Buscar

QUESTIONÁRIO DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME DA EMPRESA = ECMI Montagens Industriais Ltda
NOME DO PARTICIPANTE = Camila Meira da Cruz
FUNÇÃO QUE EXERCE NA EMPRESA= Auxiliar de Departamento De Pessoal
QUESTIONÁRIO DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
Como a empresa trabalha com a diversidade em seu ambiente organizacional? Há alguma política institucionalizada nesse sentido?
 R= Referente à diversidade a empresa lida com as variadas características pessoais dos funcionários, sempre promovendo a igualdade e o respeito à dignidade. No campo social á qual se inclui a diversidade nossa empresa atua socialmente influenciando nas políticas públicas, nas relações com fornecedores entre outros atores sociais em um trabalho de via de mão dupla, com a credibilidade que a empresa alcança nota-se um melhor relacionamento com os empregados gerando mudanças de comportamento e aumento da produtividade. Todos tem os mesmos direitos de se expor, tanto em suas opiniões e ideias e se for para ter melhorias no desempenho do trabalho, com certeza será utilizado.
Vocês acreditam que muitas pessoas não se assumem no ambiente de trabalho por medo de perder o emprego ou sofrer preconceito dentro da empresa? Com sua empresa trabalha para minimizar essa questão? 
R= Creio que exista sim, infelizmente existe muito preconceito ainda nas organizações que não é o nosso caso. Existe um respeito entre as partes e cabe ao colaborador se quer ou não se expor, mas nada que influencia em sua contratação e em seu serviço. Pode se dizer que na empresa lidamos com a questão ética de que os funcionários desenvolvam iniciativa, autonomia e autorresponsabilidade.
Como a empresa se porta diante de algum fato constrangedor contra um funcionário LGBT dentro do ambiente de trabalho?
R= Acredito que nossa empresa atua dentro dos padrões de justiça e igualdade, portanto há práticas de inclusão e reconhecimento sexual. Caso haja diferenças nesses padrões culturais no âmbito da sexualidade o ideal seria inserir mais medidas de efetividade e consequentemente novas políticas de igualdade  tomando atitudes mais cabíveis.
O funcionário LGBT tem os mesmo direitos de funcionários heterossexuais, como inclusão do cônjuge no convenio medico, licença paternidade/maternidade, etc? Caso negativo, por que isso ocorre?
R= Como somos uma empresa de pequeno porte não temos um departamento jurídico tão graduado para lidar com essas situações como as empresas de grande porte, contudo se estiver tudo legalizado não tem problema da inclusão aos benefícios, agimos de acordo com a fiscalização no qual implica que o Ministério não distingue ou separa os empregados.
A empresa oferece oportunidades a pessoas transgêneras? Tem pessoas deste gênero na organização, ou, ao menos algum trangênero ou transexual já participou de algum processo seletivo da organização?
R= Ate o momento não obtivemos pessoas transgêneras para uma possível candidatura, mas creio que não iremos ter problemas no processo de seleção e admissão, pois através do nosso ambiente facilitador desenvolvemos um ambiente que seja acolhedor não só para a pessoa trans, mas para todos os empregados.
A empresa se sentiria confortável ao veicular a sua imagem com a de um profissional homossexual de sucesso? Por que?
R= Sim, apesar de um vasto preconceito que ainda se estende em nosso meio, muitas pesquisam apontam que o grupo LGBT é um grupo de pessoas que querem se libertar do menosprezo apresentando resultados cada vez mais positivos, têm mais vontade de mostrar a competência, e isso impulsiona muito mais a produtividade. Para nós seria um exemplo a seguir, pois são poucas as empresas que adotam uma política de fugir da homofobia, nesse parâmetro íamos buscar tornar a sociedade mais justa mostrando nossa inclusão aos clientes e funcionários. 
PODEMOS CITAR O NOME DA EMPRESA NO ARTIGO, PELO FATO QUE A PESQUISA FOI FEITO POR UM FUNCIONÁRIO
( ) SIM
( X ) NÃO
MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

Outros materiais