Buscar

Avaliação - Metodologia da Pesquisa

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: NPG1008_AV1_201405226013 » METODOLOGIA DA PESQUISA
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 201405226013 - WELINGTON DA SILVA BARTELS 
	Professor:
	ELIETE MARIA SILVA CARDOZO
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 3,0 de 6,0         Nota do Trab.: 1,5        Nota de Partic.: 2,5        Data: 27/09/2014 15:27:55 
	
	 1a Questão (Ref.: 201405829800)
	sem. N/A: AULA 4 Tópicos especiais em pesquisa
	Pontos: 0,0  / 0,6 
	A entrevista é uma técnica de pesquisa que permite uma maior aproximação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. É nesse espaço que serão travadas relações de interação com a implicação do entrevistador e do entrevistado. Selecione o item que NÃO está relacionado com a Entrevista: 
		
	
	Realizada a partir de perguntas formuladas e padronizadas antecipadamente. Aqui, não há espaço para a alteração dos tópicos elencados de forma prévia. A intenção dessa padronização é obter respostas que poderão ser analisadas e comparadas depois. 
	
	O entrevistador participa da situação e incorpora-se ao grupo como um elemento da comunidade estudada. 
	
	É uma conversa intencional, geralmente entre duas pessoas, embora por vezes possa envolver mais pessoas, dirigida por uma das pessoas, com o objetivo de obter informações sobre a outra.
	
	Segue um roteiro prévio, mas, nesse caso, o pesquisador tem a liberdade de incluir nela outros itens que, porventura, apareçam ao longo do evento. 
	
	Realizada livremente a partir da escolha de um tema. Trata-se de uma espécie de conversa com o entrevistado. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405829792)
	sem. N/A: AULA 2 Planejando a pesquisa
	Pontos: 0,0  / 0,6 
	Quem empreende uma pesquisa busca informações relevantes para desenvolver seu trabalho e procura organizá-las de forma cuidadosa e metódica. Severino (2007, p. 34) diz que [...] a pesquisa é fundamental, uma vez que é através dela que podemos gerar o conhecimento, a ser necessariamente entendido como construção dos objetos de que se precisa apropriar humanamente. Existem várias formas de classificar as pesquisas. A partir do ponto de vista da forma de abordagem do problema a pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa. Identifique a ideia de Pesquisa Qualitativa. 
		
	
	Quando considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. 
	
	Preocupa-se, sobretudo, com a quantidade de dados observados, a partir dos quais são elaborados mapas estatísticos que servem de referência para posteriores análises. 
	
	Essa abordagem é mais utilizada nas ciências duras ¿ as chamadas Ciências Exatas ¿ e pretende a generalização dos achados na investigação. Quando envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
	
	Normalmente são contatadas muitas pessoas. Os marketeiros usam a informação assim obtida para desenhar estratégias e planos de marketing. 
	
	Inicia com o estudo de certo número de casos individuais, quantifica fatores segundo um estudo típico, servindo-se, frequentemente, de dados estatísticos, e generaliza o que foi encontrado nos casos particulares. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405829790)
	sem. N/A: AULA 2 Planejando a pesquisa
	Pontos: 0,6  / 0,6 
	Ao tentar entender o que é ser humano, o pesquisador se dá conta de que há inúmeras possibilidades válidas de compreender e explicar essa construção, ou seja, o modo de ser e de agir do indivíduo. Dessa forma, o tipo de pesquisa do qual você lança mão é o que vai determinar a obtenção de resultados confiáveis que possam ser analisados e apreendidos. Partindo dessa ideia, encontramos vários tipos de pesquisa e deve selecionar o item relacionado com a Pesquisa Bibliográfica. 
		
	
	Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost - facto. 
	
	Tem por base a procura de documentos de origem primária que podem ser encontrados em arquivos, fontes estatísticas e não escritas.
	
	Tem como objetivo a investigação de um problema a partir de referências teóricas publicadas em livros, periódicos etc. Essa pesquisa pode ser realizada de forma independente ou como parte de outros tipos de investigação. 
	
	Visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso. 
	
	Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405829793)
	sem. N/A: AULA 3 Elaboração de trabalhos acadêmicos
	Pontos: 0,6  / 0,6 
	A aluna Maria Antônia cursa a disciplina Metodologia da Pesquisa e está elaborando o seu Projeto de Pesquisa. A partir do aporte teórico que começou a estabelecer, explora e a organiza o material de sua pesquisa, a fim de ter em mãos o suporte necessário para empreender o estudo que pretende. Ela está ciente de que essa busca também pode ser feita por meio dos recursos da internet, mas tanto o material físico quanto o virtual precisam ser checados em termos de seriedade e confiabilidade. Identifique a etapa vivenciada pela aluna Maria Antônia. 
		
	
	Problematização / Definição do problema 
	
	Referencial Teórico 
	
	Referências
	
	Metodologia 
	
	Justificativa 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405829788)
	sem. N/A: AULA 2 Planejando a pesquisa
	Pontos: 0,6  / 0,6 
	Quando pensamos em pesquisa relacionamos isto a um laboratório, um cientista, livrarias e pilhas de livros. A ideia da busca, da investigação vai muito além. O sentido da procura e da investigação (de outras formas e ideias mais atualizadas) é importante para o aprimoramento do profissional. Por essa razão, essa prática deve estar sempre presente no processo de formação do profissional. Identifique o entendimento de pesquisa.
		
	
	Como o próprio nome indica, é lançar para frente, dando sempre a ideia de mudança, de movimento, representa o laço entre o presente e o futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro.
	
	É considerada como produto do planejamento, compreendido como um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto.
	
	Um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com quem fazer. Para existir é necessária a discussão sobre fins e objetivos, culminando com a definição dos mesmos. 
	
	É um documento produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas. Trata-se de uma tendência natural e intencional do ser humano. 
	
	É um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405829794)
	sem. N/A: AULA 3 Elaboração de trabalhos acadêmicos
	Pontos: 0,6  / 0,6 
	O aluno do curso de Pós-Graduação em Docência e Gestão do Ensino Superior, Eduardo José, acaba de verificar no cronograma que chegou o momento de iniciar a elaboração do seu Trabalho de Conclusãode Curso. Revendo o seu projeto, verificou a importância de ter elaborado uma questão de investigação precisa, constando o seu valor teórico e prático, e suas dimensões metodológicas e não esqueceu, evidentemente, suas implicações éticas. O aluno Eduardo José refletia sobre qual dos itens do seu projeto? 
		
	
	Problematização 
	
	Referencial Teórico 
	
	Metodologia 
	
	Justificativa 
	
	Referências
	
	 7a Questão (Ref.: 201405829798)
	sem. N/A: AULA 4 Tópicos especiais em pesquisa
	Pontos: 0,0  / 0,6 
	A escolha dos instrumentos de coleta de dados é fundamental para o objeto de estudo e o tipo de pesquisa que desenvolvemos. Afinal, determinados temas de investigação implicam o uso de ferramentas específicas. Analise os itens abaixo e selecione o que está relacionado com o Questionário. 
		
	
	Deve ser criado a partir dos resultados de outros estudos ou de uma teoria, da qual podemos tirar nossos pressupostos.
	
	Realizado livremente a partir da escolha de um tema. Trata-se de uma espécie de conversa com o entrevistado. 
	
	Segue um roteiro prévio, mas, nesse caso, o pesquisador tem a liberdade de incluir nela outros itens que, porventura, apareçam ao longo do evento. 
	
	O observador permanece fora da realidade que se propôs a observar como objeto de estudo e não interfere na situação, assumindo o papel de espectador. 
	
	É interessante que, antes de desenvolver a pesquisa, valide esse instrumento de estudo, realizando um pré-teste desse instrumento com um grupo menor de pessoas. 
	
