Buscar

Estupro Vulneravel

Prévia do material em texto

Estupro Vulneravel
Artigos 213 a 217ª
Estupro de vulneravel é uma modalidade contra a pessoa vulneravel ( incapaz de consentir validamente o ato sexual, ou seja, é o passível de lesão, despido de proteção) e o codigo penal entende que ela não tem o discernimento de consentir com uma relação sexual, seje porque ela possui uma deficiencia mental, ou menor de 14 anos (assim o lesgislador entendeu que praticar relação sexual com menores de 14 ela não teria capacidade e maturidade suficiente para aceitar o ato sexual). 
A lei 12015/09 é ralativamente novo  trouxe inúmeras modificações  no Título VI da parte especial do código penal, que tratava dos “crimes contra os costumes”, passando a denominá-los “crimes contra a dignidade sexual”.Trazendo a nova lei o legislação se preocupou, principalmente, com o respeito à dignidade da pessoa humana,, pois não há dúvidas sobre a intensidade da violação que as vítimas dessa espécie de infração sofrem, observando-se a tentativa de combate às diversas espécies de violência sexual, não reguladas de forma eficaz pela legislação anterior. A diferança de estupro comum ao estupro vulneravel. Estupro ele se diferencia por ser mediante violencia ou grave ameaça no momento do ato da relação sexual, já o estupro vulneravel não necessariamente exige-se ameça, pode ocorrer ou não, então no momento em que um maior de 18 anos pratica a conjução carnal ou qualquer ato libidinoso com o menor de 14 anos essa pessoa pratica o crime. Assim pela letra da lei mesmo que a vitima queira praticar a relação sexual, o estupro ainda estará configurado. Nos crimes contra a liberdade sexual no artigo 213 codigo penal cita conjução carnal e ato libidinoso segue a diferença de ambas. Conjunção carnal é o sexo entre o homem e a mulher. Atos libidinosos são todos os outros atos providos de conotação sexual que não sejem conjunção carnal.
As penalidades impostas são, estupro praticado mediante violencia ou grave ameça contra maior de 18 anos possui uma pena de reclusão de 6 a 10 anos. As qualificadora se a condunta resulta em lesão corporal de natureza grave, reclusão de 8 a 12 anos, se o resultado for morte pena de 12 a 30 anos. Estupro de vulneravel pena de reclusão de 8 a 15 anos e se o abusado for ascedente, padastro, madastra, irmão ou que esteje na obrigação de cuidados, proteção ou vigilancia da vitima, a pena pode aumenta em ate a metade. Penas qualificadas se somada a lesão corporal grave 10 a 20 anos de reclusão, se o resultado for morte 12 a 30 anos iniciamente em regime fechado.
O crime de estupro passou a esta no rol de crimes hediondos, na forma simples ou qualificada, ou seja trazendo consequencias mas graves ao condenado. 
Conclui-se que, neste aspecto, o legislador deixou de observar várias das reivindicações dos operadores do Direito, mantendo saçoes mais fortes e margens para novas discussões, o que, em se tratando de crimes contra a dignidade sexual, é acentuado pela repercussão social inerente a tais espécies de delito, polemizando ainda mais a aplicabilidade da lei penal.

Continue navegando