êxito ao desenvolver uma atividade. Pode ser inato ou adquirido e se potencializar com estudos e com a prática. 
Essas duas definições se referem, respectivamente:
a) Missão – Talento. 
b) Talento – Potencial. 
c) Potencial – Talento. 
d) Valor – Visão. 
e) Missão – Potencial
Resposta: Alternativa C. 
As definições se referem, respectivamente, ao potencial e ao talento.
Questão 3 
Leia as afirmações sobre o trabalho: 
I. O trabalho se revela na sua vida a partir da história singular, única, na qual apreendeu, captou valores de outros, de pessoas significativas para você com valores que foram passados de geração em geração. 
II. O trabalho pode carregar uma natureza contraditória: por vezes pode ser reconhecido como algo que proporciona valor substancial na vida das pessoas, realização e imensa satisfação; por outras vezes, como atividade cansativa, que exige sacrifício, esforço ou, até mesmo, como perda do tempo. 
III. Os sentidos do trabalho são múltiplos, carregam a história de vida das pessoas e sua reflexão sobre a realidade. São processos complexos que se apresentam ora de forma antagônica ora de forma complementar. 
IV. Os sentidos de trabalho se mesclam, alteram nossos posicionamentos de vida, cruzam significados particulares e pessoais com significados coletivos. 
Escolha a alternativa que indica se as afirmações são verdadeiras ou falsas, respectivamente: 
a) Verdadeira - Falsa - Verdadeira - Verdadeira. 
b) Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira
C) Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira - Falsa. 
d) Falsa - Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira. 
e) Verdadeira - Verdadeira - Falsa - Falsa
Resposta: Alternativa B. 
Todas as afirmações são verdadeiras quanto ao significado do trabalho
Questão 4 
Leia a afirmação a seguir: 
Projeto de vida é algo pessoal e intransferível, sofre influência das suas características de personalidade, do contexto socioeconômico e da geração a que pertence. 
A partir da sua análise, responda: O que significa ser intransferível? Que fatores um projeto de vida deve considerar 
Resposta: Ser intransferível significa que o projeto de vida deve ser elaborado pela própria pessoa, que não pode ser feito ou delegado a terceiros. Os fatores que um projeto de vida deve considerar são: saúde, família,
Questão 5 
Conheça e acompanhe as histórias de vida de Ronaldo e Heloísa, analisando os seguintes materiais: onsiderar?
Sobre eles, responda: 
a) O que essas duas histórias de vida têm em comum? 
b) Diversas empresas e organizações já reconhecem que pessoas como Ronaldo e Heloísa são as que têm mais chances de atingir seu potencial. Por quê?
Resposta: a) Essas histórias mostram que ninguém nasce pronto, é preciso ir se fazendo ao longo do caminho. Traçar um projeto de vida é também se tornar algo enquanto se caminha. As histórias de Ronaldo e Heloísa também revelam a necessidade de descobrir e desenvolver o potencial, levando a pessoa a ser mais realizada, mais feliz, mais produtiva.
TEMA 4
Questão 1 
No Brasil, a questão étnico-racial tem estado presente em debates sobre políticas afirmativas, tais como as cotas para universitários e as ações de combate ao preconceito racial. A primeira legislação específica de combate ao racismo tem mais de 50 anos: é a lei Afonso Arinos, de 1951, promulgada durante o governo Vargas, que tornava o racismo uma contravenção. A questão hoje é mais amplamente regulamentada pelo Estatuto da Igualdade Racial, de 2010, que trata ainda de políticas de educação, saúde, cultura, esporte, lazer e trabalho. 
O racismo é atualmente: 
a) Especificado como crime em qualquer esfera, inclusive nas relações trabalhistas, sendo proibido o tratamento diferenciado no ambiente de trabalho e, em específico, o uso da raça ou da cor como critérios para justificar diferenças salariais ou para o processo de recrutamento. 
b) A revelação de como uma sociedade enfrenta e responde questões que envolvem diferenças étnicas e sociais, não caracterizando o racismo como crime.
 c) Inexistente na sociedade brasileira, uma vez que não há mais nenhuma forma de desigualdade na prática. 
d) Apenas objeto de estudo, já que as estatísticas demonstram que os aspectos étnicos (como cor ou raça) e os aspectos sociaisrelativos à divisão de classes foram extintos na sociedade brasileira, que oferece igualdade sem restrições. 
e) Uma lembrança do passado quando ainda existiam enormes desigualdades sociais entre brancos e negros, refletidas em diferenças salariais e no acesso à educação. Desigualdades que hoje se configuram como totalmente superadas.
