Buscar

processo mde trabalho web 7

Prévia do material em texto

EX C EL ENTÍSS IM O SE NHOR DOU T OR JUIZ D O TRABA L HO DA 9 9 ª V A RA 
D O TRAB A LHO D E B E LÉ M - P A , 8ª RE G IÃ O 
 
 
Sa l ta r 10 l i n has 
 
 
 
 
 
Processo nº: XX 
 
B AN C O D IN H E IRO B OM S .A., inscri to no C NPJ so b o nº. .., re prese ntado po r seu sóci o g erente , c uja sede se locali za [endereço com pl eto com C EP], por mei o de se u ad voga do aba i xo s ub scrito, nos termos do docume nto de o utorga de manda to ane xo ( do cumen to 01 ), ve m, com base no a rtigo 847 d a C onsoli daçã o das Lei s do Trabal ho (CLT) , co mb i nad o com o arti go 336 do C ó di go de Processo Civi l (CP C ), respei tosa e tempestiva mente perante V ossa Exce lê nci a , aprese nta r s ua resposta em for ma de
C ON T EST AÇ ÃO 
na Recla mação T rabal hista q ue l he mo ve P a ula , já q ua li fi ca da na i ni ci a l, pela s 
ra zões de fa to e de di rei to a seg ui r e xpo stas. 
 
 
I. DO C ONT R AT O DE TRABAL H O 
 
Pa ula trabal ho u po r q uat ro a nos p ara a Recla mada na 
função d e ge re nte -gera l de agê nci a, c ump rindo a jor nada d e seg und a a se xta -fei ra d as 08:00 às 20 :00 hora s, com i nter va lo de 20 (vi n te) min utos pa ra o almoço. Foi d i spensada sem j us ta ca usa no di a 0 2/0 3/20 1 5, pe rcebend o o salário de oi to mil reai s, alé m d a g ra ti ficaçã o d e f unção de 50 % (ci nq uenta por cento) a mais que o cargo efeti vo. 
[P ul a r duas l i nhas] 
 
II. DO C AR G O D E C ONF IAN Ç A/INAPLICAB ILID ADE D E HORAS EX TR AS 
 
A Recla ma nte e xercia a f unçã o de ge rente -gera l de agênci a bancária, se ndo responsá ve l po r con tro la r o d esempenho pro fissi onal e a jornada dos funci o nári os, bem como o d esempenho comerci al da agênci a. 
Pe rcebia 50% (cinquenta p or ce nto) co mo g ra tificaçã o de função . E nseja , na i ni ci al, recebe r horas e xt ras d ura nte o per íodo laborad o. 
Ocorre q ue são i nd evi da s horas e xtrao rd i nári as qua ndo o emprega do exerce cargo de ges tão e recebe 40% o u mais co mo g rati ficaçã o de f unção , e nq uad ra ndo -se na si t uação presc ri ta no ar t. 62 , II e parágrafo úni co, da C LT. E sta si t uação é rati ficad a p ela S úm ula 28 7 do Tribuna l S uperior do Trab al ho ( TS T) , ao leci o na r que o ge rente -gera l de a gênci a b a ncári a presume -se em cargo de ge stão, aplicando -se-l he o q ue prescre ve o art . 6 2 d a C LT, não cabe ndo, assi m, o pag amento de ho ras e xt raordi nárias.
 Po rtanto, a Reclama nte não fa z j us ao p agame nto das horas t rabal hadas a lém d a jor nada nor mal de traba l ho, por e xe rcer cargo de confia nça e perceber 50% d e gra tifica ção de função , tampo uco sã o d e vi dos o seus reflexos.
III. EQUIP AR AÇ ÃO SAL AR I AL/DIFER EN Ç AS S AL AR IAIS 
 
A e mpregad a adu zi u q ue o seu salá rio era me nor q ue o de João P etrôni o , q ue percebi a o va lor de dez mil reai s de salári o efeti vo como gerente de a gênci a de gra nd e por te ate nd e ndo co ntas de pessoa s f ísicas e jur ídi cas. A agê nci a de P aula era de pequeno po rte e a tendi a somente pesso as 
f ísi cas. Ve rifica -se , assi m, q ue há di fere nças nas f unçõ es e tarefas d esempe n had as po r Jo ão P et rô ni o na s ua agênci a, o que j us tifi ca a apli ca ção do art. 461, §1º, da C L T, co rroborado pe la S um ula 6, II I, do TS T. D estarte, não prospera a prete nsão d a Recla mante em plei tear as di fere nças decorre ntes da eq ui paração salari al ne m seus re spectivos ref le xos. 
 IV . DO ADICI ON AL D E TR AN S FE RÊNC IA 
 
Pa ula foi tra nsfe rid a de S ão Pa ulo para B elém, apó s um ano de ser vi ço, te ndo lá fixa do resi dênci a com sua fam íli a , reque rendo o paga mento do adi ci ona l de tra ns ferê nci a em fo rma de ad i ci onal me nsal . 
Va le desta car que há p re vi são de trans ferê nci a p ara emprega dos que e xe rcem cargo d e co nfi ança no ar t. 469, §1 º, da C LT . P o r ém, a Ori entação J uri spr ude nci a l 11 3 d a S eçã o d e D i ss ídi os Indi vi d uai s, S ubseção 1 (OJ-113-SD I-1) do TST , ad u z q ue e sta t ra ns ferê nci a está a pta a legi ti mar a percepção do ad i cional de trans ferê nci a , se for de forma provi só ria, o q ue não é o caso da si t ua çã o e m te la. 
 Se ndo a ssi m, req ue r a i mproced ênci a do pedi do de adi ci o nal de t rans ferê nci a, pe la s ra zoe s acima e xp osta s.
V. D O DE S C ONT O SALARIAL /PL AN O DE SAÚ D E 
 
A e mpregad a assi nou, em s ua admissã o, a uto riza ção de desconto relati vo a o p lano de sa úd e, te ndo i ndi cado de pende ntes. No e n tan to, na i ni ci al, es tá req ue re ndo a sua de vo l uçã o. 
D eve -se esclarecer , e ntre ta nto, q ue os desco ntos salaria i s efetuad os pe lo e mpreg ador, a utori za do pe lo e mpreg ado por e scrito, i ntegra ndo p la nos de assi stênci as médico -hosp i tala r, o do nto lóg i cas, de seg uro, de previ dênci a priva da , entre o ut ras, ad u zi das na S úmula 342 do TS T, em benefi ci o do empre gado e de seus dep end entes, não afro ntam a di sp osi ção do art. 46 2 da C LT , sa l vo se de mons trada a coação o u o ut ro defeito praticad o p elo empreg ador, o que nã o fo i o caso.
Portanto, não pode prosperar o pedi do de devolução dos 
descontos rela tivos ao pla no de saúde . 
 
 
VI. D A MU L TA DO AR T IG O 477, § 8º, D A C LT 
 
Reque r a Rec lama nte a m ul ta d o ar t. 47 7, § 8 º, da C LT , tendo e m vi sta q ue as ve rb as foram pa gas di a 1 2/03/2015 , se ndo q ue a di spe nsa se deu em 02 /03 /20 15. Na ocasi ã o do p agamento, se d e u a homo logação, seg und o P au la, um di a apó s o pra zo. Ve rifica -se que o pra zo de de z dia s prescri to no art . 477 , § 6º, b, d a C L T, co ntado da noti ficaçã o d a de mi ssã o, excl ui o di a da no ti ficaçã o e i ncl ui o d i a do ve nci me nto, de a cordo co m o a rt. 1 32 do C ód i go C i vi l (CC ). 
 
D esta forma , o p ra zo te rmi no u e xatame nte no di a 12 /03/2015.
 
Neste se nti do, a empreg ada não fa z j us à m ulta d o art . 477, § 8 º, da C LT . 
 
 
VII. DO P E D ID O 
 
D e acordo com os fa tos e f unda mentos aci ma explici tados, re q uer a V o ssa E xce lê nci a o acolhi me nto da presente 
contes tação, a fim de que as pretensões aprese ntada s na Rec lama tóri a Trabal hi sta se jam j ulgadas to ta l mente i mprocede ntes e a Recla mante seja cond e nad a a o pa gamento das c ustas process uai s e demai s co mi nações lega i s conferidas a presente causa.
Portanto, não pode prosperar o pedi do de devolução dos descontos rela tivos ao pla no de saúde . 
 
 
VI. D A MU L TA DO AR T IG O 477, § 8º, D A C LT 
 
Reque r a Rec lama nte a m ul ta d o ar t. 47 7, § 8 º, da C LT , tendo e m vi sta q ue as ve rb as foram pa gas di a 1 2/03/2015 , se ndo q ue a di spe nsa se deu em 02 /03 /20 15. Na ocasi ã o do p agamento, se d e u a homo logação, seg und o P au la, um di a apó s o pra zo. 
 
Ve rifica -se que o pra zo de de z dia s prescri to no art . 477 , § 6º, b, d a C L T, co ntado da noti ficaçã o d a de mi ssã o, excl ui o di a da no ti ficação e i ncl ui o d i a do ve nci me nto, de a cordo co m o a rt. 1 32 do C ód i go C i vi l (CC ). 
D esta forma , o p ra zo te rmi no u e xatame nte no di a 12 /03/2015. 
Neste se nti do, a empreg ada não fa z j us à m ulta d o art . 477, § 8 º, da C LT . 
 
 
VII. DO P E D ID O 
 
D e acordo com os fa tos e f unda mentos aci ma explici tados, re q uer a V o ssa E xce lê nci a o acolhi me nto da presente 
contes tação, a fim de que as pretensões aprese ntada s na Rec lama tóri a Trabal hi sta se jam j ulgadas to ta l mente i mprocede ntes e a Recla mante seja cond e nad a a o pa gamento das c ustas process uai s e demai s co mi nações lega i s conferi d as à prese nte ca usa . 
 
 
VIII. D AS PR OV AS 
 
Protesta pro var o ale gado medi ante tod os os me i os de prova em di rei to admitid os, em especi a l o dep oi mento pesso al d a Recla mante, que fica desde já req uerido , so b p ena de co nfissã o, bem co mo pela j un tada de docume ntos , oi ti va de testem u nhas , p er íci as e o q ue mai s for necessá rio pa ra eluci dação do s fatos. 
 
Nestes termos , pe de defe rimento. 
 
Local e data ... 
 
Ad voga do...

Continue navegando