Buscar

Educação especial

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603547873)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Macedo escreveu: "A cultura da diferença supõe a cultura da fraternidade, em que diversidade, singularidade, diferenças e semelhanças podem conviver em uma inclusão, formando um todo, quaisquer que sejam as diferentes escalas que o compõem" (p. 15) Referência bibliográfica: Macedo, L. Ensaios pedagógicos. Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed. Das respostas abaixo, qual delas apresenta corretamente uma premissa do paradigma inclusivo?
		
	
	Garantir uma escola de qualidade através do mérito da competitividade e da aceitação das diferenças pessoais.
	
	Inclusão significa dar a todos os alunos as mesmas condições de entrada no sistema educativo, sem, no entanto, se comprometer como resultado da saída, pois a qualidade da aprendizagem depende do aluno.
	 
	Perceber que educação de qualidade é um direito de todos e dessa forma, a escola pode fazer flexibilizações necessárias para atender às necessidades dos alunos.
	
	Saber que uma boa escola deve apresentar um sistema avaliativo eficiente para promover uma real avaliação de desempenho dos alunos.
	
	Dar acesso a todas as crianças ao bom ensino, sendo que a escola oferecerá uma estrutura e os alunos deverão se adaptar a ela.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604130778)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Atualmente no processo educacional,  a   política de educação inclusiva  impõe  que as escolas brasileiras:
		
	 
	encaminhem o aluno com deficiência para uma avaliação pedagógica multidisciplinar, que irá verificar  a possiblidade do aluno frequentar, ou não,  a escola regular.
	 
	realizem a matrícula  de todos os alunos, independente da deficiência que porta.
	
	somente recebam  alunos com deficiência, após realizarem as adaptações necessárias no espaço físico e  na proposta pedagógica.
	
	 recebam  os alunos com deficiência, somente após  liberação da equipe de saúde.
	
	 integrem o  aluno  com deficiência  como ouvinte, sem  a  realização das adaptações curriculares necessárias.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604118204)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sabemos que houve mudanças subjetivas em relação às crenças sobre a potencialidade das pessoas portadoras de deficiência. Um exemplo foi o século XX, quando ocorre uma mudança de conceito da pessoa deficiente que deixou de ser vista como uma pessoa estática e passou a ser vista como:
		
	
	bobo da corte
	
	pessoa incapaz
	
	ser demoníaco
	 
	pessoa dinâmica e com possibilidades
	 
	sujeito dependente
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604132224)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O  processo de conquista e o reconhecimento de alguns direitos das pessoas com deficiência, no Brasil e no  mundo vem avançando. Temos como exemplo a Declaração Universal dos Diretos Humanos - 1948.
Assinale o item que apresenta SOMENTE   documentos legais que asseguram os direitos da pessoa com deficiência no Brasil e no mundo:
 
		
	 
	Constituição Federal -1988, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.078/90
 
	
	 LDB 9394/96,   Estatuto da Criança e Do Adolescente,  CONDEPHAAT-1982 
	
	Declaração de Salamanca, Lei nº 8.078/90, CONDEPHAAT-1982
 
	 
	Declaração de Salamanca - LDB 9394/96  - Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.078/90, Convenção de Guatemala
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603547860)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Marque a questão que traz duas prioridades que foram estabelecidas para a educação especial dentro das Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009).
		
	
	Utilização do espaço escolar das instituições voltadas para o ensino regular e segregação dos alunos durante as atividades de aprendizagem para aqueles que não acompanharem o ritmo de aprendizagem da turma.
	
	Programa diferenciado de ensino para os alunos com deficiência que ocorre no momento das atividades diárias da turma regular e pagamento de Bolsa família para que o aluno deficiente tenha condições de financiar seu tratamento e estudar.
	
	Essas diretrizes versam apenas sobre o ensino dos alunos com de deficiências mentais e sensórias, pois para os alunos com deficiências físicas não há qualquer definição que garanta a sua acessibilidade. Além disso, os deficientes físicos não são considerados deficientes perante a escola por não apresentarem déficit cognitivo.
	 
