Buscar

LIPIDEOS E ACIDOS NUCLEICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIPIDEOS E ACIDOS NUCLEICOS
DESCREVA O QUE É UM ÁCIDO GRAXO: São ácidos carboxílicos em cadeias de carbono de comprimento entre 4 e 36 carbonos.
QUAL A DIFERENÇA QUIMICA ENTRE ÁCIDOS SATURADOS E INSATURADOS E COMO INFLUENCIA O ESTADO FÍSICO DESSES LIPIDEOS? Os saturados possuem conformação estável e forma completamente estendida; Empacotamento; O ponto de fusão é mais elevado que os insaturados devido a característica de empacotamento (conformação das moléculas); Não tem ligações duplas; Possui consistência sólida em temperatura ambiente. Os insaturados possuem ligações duplas que podem ser CIS ou TRANS, sendo que a CIS promove a curvatura na molécula o que diminui a capacidade de empacotamento e ponto de fusão. Possui consistência liquida em temperatura ambiente.
QUAL A IMPORTANCIA DO COLESTEROL PARA O ORGANISMO? E o esterol mais abundante nos tecidos humanos. Compõe as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e membranas celulares, sendo também percursor na SINTESE DOS HORMONIOS ESTEROIDES E ACIDOS BILIARES.
CITE E EXPLIQUE A IMPORTANCIA DAS VITAMINAS LIPIDICAS PARA O ORGANISMO: KEDA: K importante para a coagulação sanguínea; E antioxidante biológico; D regula a absorção de cálcio no organismo; A forma o ácido reitinóico.
QUAL A FUNÇÃO DO OMEGA 3 PARA O ORGANISMO? Participa dos mediadores inflamatórios, regenera a rodopsina e desenvolve o sistema nervos.
QUAL A COMPOSIÇÃO DOS ÁCIDOS NUCLEICOS? Base nitrogenada (adenina, timina, citosina) que pode ser Púrica ou Pirimídica; Pentose (cadeia com 5 ligações de carbono) que pode ser ribonucleica (RNA) ou desoxirribonucleica (DNA); 1 fosfato.
QUAL A DIFERENÇA QUIMICA ENTRE DNA E RNA? DNA – informação genética (faz a transcrição para o RNA); RNA – formação de proteínas (faz a tradução para proteína).
QUAL A IMPORTANCIA DO AMPcíclico PARA A CÉLULA? Ele atua como segundo mensageiro e participa dos seguintes processos: Via de proteína GS; Ativação da adenilato ciclase; Formação de AMPc; Ativação da PKA e resposta celular.

Outros materiais