Resposta: Alternativa A. 
Apenas a afirmação A está correta quanto ao crime de racismo.
Questão 2 
No Brasil, as diferenças de raça ou cor se traduzem, muitas vezes, em desigualdades sociais. As políticas de ação afirmativa, implementadas pelo governo ou pelas empresas: 
I. Têm como objetivo promover condições de acesso a oportunidades de ensino e de trabalho mais igualitárias para todos. 
II. Carregam a intenção de que, depois de determinado período de sua aplicação, as desigualdades sociais e raciais históricas sejam eliminadas. 
III. Podem ter por base tanto critérios raciais quanto sociais, de gênero, orientação sexual ou deficiência física. IV. Não abarcam em seu contexto grande polêmica como, por exemplo, a implantação de cotas raciais, já que há consenso da sociedade sobre tal questão.
Escolha a alternativa que indica se as afirmações são verdadeiras ou falsas, respectivamente: 
a) Verdadeira - Falsa - Verdadeira - Verdadeira. 
b) Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira. 
c) Verdadeira - Falsa - Verdadeira - Falsa. 
d) Falsa - Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira. 
e) Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira - Falsa.
Resposta: Alternativa E. 
Apenas a afirmação IV está incorreta quanto às políticas de ação afirmativa, implementadas pelo governo ou pelas empresas. Atualmente, ainda há grande polêmica, por exemplo, na implantação de cotas raciais.
Questão 3 
De forma geral, o conceito pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações que levam à promoção, ao desenvolvimento e à sustentação de um serviço ou produto ou no mercado. Trazendo esse conceito para o ____________, o objetivo é fortalecer a imagem de uma pessoa e aumentar a aceitação do público por essa pessoa. O ____________ tem uma imagem concreta fácil de imaginar: tome a si próprio como se fosse um produto, projete a imagem de uma marca em relação a você mesmo.
Resposta: Alternativa C. 
As lacunas do texto ficam corretamente preenchidas com a expressão Marketing pessoal.
Questão 4
Do ponto de vista antropológico, nenhuma cultura é estática. Por exemplo, nenhum de nós fala, age ou se veste de modo idêntico a nossos antepassados de 50 anos atrás. Então, como podemos definir, hoje, quem é índio no Brasil?
Resposta: Atualmente, o critério mais bem-aceito pelos antropólogos remete à definição de grupo étnico, que seria uma forma de organização social em que os próprios membros se reconhecem mutuamente como parte daquele grupo. Isto é, ao invés de se definir determinado grupo como indígena por meio dos traços culturais que ele exibe, dá-se prioridade à autodefinição dos membros desse grupo. Deste modo, índio é que aquele se considera como tal, e é assim visto por seu grupo, bem como pela sociedade que o circunda.
Questão 5 
Como é construída a identidade étnica? Dê um exemplo.
Resposta: A identidade étnica é construída quando as diferenças se tornam conscientes, podendo ser acionada para demarcar o grupo e para disparar as lutas por direitos desse grupo. Como exemplo, podemos citar que a categoria “negro” foi reivindicada pelo movimento negro visando à autoconsciência de grupo.
TEMA 5
Questão 1 
A comunicação, como se estabelece atualmente, é fruto do processo evolutivo humano, marcado por três momentos: 
a) Surgimento da comunicação oral e simbólica, desenvolvimento da escrita e invenção da imprensa. 
b) Nascimento da comunicação oral, desenvolvimento da comunicação simbólica e invenção da escrita. 
c) Início da comunicação simbólica, desenvolvimento da escrita e intensificação do processo de globalização. 
d) Surgimento da comunicação verbal e não verbal, aprimoramento da capacidade de interpretar e invenção da escrita. 
e) Nascimento dos códigos e símbolos criados pelos primeiros humanos, comunicação oral e desenvolvimento da escrita.
Resposta: Alternativa A. 
A comunicação como se conhece e se estabelece atualmente é fruto do processo evolutivo humano, marcado por três momentos distintos: surgimento da comunicação oral (linguagem) e simbólica (desenhos), desenvolvimento da escrita e a invenção da imprensa. Inicialmente, a comunicação ocorria de forma simbólica por desenhos produzidos pelos humanos nas paredes das cavernas. Por meio disso, era possível que os significados fossem trocados entre as pessoas, com o objetivo de organizar o trabalho, a comunidade e as relações interpessoais.
