Buscar

Os estudos de Vygotsky no campo da Psicologia e da Educação apontam questões fundamentais também para o campo da Arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os estudos de Vygotsky no campo da Psicologia e da Educação apontam questões fundamentais também para o campo da Arte/Educação. Assinale a afirmativa que melhor apresenta o pensamento do autor sobre a constituição do ser humano: 
	
	
	
	
	O homem se constitui a partir dos fenômenos externos. 
	
	
	O homem se constitui a partir de fenômenos internos e os fenômenos externos são secundários nesse processo. 
	
	
	O homem se constitui pela carga de informações que herda geneticamente. 
	
	
	O homem se constitui como reflexo direto de seu meio. 
	
	
	O homem é um ser histórico-cultural e se constitui na interação com os diferentes sujeitos e contextos.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Para Lowenfeld ( 1977:17-8) "num sistema educacional bem equilibrado, em que o desenvolvimento do ser total é realçado, o pensamento, o sentimento e a percepção do indivíduo devem ser igualmente desenvolvidos, a fim de que possa desabrochar toda a sua capacidade criadora em potencial". Marque a alternativa FALSA sobre a função as escola no desenvolvimento da capacidade criadora:
	
	
	
	
	A escola deve desenvolver a capacidade criadora dos alunos.
	
	
	Não é função da escola a estimulação da capacidade criadora.
	
	
	A escola deve estimular o desabrochar toda a capacidade criadora.
	
	
	A escola pode proporcionar a oportunidade o meio para que os alunos desenvolvam sua capacidade criadora.
	
	
	A função da escola seria estimular cada aluno para desenvolver a sua imaginação.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Os trabalhos escolares que usam desenho mimeografado e formas estereotipadas e que são oferecidas para as crianças são desfavoráveis a construção de aprendizagem criativa das mesmas. Assinale a alternativa que corresponde às atividades propostas na área de Arte e Educação: 
	
	
	
	
	Desenhos prontos com contornos e cores pré-estabelecidas.
	
	
	Trabalhos que propõem exercícios de repetição.
	
	
	Propiciar o conhecimento artístico e estético. Desenvolver, exercitar modos de expressão e comunicação.
	
	
	Modelos prontos para pintar.
	
	
	Não valorizar o desenho infantil.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Leia com atenção e marque a alternativa correta. Para conhecer o processo histórico do ensino de Arte e nele saber interferir com consciência, é importante a leitura de diversas bibliografias da autora Ana Mae Barbosa, como: Arte-Educação no Brasil (1978), O Ensino da Arte e sua História (1990), Inquietações e Mudanças no Ensino de Arte (2008), dentre outras. Essa autora, bastante conhecida no mundo acadêmico por seus posicionamentos, suas contribuições e reflexões acerca do ensino de Arte, difundiu uma concepção de construção de conhecimento em artes que tem por base um trabalho pedagógico integrador denominado de: 
	
	
	
	
	DBAE. 
	
	
	Proposta Educação Através da Arte. 
	
	
	Proposta global da Arte.
	
	
	Critical Studies
	
	
	Proposta Triangular do Ensino da Arte.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Em 1988, foi promulgada a Constituição Brasileira, iniciando-se, logo em seguida, discussões sobre a nova LDBEN. Em três de suas versões, foi retirada a obrigatoriedade do ensino de arte nas escolas. Organizados, os arte/educadores protestaram, convictos da importância da arte para a formação do aluno. Iniciou-se, aí, uma longa luta política e conceitual dos arte/educadores brasileiros para tornar a arte uma disciplina curricular obrigatória, com todas as suas especificidades (objetivos de ensino, conteúdos de estudos, metodologia e sistema de avaliação). Foi nesse contexto de luta que, em 20 de dezembro de 1996, os arte/educadores brasileiros conquistaram:
	
	
	
	
	o direito de propagar o ensino baseado na disciplina, repetição e divulgação do estilo de arte clássica com estilos fortes e dramáticos.
	
	
	a inclusão da proposta que previa a concepção humanista sobre as ações mentais desenvolvidas durante a realização da atividade artística, ou seja, sobre o processo, tendo pouca importância o produto resultante.
	
	
	o dever de propagar o ensino baseado na disciplina, repetição e divulgação do estilo de arte antiga e tradicional com elementos fortes e dramáticos.
	
