Buscar

relatório farmácia e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
NOME: EMILLY GABRIELLY ARAÚJO CARVALHO
TFN
RELATÓRIO: VISITA AO MUSEU DA FACULDADE DE FARMÁCIA
No dia 26/03/2018 a turma do curso de Farmácia noturno visitou o museu da Faculdade de Farmácia para conhecer mais sobre a história do curso e da profissão farmacêutico. É de extrema importância a realização de atividades como esta, pois há uma ampliação do conteúdo estudado em sala de aula. Estudar a história de uma profissão é interessante para evidenciar as transformações ocorridas ao longo dos anos e todos os obstáculos que foram passados para se chegar à realidade atual.
A visita ao museu pôde ilustrar essas transformações por meio de objetos e aparelhos em exposição. Antigamente, o farmacêutico tinha funções variadas, desde preparar medicamentos até realizar procedimentos médicos. Tal profissional recebia nome de boticário e a população o via de uma maneira mística. O farmacêutico se encarregava dos processos de criação ou descobrimento de novas substâncias e comercialização dessas. 
Ao longo do museu é possível ver peças antigas e aparelhos usados há anos e podemos perceber o quanto eles evoluíram até hoje. Alguns já não são mais usados e outros continuam no mercado, porém de uma forma mais atualizada e tecnológica. A evolução de tais aparelhos e medicamentos é importante para o aprimoramento das técnicas e da atenção farmacêutica. Logo, a tecnologia tem um papel fundamental na área da saúde.
Outro fato interessante da visita ao museu de farmácia foi saber que o escritor Carlos Drummond de Andrade estudou na Universidade Federal de Minas Gerais. O escritor se formou em Farmácia e se tornou orador da turma, porém nunca exerceu a profissão pois sua paixão pelas palavras foi maior que a área da saúde. É bom ressaltar a valorização da profissão farmacêutica na época de Drummond e analisar como os métodos de ensino da faculdade mudaram. As provas de Drummond eram em sua maioria textos de como realizar procedimentos ou explicações de conceitos, ao contrário de hoje em que há mais cálculo e provas experimentais, colocando o aluno mais próximo à realidade que será enfrentada no mercado de trabalho.
Portanto, é de grande relevância que os alunos apreciem e valorizem aulas como esta porque ajudam o indivíduo a ter uma vivência mais real do curso. Além disso, podemos valorizar mais o espaço conquistado por diversos profissionais contemporâneos e adquirir sempre mais conhecimento.

Outros materiais