Questão 2 
Para elaborar e receber críticas de forma construtiva, a habilidade de comunicação é imprescindível, bem como a __________________, que se refere a expressar o que realmente se pensa ou se sente, ser honesto e autêntico, sem ser agressivo ou grosseiro, e a __________________, que, por sua vez, significa conseguir se colocar no lugar do outro, percebendo a situação ou o problema da perspectiva dele. Tais cuidados são essenciais para evitar o desgaste dos relacionamentos e mantê-los saudáveis e produtivos, já que as críticas inadequadas e repetidas podem se transformar, inclusive, em um problema legal de assédio moral. 
As palavras que completam corretamente as lacunas do texto são, respectivamente: 
a) interpretação – assertividade. 
b) empatia – assertividade. 
c) assertividade – interpretação. 
d) comunicação – empatia. 
e) assertividade – empatia
Resposta: Alternativa E. 
Para elaborar e receber críticas de forma construtiva, a habilidade de comunicação é imprescindível, bem como a assertividade, que se refere a expressar o que realmente se pensa ou se sente, ser honesto e autêntico, sem ser agressivo ou grosseiro, e a empatia, que, por sua vez, significa conseguir se colocar no lugar do outro, percebendo a situação ou o problema da perspectiva dele. Tais cuidados são essenciais para se evitar o desgaste dos relacionamentos e mantê-los saudáveis e produtivos, já que as críticas inadequadas e repetidas podem se transformar, inclusive, em um problema legal de assédio moral.
Questão 3 
“É possível se esconder de muita coisa em uma empresa, mas não da necessidade de saber se comunicar falando.” (Max Gehringer) 
Para diversos analistas e orientadores de carreira, há uma longa lista de habilidades que uma pessoa precisa desenvolver para construir uma carreira de sucesso, e a comunicação verbal é uma das mais importantes. Sobre este contexto, analise as afirmações a seguir: 
I. Mesmo sendo importante, a comunicação verbal sempre foi uma das mais relegadas nas empresas.
 II. É comum as pessoas analisarem que não precisam investir no aprimoramento de sua comunicação verbal por acreditarem que basta serem falantes da língua. 
III. É necessário investir e aprimorar a linguagem verbal usada na empresa, que não é a mesma linguagem usada no cotidiano, em conversas sociais. 
IV. Nas empresas, a habilidade da comunicação verbal é indispensável para explicar, liderar, negociar, fazer apresentações, convencer, solicitar, explicitar. Está correto o que se afirma em: 
a) Apenas em I e III. 
b) I, II e IV. 
c) II, III e IV. 
d) I, II, III e IV. 
e) Apenas em IV.
Resposta: Alternativa D. 
Todas as afirmações são verdadeiras quanto à comunicação verbal nas empresas.
Questão 4
Considerando o contexto do feedback na comunicação: 
a) Defina feedback na visão empresarial.
R Ferramenta usada nas organizações para oferecer orientações ou avaliações aos funcionários quanto a seu comportamento e desempenho.
b) Como usar o feedback de forma positiva? R	Para que um feedback seja produtivo e promova as mudanças de comportamento desejadas, a crítica deve ser feita de forma construtiva, independentemente de o conteúdo a ser tratado ter um foco positivo ou negativo.
Questão 5 
Quando ocorre um descompasso entre a mensagem que queremos transmitir e aquela queas pessoas recebem, em geral, estamos falando de ruídos ou barreiras à comunicação. De que tipo podem ser essas dificuldades e essas barreiras?
Resposta: Ruídos, dificuldades ou barreiras à comunicação, que podem ser de diferentes tipos, entre eles: problemas de semântica (escolha de palavras e expressões com significado incompreensível ou desconhecido pelos receptores da informação), distrações físicas (barulho, interrupções), efeito de status (diferença entre níveis hierárquicos ou sociais entre os interlocutores), bem como diferenças culturais e falta de feedback. Outros elementos que interferem diretamente nesse processo são as formas de comunicação (verbal e não verbal) e a escolha dos canais para a transmissão da mensagem (conversa face a face, telefone, e-mails).
TEMA 6
QUESTÃO 1
Preenchimento de fichas virtuais, entrevistas, dinâmicas de grupo, testes psicológicos, avaliações de conhecimentos, provas situacionais, testes práticos e provas técnicas são etapas seletivas: 
a) entre as quais a empresa seleciona duas para então compor um processo seletivo.
b) que sempre partem da primeira citada para então compor um processo seletivo com mais algumas etapas seletivas. 
c) apresentadas na ordem correta em que serão aplicadas dentro de um processo seletivo. 
d) que sempre compõem um processo seletivo. 
e) que podem compor um processo seletivo na busca por uma vaga de emprego.	
Resposta: Alternativa E. 
Essas etapas seletivas podem compor um processo seletivo. São elas: preenchimento de fichas virtuais, entrevistas, dinâmicas de grupo, testes psicológicos, avaliações de conhecimentos, provas situacionais, testes práticos e provas técnicas.
Questão 2 
Planejar a carreira é uma opção individual e vai determinar um percurso único. Sobre o planejamento de carreira, podemos afirmar que: 
I. Apesar de ser pouco praticado, é uma ação fundamental para definir os passos que você deve seguir na vida profissional. 
II. A empresa, assim como os gestores, não devem ser parceiros para traçar esse planejamento. 
III. Ao decidir planejar sua carreira, projete o futuro com a clareza de que seu sucesso profissional depende das experiências vividas. 
IV. Um planejamento de carreira ideal deve começar pelo fim. Pense onde quer estar quando se aposentar, em qual cargo e em qual tipo de empresa. É a partir deste ponto que será projetado todo caminho para atingir o objetivo final. 
Escolha a alternativa que indica se as afirmações são verdadeiras ou falsas, respectivamente: 
a) Verdadeira - Falsa - Verdadeira - Verdadeira. 
b) Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira. 
c) Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira - Falsa. 
d) Falsa - Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira.
e) Verdadeira - Falsa - Verdadeira - Falsa.
Resposta: Alternativa A. 
Apenas a afirmação II é falsa. O correto é que tanto a empresa quanto os gestores devem ser parceiros para traçar o planejamento de carreira.
Questão 3 
Leia as afirmações a seguir: 
- Usado para começar o processo, geralmente é o que dispara o processo seletivo. - Requer que você invista esforços na elaboração para abrir as portas da organização. 
- Deve demonstrar suas principais habilidades, conquistas e experiências. 
- Ser sempre atualizado, escrito de forma correta e bem distribuída, sem exageros. - Precisa comunicar claramente seus objetivos e destacar seu potencial. 
Essas afirmações se referem ao: 
a) Planejamento de carreira. 
b) Currículo. 
c) Marketing pessoal. 
d) Networking. 
e) Processo seletivo.
Resposta: Alternativa B. 
Todas as afirmações se referem ao currículo.
Questão 4 
A entrevista é um rico momento tanto para o entrevistador como para o entrevistado. Explique por quê. 
Resposta: A entrevista é um momento de troca de informações no qual é possível mostrar ao entrevistador suas qualidades e também os motivos pelos quais deveria ser contratado. Para o entrevistado, é uma ótima oportunidade para conhecer a organização, analisando se esse local se encaixa a seu projeto de vida. Trata-se de um momento de conversa com objetivos predefinidos para ambos os lados, em que as pessoas têm a chance de ficar frente a frente e descobrirem-se mutuamente por meio do rico contato pessoal
Questão 5 
A rede de contatos, também conhecida por “network”, é uma das formas mais eficientes para estabelecer relacionamento profissional próximo e diferenciado. Essa rede é usada para facilitar a colocação no mercado, mas não só para isso. Por meio do network, você pode ampliar seus contatos ao conhecer mais pessoas e empresas e também ao estreitar relações. 
Cite duas vantagens de ampliar e investir na qualidade da sua rede de contatos.
Resposta: Seguem algumas vantagens de se investir em network: 
- A maioria das oportunidades de emprego é preenchida a partir de conhecidos que indicam outros que compõem sua rede. 
- Muitas vagas não são divulgadas na mídia, e a agenda de contatos pode indicar caminhos para acessar pessoas que realmente decidem sobre a contratação. 
- Mesmo com tantas dificuldades que o mercado enfrenta atualmente, network tem se revelado um eficiente instrumento de integração, ligando pessoas de variadas áreas. Há a ampliação das possibilidades de fazer, manter e incrementar novas amizades, criação de parcerias e negócios novos. 
