Buscar

Educação Física adaptada Relatório aula prática 02


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 
	Nome do Aluno: Karini Veiga de Oliveira
	Disciplina :Educação Física adaptada 
	Título do Roteiro de Aula Prática: Atividade para pessoas com deficiência auditiva, motora e intelectual.
	Polo: Guaíra-PR 
	Turma: 
	Curso: Educação Física Licenciatura 
	Semestre: 4° 
	Data da aula prática: 01/11/2017 
	Aula Prática:02 
OBJETIVOS: 
	Vivenciar a prática de atividades para pessoas com deficiência auditiva e motora. Conhecer atividades que podem ser desenvolvidas com turmas que tenham alunos com deficiência auditiva e motora.
MATERIAL E MÉTODOS: 
	-Bolas
-Cadeiras
-Cones
DESENVOLVIMENTO DA AULA: 
	1- Alongamento: A aula começou com alongamento, a professora pediu para ficarmos em círculo, começou por ela um alongamento, o próximo aluno faria o alongamento da professora e acrescentaria mais um, e assim sucessivamente até o último aluno. 
2- Pega-pega Saci Pererê: Foi determinada uma área para a atividade, a professora escolheu um aluno para ser o pegador, como não havia nenhum aluno com deficiência motora na parte inferior, ela pediu para que todos corressem apenas com um pé, inclusive o pegador. 
3-Pega-pega corrente: A professora selecionou um aluno para ser o pegador, conforme o nome já diz assim que o pegador pegasse alguém, essa pessoa se uniria a ele, ajudando-o a pegar mais pessoas.
4- Mãe de rua do sinaleiro: Foi usado cartão com as cores, amarelo, azul e vermelho, para cada cor ela passou um comando, por exemplo: para o amarelo deveríamos atravessar de frente, para o azul atravessaríamos correndo lateralmente, e para o vermelho imitando um sapo. A professora escolheu um pegador e demarcou a área que ocorreria a atividade, teríamos que tentar atravessar sem ser pegos, de acordo com o comando que a professora desse. 
5-Gincana de revezamento: Nesta atividade a professora demarcou a quadra com um cone no meio da quadra, dividiu a turma em dois grupos e os posicionou perto ao gol em duas filas, primeiramente a professora pediu para que corrêssemos em um pé só e desse a volta no cone, retornando para que o próximo da fila fosse também, depois falou para corrermos de frente e quando déssemos a volta no cone retornássemos de costa. Depois passou para que fizéssemos a travessia de carriola
6- Números motores- circuito motor: A professora nos apresentou números de um a cinco com movimentos que deveríamos fazer quando ela levantasse a plaquinha com um número, nesta atividade trabalhamos memorização, raciocínio.
7- Vôlei sentado: Foi demarcada uma área para a realização da atividade, ficaram todos nas suas posição sentados, e a regra repassada foi que não poderíamos levantar, apenas se arrastar no chão.
8- Basquete coringa: Foram divididos em duas equipes, dentro de cada equipe deveria ter um aluno que teria uma deficiência motora na parte inferior, (no caso foi realizado com uma perna só). A regra repassada foi que antes de fazer ponto a bola deveria passar pelo aluno com a deficiência motora inferior.
9-Bocha adaptada: A professora colocou duas cadeiras para simular que fosse alunos cadeirantes, foram escolhidos dois alunos e ela deu a eles seis bolinhas, para um bolinhas azuis, e para o outro bolinha verdes, a professora lançou uma bolinha rosa e falou que o objetivo da atividade era tentar tacar a bolinha mais a bolinha rosa. Todos os alunos realizaram a atividade. 
10- Mímica: Todos fizeram um círculo, em dupla faríamos uma mimica para os demais alunos adivinharem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: quais são as conclusões da aula, segundo os objetivos descritos no primeiro item e sua aplicabilidade na vida profissional.
	Deu pra ter bastante ideia de atividades adaptadas para pessoas com deficiência auditiva, motora e intelectual. O que se destaca e poder vivenciar essas atividades, levando a experiência vivida para o dia-a-dia em sala de aula.
_____________________		_____________________
ALUNO:	 TUTOR:
MATR.