	 8a Questão (Ref.: 201405829785)
	sem. N/A: AULA 1 Ciência como construção
	Pontos: 0,0  / 0,6 
	Ao produzirmos conhecimento mobilizamos nossos sentidos e nossas capacidades intelectuais, processando, de alguma forma, as informações absorvidas. Essas sensações são transformadas por nosso intelecto em ideias, reconstruindo as realidades com as quais lidamos e construindo outras tantas. O conhecimento produzido pode ser organizado em diferentes níveis e cada um dos níveis possui as suas próprias características. Analise as características: Real (factual) / Contingente / Sistemático / Verificável / Falível / Aproximadamente Exato. Essas características correspondem a um dos níveis do conhecimento e escolha abaixo a opção que define esse nível de conhecimento. 
		
	
	Pretende encontrar a verdade não pelo caminho da investigação, mas pela revelação, por meio de indivíduos inspirados que apresentam respostas aos mistérios que permeiam a mente humana, ¿pode ser dados da vida futura, da natureza e da existência do absoluto¿. 
	
	É relativamente recente na história do mundo ocidental. Esse saber tem pouco mais de 400 anos e foi consolidado entre os séculos XVI e XVII, com Galileu Galilei (1564-1642). Contudo, conforme aponta Rampazzo (2013), isso não quer dizer que não havia conhecimento rigoroso e metódico antes desse período. 
	
	Atualmente, esse tipo de saber tem sido alvo de interesse da ciência. Afinal, trata-se de um conhecimento historicamente construído antes da sistematização dos métodos, o que vem trazendo muitas pistas para investigações mais profundas e ordenadas. 
	
	Ao contrário das áreas específicas das ciências, é muito abrangente e preocupa-se com as inúmeras questões da realidade humana, seguindo à procura de respostas mais profundas que nos fazem refletir, mesmo amparados pela razão. 
	
	O homem, ciente de suas ações e do seu contexto, apropria-se de experiências próprias e alheias acumuladas no decorrer do tempo, obtendo conclusões sobre a razão de ser das coisas.
	
	 9a Questão (Ref.: 201405829783)
	sem. N/A: AULA 1 Ciência como construção
	Pontos: 0,0  / 0,6 
	Como afirma Rampazzo (2013, p. 18): [...] a complexidade do real, objeto do conhecimento, ditará, necessariamente, formas diferentes de apropriação por parte do sujeito cognoscente. Essas formas darão os diversos níveis de conhecimento [...]. De acordo com o autor, de forma didática, o conhecimento pode ser estruturado e organizado nos seguintes níveis: 
		
	
	Popular ou do senso comum / Científico / Filosófico / Teológico 
	
	Sistemático / Científico / Filosófico / Teológico 
	
	Popular ou do senso comum / Científico / Assistemático / Teológico 
	
	Popular ou Racional / Científico / Filosófico / Teológico 
	
	Popular ou do senso comum / Científico / Filosófico / Factual
	
	 10a Questão (Ref.: 201405829795)
	sem. N/A: AULA 3 Elaboração de trabalhos acadêmicos
	Pontos: 0,6  / 0,6 
	A confiabilidade no rigor científico da pesquisa é de extrema importância, nessa trajetória valorizamos as normas para a elaboração de trabalhos acadêmicos e no Brasil contamos com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Identifique as ideias que NÃO estão de acordo com a ABNT. 
		
	
	É o órgão responsável pelas normas técnicas no País, tendo sido fundada em 1940 para fornecer a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. 
	
	A ABNT é uma entidade privada, sem fins lucrativos, e tem como objetivos elaborar e fomentar o uso de normas técnicas, conceder certificados de qualidade e representar o Brasil em entidades internacionais de normalização técnica, como ISO e IEC. 
	
	As universidades e entidades educacionais fazem adaptações da ABNT de acordo com sua própria normatização. Dessa forma, para desenvolver seu trabalho, consulte, antes, o manual de normas da universidade em que estuda.
	
	Estamos nos referindo às regras que garantem a normatização / unificação na apresentação de investigações cuja base é a ciência, assegurando que os procedimentos sejam padronizados, inclusive na redação do estudo. 
	
	A ABNT é uma entidade pública, sem fins lucrativos, e tem como objetivos elaborar e fomentar o uso de normas técnicas, conceder certificados de qualidade e representar o Brasil em entidades internacionais de normalização técnica, como ISO e IEC.

Continue navegando