- Por meio da rede de contatos é possível se apresentar, mostrar-se para o mundo expondo suas habilidades. 
- Network permite abranger pessoas diferentes ocupando cargos bem diversos. Independentemente do cargo que a pessoa ocupa, cada um tem seu próprio grupo de relacionamento. Segue-se, então, o “efeito dominó”: essa pessoa sabe de outra pessoa que conhece outra e que pode então ajudar de alguma forma.
TEMA 7
Questão 1 
Cada vez mais são disponibilizados vários serviços e recursos na internet, e com eles surgem novas possibilidades para as pessoas, para os mercados e também para as interações sociais. Por isso, é tão importante ter acesso e se inserir nesse universo. 
Sobre a internet, podemos afirmar que: 
I. A internet, assim como as redes sociais, passa longe dos aspectos culturais, sociais e econômicos, inclusive não influencia as questões comportamentais e políticas. 
II. Entre os serviços de comunicação, o e-mail (correio eletrônico) é a mais importante ferramenta e permite que uma pessoa se comunique com outra em qualquer parte do mundo, por meio do envio e recebimento de mensagens, de um computador a outro, ambos conectados à internet.
 III. Uma valiosa contribuição da internet para pessoas e empresas é a possibilidade de recuperar informações (download) que transfere uma ome 
IV. Com a internet, as empresas descobriram também novas oportunidades, fazendo então surgir diversas empresas virtuais. Escolha a alternativa que indica se as afirmações são verdadeiras ou falsas, respectivamente: 
a) Verdadeira - Falsa - Verdadeira - Verdadeira. 
b) Falsa - Falsa - Verdadeira - Verdadeira. 
c) Verdadeira - Falsa - Verdadeira - Falsa. 
d) Falsa - Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira. 
e) Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira - Falsa.
Resposta: Alternativa D. 
A afirmação correta seria: “A internet, assim como as redes sociais, influenciam aspectos culturais, sociais e econômicos, o que inclui desde questões comportamentais até questões políticas”.
Questão 2 
Termo que caracteriza tudo o que está associado a soluções utilizadas em determinado sistema, com base em recursos metodológicos, tecnologias de informática, recursos de comunicação e de multimídia. Inclui, também, processos envolvidos com a geração, o armazenamento, a veiculação, o processamento e a reprodução de dados e informações. 
Esse termo é: 
a) Internet. b) Tecnologia da Informação. c) Web 2.0. d) Redes sociais. e) Comunidade virtual.
Resposta: Alternativa B. 
Tecnologia da Informação (TI) é o termo que caracteriza tudo o que está associado a soluções utilizadas em determinado sistema, com base em recursos metodológicos, tecnologias de informática, recursos de comunicação e de multimídia. Inclui também processosenvolvidos com a geração, o armazenamento, a veiculação, o processamento e a reprodução de dados e informações.
Questão 3 
A internet, no contexto das organizações, dá suporte também a atividades que integram a organização no mercado global. Segundo Velloso (2004), o ___________ é o processo de compra e venda de bens e serviços pela internet, e o ___________ é o processo em que se estabelece ligação eletrônica entre uma organização, seus clientes, seus fornecedores e demais elementos de seu relacionamento, com o objetivo de obter maiores ganhos nos negócios. As palavras que completam corretamente as lacunas são, respectivamente: 
a) Web 2.0 – e-business.
 b) headhunters – e-business. 
c) e-commerce – e-business. 
d) e-business – e-commerce. 
e) headhunters – Web 2.0.
Resposta: Alternativa C. 
Segundo Velloso (2004), o e-commerce é o processo de compra e venda de bens e serviços pela internet, e o e-business é o processo em que se estabelece ligação eletrônica entre uma organização, seus clientes, seus fornecedores e demais elementos de seu relacionamento, com o objetivo de obter maiores ganhos nos negócios.
Questão 4 
Qual é o grande diferencial que as Tecnologias da Informação e Comunicação carregam hoje?
Resposta: Pode-se dizer que atualmente o grande diferencial das Tecnologias da Informação e Comunicação está na interatividade, ou seja, na participação ativa do usuário e na capacidade de manipulação do conteúdo da informação, que pode oferecer aos indivíduos oportunidades significativas de construção de conhecimentos e valores.
