Buscar

PROVA FEITA PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO 1

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0469_AV_201708004696 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201708004696 - ANEZIA GOMES DA SILVA SANTOS OLIVEIRA
	Professor:
	MARI ANGELA MONJARDIM BARBOSA
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2017 08:26:05
	
	 1a Questão (Ref.: 201708844483)
	Pontos: Sem Correç.  / 1,0
	Toda instituição de Ensino Superior tem uma Missão. Baseado nos conteúdos estudados, cite as três principais características, que são os pilares estruturantes da Universidade.
		
	
Resposta: Resumo,Resenha e Fichamento.
	
Gabarito: Desenvolvimento Ensino, Pesquisa e extensão.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A questão não foi respondida.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708066007)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A inadequação dos velhos procedimentos de ensino e aprendizagem às exigências do terceiro milênio exige do professor outra postura para assumir a posição de articulador de saberes que circulam no ambiente sociocultural e que são exigidos pelo mundo do trabalho. Bem como o abandono de verdades "inquestionáveis", para encarar o conhecimento construído historicamente como uma introdução ao novo, sempre movente e imprevisível. Fala-se muito em desconstruir o velho e construir o novo. O que isto significa no âmbito da formação do professor?
		
	
Resposta: O professor em formação deve ter em mente que com o passar dos tempos,as necessidade e reflexões na aprendizagem mudam.A educação formal que tenho hoje,não é a mesma que os meus pais receberão e não será as mesmas que os meus filhos irão receber,tendo em vistas as diferentes necessidades e tramissões no mundo do trabalho.
	
Gabarito: Que é preciso compreender o sentido construtivo de desconstrução, para evitar que simplesmente se desconsidere o cabedal cultural da humanidade, que possibilitou, em um processo evolutivo, o grau de crescimento científico e tecnológico que vivenciamos hoje e que muitas vezes não damos conta, em nossa experiência formativa.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta pouco desenvolvida.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708717903)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As reflexões e os debates teórico-práticos problematizados nos encontros-aula da disciplina PPE I, no Curso de Pedagogia, compreendem:
		
	
	Ampliar as ideias reflexivas sobre a Pesquisa em Educação e relacioná-las a uma concepção de Educação Positivista.
	
	Contribuir para uma ação docente eficaz e liberal, pois não é importante uma atitude reflexiva e investigativa.
	 
	Ressignificar saberes sobre a prática da Pesquisa em Educação e a sua contribuição curricular para desnaturalizar a ideia de senso comum e promover desejos e fazeres a partir do conhecimento científico.
	
	Formar pedagogo competente para ministrar aulas sobre a Pesquisa em Educação/Conhecimento Científico no ensino médio.
	
	Formar o pedagogo na visão tecnicista e limitada na perspectiva da pesquisa, reforçando a reprodução ideológica do sistema dominante.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708572457)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que caracteriza o ponto de vista ontológico ?
		
	
	É a falta de capacidade dos animais e seres humanos pela necessidade produzirem as suas próprias condições de vida.
	 
	É a capacidade do ser humano se diferenciar dos animais pela necessidade de produzir as suas próprias condições de vida.
	
	Seres humanos e animais são completamente capazes de produzirem as suas próprias condições de vida.
	
	É a capacidade dos animais se diferenciarem do ser humano pela necessidade de produzir as suas próprias condições de vida.
	
	É caracterizado por seres humanos, animais e vegetais serem incapazes de produzirem suas próprias condições de vida.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708270049)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com Marcondes (2006), escolástica é um termo que designa todos que pertencem a uma escola de pensamento e ensino que compartilha os dogmas do cristianismo. Em 1070 a reforma gregoriana decretada pelo papa Gregório VII estabeleceu que cada abadia e catedral tivesse uma escola com os elementos básicos da época: trivium (gramática, lógica e retórica) e quadrivium (música, geometria, aritmética e física), formando assim o septrivium (sete artes liberais). Portanto, a escolástica que surgiu em torno dos sécs. XI e XII ficou conhecida como:
		
	
	Filosofia Moderna
	 
	Filosofia Medieval
	 
	Filosofia Renascentista
	
	Filosofia Romana
	
	Filosofia Grega
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201708711399)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com a chegada dos primeiros jesuítas em 1549, trouxeram junto um Plano de Instrução elaborado pelo Padre Manoel da Nóbrega. Nessa época, Portugal não permitia a existência de ensinos superiores em suas colônias. Desta forma, os filhos dos colonos iriam para a Metrópole estudar na Universidade de Lisboa ou na Universidade de Coimbra. O Plano de Instrução de Manoel da Nóbrega constava do aprendizado de I-História de Portugal II-do português; III-do profissional e agrícola; IV-da gramática latina. V-da matemática; Está correta a alternativa
		
	
	I,III e V;
	
	II, IV e V
	
	I, IV e V;
	
	I-II e III;
	 
	II, III e IV
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201708270404)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1967, o Governo do Regime Militar cuidou de reestruturar a representação estudantil, eliminando a antiga estrutura, de âmbito nacional, mediante determinação de que os órgãos de representação discente se limitassem ao âmbito exclusivo de cada universidade. Assim, foram mantidos os antigos Diretórios Acadêmicos (DA), dirigido por voto direto, para cada unidade, e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), dirigido por voto indireto, para cada Universidade. Com isso, eliminou-se a coordenação nacional do movimento estudantil levada a cabo pela ex União Nacional dos Estudantes (UNE), que nos anos anteriores ao Regime Militar havia alcançado uma força política considerável. No entanto, a mudança mais radical operada na organização da representação estudantil está determinada no disposto do artigo 11 do Decreto Lei no: 252: "É vedada aos órgãos de representação estudantil qualquer ação, manifestação ou propaganda de caráter político e partidário, racial ou religioso, bem como incitar, promover ou apoiar ausência nos trabalhos escolares". Parágrafo único. "A inobservância deste artigo acarretará a suspensão ou a dissolução do DA e do DCE". Assim, a UNE passou a existir na clandestinidade, deixando de ser um órgão de representação de classe, para se transformar em movimento político marginal. Essa radicalização atingiu o auge com os primeiros atos terroristas, aos quais respondeu o Governo com o ________________ que se aplicou especificamente ao sistema educacional, através do Decreto no: 477 de 1969, tirando do cidadão brasileiro todas as garantias individuais e coibindo toda e qualquer manifestação de caráter político ou de protesto das Universidades.
		
	
	Ato Institucional no: 3 (AI3)
	
	Ato Institucional no: 4 (AI4)
	 
	Ato Institucional no: 5 (AI5)
	
	Ato Institucional no: 2 (AI2)
	
	Ato Institucional no: 1 (AI1)
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201708025384)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Parafrasear significa expressar com suas palavras a ideia de um autor, devendo aparecer no texto o sobrenome do autor e o ano da publicação. Assim, quanto ao texto de Paulo Freire: "Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino contínuo buscando, reprocurando", que se encontra na página 32 da obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, publicado em São Paulo, pela editora Paz e Terra, no ano de 1999, podemos dizer que deve constar na referência bibliográfica de um trabalho acadêmico a seguinte alternativa:FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. 1999, São Paulo: Paz e Terra.
	
	1999, FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra.
	
	FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1999, em 12. ed. São Paulo: Paz e Terra.
	
	PAULO FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
	 
	FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201708274940)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É uma forma de investigação do conteúdo e da forma de um texto ou livro pelo ato de registrar o material necessário em seus estudos, sejam em uma disciplina do curso ou na pesquisa de uma determinada temática ou autor, denominado de
		
	
	Redação
	 
	Fichamento;
	
	Resenha crítica;
	
	Resumo crítico;
	
	Rascunhos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201708572867)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O curso de Pedagogia tem como objetivo:
		
	
	Ensinar a fazer uma tese
	 
	Formar cidadãos críticos e reflexivos
	
	Formar uma grande quantidade de alunos para reproduzir seus ensinamentos
	
	Ensinar aos alunos a controlarem uma turma em sala de aula
	
	Que todos os alunos sejam docentes

Continue navegando