	As diretrizes citadas estabelecem apenas regulamentação sobre a manutenção de alunos deficientes na rede regular de ensino e garantem a promoção automática como forma de minimizar os efeitos nocivos que esta inclusão terá para a avaliação sistemática dos alunos deficientes.
	 
	A obrigatoriedade da matrícula dos alunos, público-alvo da Educação Especial, na escola comum do ensino regular e da oferta do atendimento educacional especializado e inclusão do AEE no projeto pedagógico da escola da rede regular de ensino.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201604143800)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	De acordo com o documento elaborado a partir da Conferência Mundial de Educação Especial (1994), o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que:
		
	
	escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, somente quando for possível para o professor de sala de aula fazer isso.
	 
	todas as crianças que tiverem diagnóstico de mais de uma deficiência deverão ser atendidas em escolas especiais.
	
	todas as crianças devem frequentar escolas comuns de ensino, sendo a classe especial o lugar apropriado para o aluno com deficiência intelectual.
	 
	todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.
	
	escolas inclusivas devem assegurar uma educação de qualidade a todos através de um currículo único e com conhecimentos básicos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201603547472)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Todos nós sabemos que a exploração do ambiente com os nossos vários sentidos é uma forma bastante eficiente de aprendizagem. Uma situação especial de desenvolvimento ocorre com crianças que apresentam deficiência física. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere ao desenvolvimento cognitivo das crianças portadoras de deficiência física.
( )Deficiência física implica necessariamente em deficiência intelectual, pois o ser humano deve ser visto numa integralidade.
( ) A deficiência física pode alterar a relação da pessoa portadora com o ambiente físico e cultural e diminuir a sua motivação em aprender devido às barreiras existentes.
( ) Nos quadros de deficiência física há um comprometimento do desenvolvimento sensório-motor, por ter as experiências com o ambiente limitas em função do quadro motor.
( ) O professor e o mediador da aprendizagem devem estimular as criança portadora de deficiência física para que ela construa os esquemas de conhecimento comuns em cada faixa etária e possa chegar até ao estágio lógico-formal.
A sequência correta é?
		
	
	V F F V
	
	V V F F
	
	F V F V
	 
	F V V V
	
	V F V V
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201604127766)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A escola deve investir em adaptações curriculares e acessibilidade, removendo os obstáculos que impedem a inclusão do aluno com deficiência física. O professor precisa conhecer as especificações destes alunos para uma intervenção objetiva e acompanhamento do seu desenvolvimento. Dentre as opções abaixo, marque a opção que NÃO esta de acordo com estas especificações.
		
	 
	AlimentaçãoLinguagem
	
	Desenvolvimento cognitivo
	
	Motricidade
	
	Desenvolvimento emocional
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201603548063)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em depoimento à Revista Inclusão n° 4 (MEC, 2007, p.46-47), uma aluna cega resgata sua história de vida escolar contando que: "a descoberta da minha deficiência iniciou-se com o aparecimento de minhas dificuldades, a partir da exigência de se copiar a matéria do quadro. Lembro-me de ter sido colocada em uma carteira perto do quadro para enxergar as letras. Mesmo assim, sentia dificuldades e acabava por ficar isolada das outras crianças e não queria ir mais às aulas. Devido a essas circunstâncias, passei o restante do ano com aulas particulares, para não ficar sem orientação escolar". Podemos concluir, a partir desse depoimento que:
		
	
	a aluna recebeu as adaptações que a escola poderia oferecer e se beneficiou da inserção na escola regular.
	
	o trabalho de acompanhamento extra-escolar garantiu a inclusão da aluna na escola regular.
	 
	a aluna não foi incluída porque a escola não ofereceu o atendimento educacional especializado adequado.
	
	O isolamento da aula é um comportamento esperado pela escola em decorrência de sua deficiência sensorial
	
	a aluna esteve integrada na escola regular e recebeu apoio especializado.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201604143955)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente".  A descrição acima se trata da:
		
	
	Autismo
	
	Surdez
	
	Paralisia cerebral
	 
	Cegueira
	
	Síndrome de down
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando