QUESTOES
27 pág.

QUESTOES


DisciplinaTeoria Geral do Processo15.258 materiais281.652 seguidores
Pré-visualização8 páginas
1a Questão
	
	
	
	Sobre a jurisdição é correto afirmar:
		
	 
	Traduz-se na "ação de dizer o direito"; resulta da soberania do Estado e, junto às funções administrativa e legislativa, compõe as funções estatais típicas.
	
	É requisito intrínseco do princípio da ampla defesa.
	
	É sinônimo aos princípios da legalidade e da moralidade, por isso traduz-se na "ação de dizer o direito".
	
	Consiste em um poder divisível e soberano do executivo.
	
	É um princípio constitucional processual.
	
	
	 
	Ref.: 201609123498
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, após se propor a um estudo com o objetivo de aferir se as reformas legislativas havidas em meio ao movimento de acesso à justiça foram fiéis às premissas iniciais, assevera que o desenvolvimento dessa empreitada depende da apresentação de proposta que contenha os quatro grandes princípios que devem informar o real significado da expressão acesso à justiça. São eles, exceto:
		
	
	Acessibilidade;
	
	Operosidade;
	
	Proporcionalidade;
	 
	Isonomia.
	
	Utilidade;
	
	
	 
	Ref.: 201609088984
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre a evolução histórica do Direito Processual Brasileiro, é correto afirmar:
		
	
	As Ordenações Filipinas, promulgadas no século XIV, foram inspiradas no Direito canônico.
	
	As Ordenações Afonsinas surgiram após o Século XVII, inspiradas apenas no direito canônico.
	
	As Ordenações Manuelinas, de 1521, foram inspiradas no direito romano.
	 
	Durante o período colonial o Brasil era regido pelas leis processuais portuguesas, como não poderia deixar de ser, visto que Brasil e Portugal formavam um Estado único. Foi o período das Ordenações emanadas da Corte.
	
	Durante o período colonial, o Brasil era regido pelas ordenações Filipinas, logo após, foi o período das Ordenações emanadas pela Corte.
	
	
	 
	Ref.: 201609090124
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Analise as seguintes afirmativas: I. Não é possível conceber nos dias atuais a atividade jurisdicional divorciada dos princípios constitucionais, em especial os princípios do acesso à justiça e da dignidade da pessoa humana. II. O conceito de lide de Carnelutti desenvolve-se a partir da ideia de que, se a pretensão é a "subordinação de um interesse alheio ao interesse próprio", a resistência seria justamente a inconformidade dessa pretensão em frente ao interesse alheio. III. Luiz Guilherme Marinoni, vem retomando a ideia de um processo civil constitucionalizado, revendo os conceitos tradicionais de jurisdição apresentados pelos doutrinadores italianos.
		
	
	Apenas a opção III está correta.
	
	Apenas as opções I e II estão corretas.
	 
	Todas as opções estão corretas.
	
	Apenas as opções II e III estão corretas.
	
	Apenas a opção II está correta.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que completa o conceito de lide: O conceito de lide de Carnelutti desenvolve-se a partir da ideia de que, se a pretensão é a "subordinação de um interesse alheio ao interesse próprio", a resistência seria justamente a inconformidade dessa pretensão em frente ao interesse alheio. Diante dessa afirmativa, formou-se o famoso conceito de lide, segundo o qual:
		
	
	o juiz deve proceder a determinar a condução coercitiva de testemunhas e investigados.
	
	o Estado deve garantir o direito de propriedade, mesmo em países mais pobres.
	 
	seu objeto seria o conflito de interesses formado pela contestação quanto à necessidade de subordinação de um interesse a outro.
	
	não há crime sem previsão legal.
	
	
	 
	Ref.: 201609086681
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O "acesso à Justiça" é uma preocupação constante dos juristas, especialmente dos processualistas. Neste sentido, no âmbito do "Projeto Florença", ainda nos anos 70 do século passado, os Profs. Cappelletti e Garth elaboraram importante pesquisa acerca das barreiras a este acesso em diversos países, tendo identificado três "ondas" no movimento para o acesso efetivo à justiça. Assim, é ERRADO afirmar:
		
	
	a terceira onda proporcionou uma ampla variedade de reformas, incluindo alterações nas formas de procedimento, criação de novos tribunais e utilização de mecanismos informais de solução dos litígios.
	
	a primeira onda concentrou-se na assistência judiciária para os pobres
	
	a segunda onda no esforço de melhorar o acesso à justiça focou na representação dos interesses difusos
	
	Os meios alternativos de solução de conflitos são também chamados por métodos adequados ou solução consensual dos conflitos.
	 
	Os Profs. Cappelletti e Garth concluíram que os meios para melhorar o "acesso à Justiça" exigem sempre a criação de órgãos jurisdicionais e a uniformização do procedimento, devendo ser desencorajados a mediação ou outros mecanismos de interferência apaziguadora.
	
	
	
	Ref.: 201609086309
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, existem quatro princípios que devem informar o real significado da expressão acesso à justiça. São esses princípios:
		
	
	Princípio da acessibilidade, princípio do contraditório, princípio da utilidade, princípio da instrumentalidade das formas e princípio da inércia
	
	Princípio da verdade real, princípio do duplo grau de jurisdição, princípio do devido processo legal e princípio da proporcionalidade
	
	Princípio da verdade real, princípio do duplo grau de jurisdição, princípio do devido processo legal e princípio da legalidade.
	
	Princípio da operosidade, princípio da utilidade, princípio da proporcionalidade e princípio da ampla defesa
	 
	Princípio da acessibilidade, princípio da operosidade, princípio da utilidade e princípio da proporcionalidade
	
	
	
	Ref.: 201608947209
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Duas partes se envolveram numa pretensão, o qual um deles resistiu. Durante discussão, chegaram a um acordo que as duas partes cumpriram. Após o cumprimento do que foi acordado é possível falar que:
		
	
	É dever do Estado interferir para resolver qualquer conflito
	 
	Não existe mais uma lide
	
	Existe uma pretensão resistida
	
	Existe uma lide dependente de resolução
	
	O Estado, em hipótese alguma pode ser chamado para resolver conflitos entre parte
	
	
	4a Questão
	
	
	
	São características da jurisdição:
		
	
	primária , direta, eventual e programada
	 
	secundária, instrumental, executiva e desinteressada
	 
	secundária, instrumental, declarativa e interessada
	
	todas estão corretas
	6a Questão
	
	
	
	Considerando os princípios gerais do processo civil, bem como a legislação atualmente aplicada, a doutrina e jurisprudência sobre o tema, assinale a alternativa correta:
		
	 
	O legislador consagrou o princípio da livre apreciação da prova pelo magistrado, devendo este, no entanto, indicar, obrigatoriamente, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento.
	7a Questão
	
	
	
	Dentro do acesso à jurisdição, por vezes é necessário lançar mão de ferramentas para garantir que o cidadão tenha suas necessidades plenamente atendidas. Pelo primeiro fenômeno, a lei dispensa o jurisdicionado do pagamento de custas, taxas e emolumentos em razão de sua situação de hipossuficiência. A matéria é regulada nos arts. 98 a 102 do CPC/2015. Pelo segundo entendemos a obrigação do Estado de fornecer um advogado (defensor público) para aqueles que desejem ingressar no Judiciário. Isso está previsto no art. 134 da Carta de 1988.
		
	
	isenção fiscal e defensoria pública.
	 
	justiça gratuita e assistência jurídica.
	
	NDA
	
	custas e Defensoria