Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva 1
Para responder esta atividade ver capítulos 1, 2, 3, 4 e 5 do livro da disciplina. Veja também a atividades prática no. 1 e 2.
ATENÇÃO: respostas copiadas da internet, quando identificadas, serão anuladas. Respostas idênticas de alunos, quando identificadas serão anuladas.
Para a entrega da tarefa identifique apenas o no. da questão.
Questão 1: Identifique qual tipo de estrutura organizacional existe na empresa DoceSal. Avalie como a estrutura existente na empresa poderá afetar/impactar o desempenho do projeto (nota 1,0).
A empresa DoceSal possui uma estrutura organização funcional ou hirarquica, existe uma hierarquia em que cada funcionário possui um superior bem definido, ou seja um gerente. No nível superior, os funcionários são agrupados por especialidade, como produção, marketing, recursos humanos, contabilidade e outras. Neste tipo de estrutura os projetos são organizados, controlados e executados pelos gerentes funcionais (de áreas específicas) com recursos da sua área e eventualmente de outras áreas, incluindo pessoas, instalações e recursos financeiros. Gerentes funcionais são pessoas-chave e tem o seu próprio pessoal permanente para executar o trabalho continuo ( a operação do dia a dia) e tem uma diretiva clara para gerenciar e executar as tarefas de um projeto com a equipe disponível na sua área. No caso do projeto da nova filial da DoceSal, o diretor determinou que a equipe deve ser composta por pessoas da área de Recursos Humanos, vendas, financeiro, produção. Este aspecto poderá gerar impactos no projeto, pois a orientação para a operação do dia a dia. Muitos conflitos a vista que deverão ser gerenciados pelo gerente do projeto. 
Questão 2: Pelo fato de o Sr. Antonio nunca ter gerenciado um projeto antes, enfrentará novos desafios. Descreva um desafio a ser enfrentado pelo Sr. Antonio e uma ação que pode desenvolver para enfrentá-lo. (nota 1,0)
O grande desafio será o gerenciamento de conflito que o mesmo terá com os gerentes das demais áreas envolvidas no processo. A ação é apresentar um modelo dividindo o tempo dos profissionais de cada área para a execução do projeto e cumprimento das demandas das suas áreas.
Questão 3: Identifique, no mínimo, cinco partes envolvidas/interessadas no projeto da DoceSal e explique o papel ou funções por elas desempenhadas no projeto. (nota 1,0)
O Diretor da Empresa – É a pessoa que percebeu a oportunidade no mercado e financeira; observou a possibilidade de ampliar o negócio e visualiza potencial em uma determinada região.
O Gerente do Projeto – O gerente de projetos é responsável por planejar, controlar e executar o projeto, é quem define papéis, atribui tarefas acompanham e documentam o andamento da sua equipe através de ferramentas e técnicas apuradas, administra investimentos e integra as pessoas para trabalharem juntas por um só objetivo. Também é função dele monitorar possíveis riscos e estar sempre preparado para mudar de estratégia rapidamente, se necessário.
O BNDES – O papel do BNDES é apoiar o projeto, por ser um investimento que contribui para o crescimento do país, concedendo empréstimos em longo prazo com taxas de juros subsidiadas (ou seja, abaixo do mercado).
A Construtora – Será responsável pela construção do empreendimento dentro do prazo e valores acordados. A construtora assume todos os riscos da construção, como mão-de-obra e responsabilidade técnica.
A Cidade – Vai ganhar o investimento e proporcionar novos empregos e desenvolvimento para a região.

Outros materiais