Questão 5
 Explique: Como as tecnologias digitais abrem oportunidades para novos espaços de convivência para o ser humano? Como a internet entra neste cenário?
Resposta: As tecnologias digitais abrem oportunidades para novos espaços de convivência para o ser humano porque a informação, quando digitalizada, pode ser facilmente transmitida, armazenada e manipulada, sem depender de um meio físico único. A internet traduz esse conceito, por ser uma rede que permite que milhões de pessoas no mundo tenham acesso a informações e se comuniquem por meio de serviços como e-mail, chat, fórum, redes sociais etc., que se classificam em serviços de comunicação, de compartilhamento de arquivos e de busca de informações.
TEMA 8
Questão 1 
- Conhecer e buscar ampliar a renda. - Controlar as despesas. - Fazer orçamento mensal da renda e dos gastos. - Investir o superávit no mercado financeiro. - Acompanhar a evolução do patrimônio para garantir que as metas estão sendo atingidas. 
Esses tópicos se referem aos passos para garantir: 
a) A independência financeira de uma organização empresarial. 
b) O sucesso no mercado financeiro. 
c) O estabelecimento de metas a serem conquistadas em curto prazo. 
d) A independência financeira de uma pessoa. 
e) A proteção contra os altos e baixos da inflação.
Resposta: Alternativa D. 
São os cinco passos que podem conduzir uma pessoa à independência financeira.
Questão 2 
Conquistar a independência financeira é possível para qualquer pessoa, porém exige _____________ , _____________ e _____________ , o que pode levar muitas pessoas a falharem. O esforço empenhado nesse processo leva a atingir os objetivos e todos os seus benefícios, garantindo um futuro seguro e tranquilo à família e valendo muito a pena no final das contas.
Resposta: Alternativa A. 
São as palavras “comprometimento, disciplina e dedicação” que completam corretamente as três lacunas do texto.
Questão 3 
De acordo com o conceito de _______________, as metas político-econômicas e sociais não deviam ser medidas pelos indicadores de crescimento econômico quantitativo (crescimento material), mas sim de melhoria qualitativa das condições de vida. 
_______________ é uma expressão que indica as condições de vida de uma pessoa envolvendo várias áreas, como o bem mental, físico, emocional; os relacionamentos sociais, tais como família e amigos; a educação dentre outros parâmetros que afetam a vida humana. 
Essa expressão foi empregada pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson em 1964: "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da _______________ que proporcionam às pessoas". 
_______________ não está relacionada apenas com o valor que uma pessoa consegue obter como resultado do seu trabalho, mas em como ela destina seus recursos e esforços para ter uma vida mais plena, completa, realizada e feliz.
Resposta: Alternativa C. 
As quatro lacunas do texto referem-se ao conceito de qualidade de vida.
Questão 4 
Explique o que significa a frase: “Ser rico é um conceito muito subjetivo”.
Resposta: Significa que não há uma só forma de entender a riqueza. Não se mede o “ser rico” por uma quantia monetária fixa. Ser rico pode se configurar com um desejo de grande parte das pessoas mesmo que não manifestem isso de forma aberta e declarada. Mesmo assim, a ideia de riqueza não é a mesma para todas as pessoas. A riqueza compra conforto físico (casas, carros, boas roupas etc.), mas também traz tranquilidade, por oferecer uma sensação real de segurança, de estar protegido no futuro quando não se possa ou não se queira mais trabalhar. Esse desejo humano de possuir bens para conforto e segurança é legítimo e saudável. Contudo, ser rico é um conceito muito subjetivo porque cada pessoa pode ter uma ideia diferente de qual valor é necessário para atingir esse patamar.
Questão 5 
Podemos usar uma medida para mensurar a evolução financeira pessoal. 
Que medida é essa? Explique-a.
Resposta: Uma medida adotada para mensurar a evolução financeira pessoal é a independência financeira, que pode ser definida como o patrimônio pessoal que gera renda suficiente para a pessoa sobreviver sem precisar trabalhar. Esse conceito deriva da autonomia financeira, ou seja, do tempo que a pessoa consegue sobreviver sem precisar trabalhar, vivendo apenas do valor de suas reservas (dos recursos que foram acumulados). Considera-se que uma pessoa atinge a independência quando a autonomia financeira se estende por um prazo tão longo que será maior do que a estimativa de vida dessa pessoa.

Outros materiais

Perguntas Recentes