Buscar

PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
licenciatura em Pedagogia
refletindo sobre os métodos pedagógicos de ensino:
Pluralidade Cultural
Pirapora 
2018
	
refletindo sobre os métodos pedagógicos de ensino:
Pluralidade Cultura
Trabalho de Educação física apresentado à Universidade
 
Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de 
Me
todologia do ensino do Voleibol, 
Metodologia do ensino do Basquetebol
, 
Met
odologia do ensino do Atletismo, 
Cinesiologia
 e Biomecânica, 
Seminários da prática - Metodologia do ensino de modalidades coletivas e atletismo.
Orientadores: 
Prof.
ª
 
Eloise
 
Werle
 de Almeida
Pirapora 
2018
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	4
2	REFERENCIAL TEÓRICO	5
3	CONCLUSÃO	11
4 REFERÊNCIAS	12
INTRODUÇÃO
O objetivo deste estudo é verificar a importância do conhecimento das cultura e da diversidade nas series inicias e a importância no processo de ensino-aprendizagem. Sabemos que a pluralidade cultural é um componente ativo na vida do ser humano, e que não existe individuo no mundo que não possua uma cultura, pois cada um de nós somos criadores e propagadores de diversas culturas; esta pesquisa busca em sua abordagem focalizar a importância da cultura na escola. Ressalta também as dificuldades enfrentadas pelos professores ao lidar com as manifestações culturais no ato de aprender, bem como os métodos que o educador utiliza para contornar essas situações. 
Quando se trata de cultura e educação, podemos dizer que são estes fenômenos intrinsecamente ligados, a cultura e a educação, juntas tornam-se elementos socializadores, capazes de modificar a forma de pensar dos educados e dos educadores; quando adotamos a cultura como uma aliada no processo de ensino-aprendizagem estamos permitindo que cada individuo que freqüenta o ambiente escolar se sinta participante do processo educacional,pois ele nota que seu modo de ser e vestir não é mas visto como "antiético" ou "imoral",mas sim uma forma de este se socializar com os demais colegas, alguns autores defendem a idéia de a educação não pode sobreviver sem a cultura e nem a cultura sem a educação. 
referencial teórico
A temática da pluralidade cultural com a multiculturalidade de uma nação, ou seja, quando reúnem em um espaço vários tipos de manifestações culturais e tradições diferentes. E a sociedade passa por mudanças constantemente, por transições, por evoluções e por problemas de todas as ordens. Deste modo, o cidadão necessita que esteja apto para se posicionar e agir de maneira critica diante das situações que fazem parte do seu cotidiano. 
A pluralidade cultural no Brasil é fruto de um processo histórico longo de interação entre aspectos econômicos e políticos, no plano nacional e internacional. Isso apresenta como construção cultural brasileira altamente complexa, historicamente definida e redefinida continuamente em termos nacionais, apresentando características regionais e locais. Coexistem aqui culturas singulares, ligadas a identidade de origem de diferentes grupos étnicos e culturais. 
Portanto, a desigualdade pode ser analisada pelas praticas escolares ou sociais, diante dos grupos sociais desfavorecidos ou envolvidos por estigmas construídos de alguma forma na própria sociedade. Diante as escolas precisa evoluir na formação de seus alunos por uma sociedade justa e mais acolhedora, podemos entender muito, que esse tema, pluralidade cultural: 
[...] permite a explicitação dos direitos da criança e do adolescente referentes ao respeito e à valorização de suas origens culturais, sem qualquer discriminação. Exige do professor atitudes compatíveis com uma postura ética que valoriza a dignidade, a justiça, a igualdade e a liberdade. Exige, também, a compreensão de que o pleno exercício da cidadania envolve direitos e responsabilidades de cada um para consigo mesmo e para com os demais, assim como direitos coletivos. Traz, para os conteúdos relevantes no conhecimento do Brasil, aquilo que diz respeito à complexidade da sociedade brasileira; sua riqueza cultural e suas contradições sociais (BRASIL, 1997a, v. 10, p. 51).
A pluralidade poderá utilizar como ligação para o trabalho interdisciplinar em vários momentos como: ao professor ensinar uma luta poderá trabalhar a cultura, onde foi criado, qual biótipo de quem pratica, em qual parte geográfica é praticada, e entre outras informações. Alem disso, traz oportunidades pedagógicas interessantes, motivadoras que relacionam não apenas com a escola, mas também com a comunidade local e a sociedade. 
Segundo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997) o aluno deve ser capaz de: Utilizar as diferentes linguagens – verbais, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias… Para isso é necessário que o professor tenha uma formação e informação ampla sobre as culturas, podendo assim disponibilizar alternativas, escolhas para sua formação sócio-cultural. “Afirmação da diversidade como traço fundamental na construção de uma identidade”.
Portanto uma nova escola precisa ser renovada, pois um dos pontos importante a considerar é de que a escola não detém o monopólio do saber. Por ter reconhecimento de que a educação acontece em muitos lugares por meio de varios instituições. Alem da família, a educação ocorre nos meios de comunicação, nas ruas, na internet. As próprias cidades vão se transformando em agencias educativas.
A escola deveria seguir o papel de intermediador entre as diferentes culturas jovens, permitindo o debate entre elas e por certo a valorização delas através dos eventos escolares ou outros meios pedagógicos. 
Candau e Anhorn (2000) afirmam que: "[...] um currículo multicultural coloca aos professores o desafio de encontrar estratégias e recursos didáticos para que os conteúdos advindos de variadas culturas sejam utilizados como veículo para: introduzir ou exemplificar conceitos relativos a uma ou outra disciplina; ajudar os alunos a compreender e investigar como os referenciais teóricos de sua disciplina implicam na construção de determinados conhecimentos; facilitar o aproveitamento dos alunos pertencentes a diferentes grupos sociais; estimular a auto-estima de grupos sociais minoritários ou excluídos; educar para o respeito ao plural, ao diferente, para o exercício da democracia, enfatizando ações e discursos que problematizem e enfraqueçam manifestações racistas, discriminatórias, opressoras e autoritárias, existentes em nossa nossas práticas sociais cotidianas".
A partir disso, pode-se concluir que a inclusão de currículo multicultural no ambiente escolar, não só possibilita o conhecimento de pluralidade cultural, mas também auxilia no processo de ensino-aprendizagem na medida em que os professores utilizem da cultura dos alunos em suas aulas e em projetos da escola,quando há essa interação e interesse do professor em conhecer e por certo valorizar as demais culturas ocorre o processo de socialização,onde cada cultura passa a ser entendida e vista não mas com um olhar pejorativo, proporcionando a partir daí um ambiente escolar, mas agradável e por certo uma nova perspectiva na forma de aprender. 
 
PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE
	Identificação da escola: Escola Municipal Boaventura Correa de Melo
Disciplinas: Historia
Período de realização: 04/04/2018
Turma: 2º ano do ensino fundamental
Professora: Marilene Rodrigues da Rocha Mendes
	Objetivo geral: Ensinar as datas comemorativas do mês de Abril.
Objetivos específicos:
Identificar nos contos infantis novas perspectivas de aprendizagem;
Aprender com o conto de Pinóquio a distinção entre mentira e verdade;
Incentivar o aprendizado através de brincadeiras e datas comemorativas.
	Conteúdos: os conhecimentos e as historias do dia da Pascoa; do dia do livro e do Indio.
	Cronogramade atividades:
	Primeiro 
	Oração com todos da sala
	Segundo
	Roda da conversa
	Terceiro
	Atividade de conhecimento
	Quarto
	Contagem das letras e data comemorativas
	Percurso metodológico:
Será realizada uma roda de conversa sobre o dia-a-dia dos alunos;
A estagiária contará um conto sobre o Pinóquio;
Será feita a distinção do que é mentira e verdade;
Serão reconhecidas as letras e números envolvidos na história do Pinóquio;
Com o auxílio do calendário do mês de abril será feita a contagem das letras e o conhecimento das datas comemorativas
	Recurso:Calendários, livros de contos infantis, folhas A4, cola, cartolinas, lápis de cor, pincéis e vídeos infantis.
	Avaliação:A realização das atividades, participação, trabalho em equipe.
	Bibligrafia:COLLODI, C. As aventuras de Pinóquio. Iluminuras: 1997.
PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE
	Identificação da escola: Escola Municipal Boaventura Correa de Melo
Disciplinas: Ciência
Período de realização: 05/04/2018
Turma: 2º ano do ensino fundamental
Professora: Marilene Rodrigues da Rocha Mendes
	Objetivo geral: Coordenação motora e incentivo a criatividade.
Objetivos específicos:
Realizar uma roda de conversa sobre o dia-a-dia dos alunos;
Trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio;
Recontar o conto de “As aventuras de Pinóquio”.
	Cronograma de Atividade:
	Primeiro 
	Roda de Conversa sobre o tema
	Segundo
	Video para melhor entendimento
	Terceiro
	Hora de desenhar
	Quarto
	Massinha de Modelas
	Conteudo: Ensinar o ritmo, equilíbrio, as percepções gerais e ao desenvolvimento da criança.
	Percurso metodológico:
Será realizada uma roda de conversa sobre o dia-a-dia dos alunos;
Será pedido que os alunos façam desenhos sobre a história de Pinóquio;
Será trabalhado e conceito de maior e menor;
Serão identificadas e reconhecidas as cores primárias: vermelho, amarelo, azul e verde;
Serão registadas as letras iniciais da palavra “Palhaço”;
Os alunos brincaram com massinhas de modelar.
	Recurso:Massinhas de modelar, folhas A4, lápis de cor, pincéis, livros infantis e vídeos recreativos/ informativos.
	Avaliação:Participação, trabalho em equipe, envolvimento com a atividade.
	Bibliografia:OLLODI, C. As aventuras de Pinóquio. Iluminuras: 1997.
PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE
	Identificação da escola: Escola Municipal Boaventura Correa de Melo
Disciplinas: Historia
Período de realização: 06/04/2018
Turma: 2º ano do ensino fundamental
Professora: Marilene Rodrigues da Rocha Mendes
	Objetivo geral: Introduzindo o português na vida das crianças.
Objetivos específicos:
Realizar uma roda de conversa sobre o dia-a-dia dos alunos;
Trabalhar as músicas infantis;
Compreender as vogais e consoantes
	Conteúdos: Ensinar as vogais e as consoantes. 
	Cronograma de atividades: 
	Primeiro
	Conversa do conteúdo
	Segundo
	Musicam educativas falando sobre o tema
	Terceiro
	Atividade relacionada
	Quadro
	Videos educativos
	Percurso metodológico:
Os alunos irão realizar uma oração para iniciar a aula;
Serão passadas músicas infantis para deixar a aula mais descontraída;
Serão passados vídeos educativos;
As crianças irão trabalhar as vogais e consoantes da palavra “Coelho”;
Eles irão pintar desenhos de coelhinhos e ovos de páscoa para a fixação da matéria usando as cores primárias.
	Recurso:Massinhas de modelar, folhas A4, lápis de cor, pincéis, livros infantis e CD e DVD.
	Avaliação:Participação, trabalho em equipe, envolvimento com a atividade.
	Bibliografia:MACHADO, A.M. Uma história de páscoa. Editora Salamandra: 2010.
CONCLUSÃO
Podemos concluir neste trabalho, foram identificadas e mensuradas as dificuldades que atingem o educador no que se refere ao uso de novas metodologias em sala de aula e concluiu-se que as tecnologias usadas com fim educacional/pedagógico ampliam as possibilidades de o professor ensinar e o aluno aprender. 
Quando utilizada com significado e critério, a tecnologia pode contribuir para a produção do conhecimento e a melhoria do processo ensino aprendizagem. O professor precisa buscar conhecer e estar consciente de que a adoção de tecnologias da informação e da comunicação na área educacional tem reflexos na sua prática docente e nos processos de aprendizagem, conduzindo para uma melhor apropriação de conhecimentos. 
Mas para acontecer Pluralidade Cultura é necessário que o professor saiba discutir a diversidade cultural a partir das próprias diferenças dos alunos, é um modo de conduzir o tema da forma mais próxima da realidade brasileira, criando uma contextualização para qualquer assunto.
REFERÊNCIAS
PEIXOTO FILHO, J. P.; MARTINS, T. A. A etnomatemática e o
multiculturalismo no ensino da matemática. Educação Matemática
Pesquisa. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/1855/1809 
 BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros
Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental,
pluralidade cultural. Brasília: MEC, 1997. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf. 
LIMA, J. D. N. de. Multiletramentos em história: um desafio para o
professor de história à frente do seu tempo. 2015. 61 f., il. Trabalho de
Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas
Interdisciplinares nos Anos Finais) — Universidade de Brasília, Brasília,
2015. Disponível em:
http://bdm.unb.br/bitstream/10483/17170/1/2015_JadesDanielDeLima_tcc.pd
f. Acesso em: 16 dez. 2017. Realizar a leitura do Capítulo 2 (pg. 13 a 21).
 SILVA, M. L. O. da; COSTA, E. V. C. da; SANTOS, T. C. dos. Os jogos
educativos na perspectiva da cultura regional. Disponível em:
http://200.129.168.183/ojs/index.php/igapo/article/view/515/443. 
ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos partes 1 e 2. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=IRFrh3z5T5w. 2017.
RATIER, R. O desafio de ensinar português para todos. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/2577/o-desafio-de-ensinar-a-lingua-para-
todos.

Continue navegando