	
	a obrigatoriedade do ensino de arte para toda a Educação Básica, através da promulgação da nova LDBEN, de n° 9.394, que, depois de quase uma década, revogou as disposições anteriores e consagrou, oficialmente, a concepção de ensino de arte como conhecimento.
	
	
	a possibilidade de trabalhar o ensino de arte através do ensino do desenho como linguagem da técnica e da ciência, sendo "valorizadas como meio de redenção econômica do país e da classe obreira, que engrossara suas fileiras com os recém-libertos".
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Para conhecer e entender o processo histórico do ensino da arte, é importante destacar o trabalho de Ana Mae Barbosa. Suas reflexões e posicionamentos, acerca do ensino da arte, difundiram uma concepção de construção de conhecimento que tem por base um trabalho pedagógico integrador denominado de: 
	
	
	
	
	Proposta Triangular do Ensino da Arte
	
	
	Proposta Quadrangular do Ensino da Música
	
	
	Proposta Interativa através da Arte
	
	
	Plano Municipal de Educação e Arte
	
	
	Tratado das Vanguardas Artísticas
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Para compor a Proposta Triangular em Arte, Barbosa (1998) recorreu à antropofagia cultural. Do francês " anthropophagie" (século XVI), derivado do grego "anthropophagia", a palavra designa o ato de se alimentar de carne humana. Nas artes, refere-se à manifestação artística brasileira inaugurada pelo Manifesto Antropofágico (1928), escrito por Oswald de Andrade. Os modernistas, nesse sentido, foram vorazes na identificação, assimilação e disseminação da cultura estrangeira para a cultura brasileira. A ideia era a de engolir e recriar e não de reproduzir, era a de absorver e reinventar, expressando a nossa identidade e originalidade. Para caracterizar ainda mais este manifesto, Tarsila do Amaral presenteou Oswald de Andrade com uma tela cujo nome significava em tupi-guarani "homem que come". Qual é o nome dessa tela, que apresenta fortes influências cubistas?
	
	
	
	
	O Grito
	
	
	Abaporu
	
	
	Urutu
	
	
	A Cuca
	
	
	A Negra
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Dentro da proposta de ensino da arte que prevê a articulação entre o fazer, o pensar e o conhecer as Artes Visuais, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	As formas de comunicação das mídias não devem ser trabalhadas na sala de aula porque contaminam a imaginação da criança. 
	
	
	As formas de comunicação das mídias não devem ser trabalhadas nas aulas de Artes Visuais porque o foco é na livre expressão do aluno.
	
	
	As formas de comunicação das mídias não podem ser trabalhadas nas aulas de Artes Visuais porque são modelos prontos e os alunos devem ser livres para criar.
	
	
	As formas de comunicação das mídias podem ser trabalhadas nas aulas de Artes Visuais através de propostas que explorem a construção de uma leitura crítica da imagem.
	
	
	As formas de comunicação das mídias podem ser trabalhadas nas aulas de Artes Visuais porque não interferem na formação do julgamento de valor em relação à qualidade e estética das obras.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Atualmente, a proposta de educação multicultural que orienta o projeto de trabalho em Artes Visuais, em muitas escolas, procura ampliar o repertório dos educandos com mediações adequadas. Sobre essa educação multicultural, assinale a opção em que as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira:A educação multicultural tem como objetivo central aproximar os alunos das culturas dominantes ampliando o conceito de Arte PORQUE através do estudo e da valorização dessas manifestações dominantes, democratizamos o acesso a um padrão cultural único que é reconhecido pela sociedade.
	
	
	A educação multicultural tem como objetivo aproximar os alunos das culturas locais ampliando o conceito de Arte PORQUE somente essas manifestações são puras e devem ser reconhecidas universalmente. 
	
	
	A educação multicultural tem como objetivo trabalhar apenas o acervo cultural que o aluno apresenta PORQUE somente o acervo do aluno é uma manifestação pura que deve ser preservada e valorizada.
	
	
	A educação multicultural aproxima os alunos das culturas não dominantes ampliando o conceito de Arte PORQUE através do estudo, da valorização, do respeito e das inter-relações possíveis entre os diversos padrões culturais e estéticos existentes, amplia-se também a experiência da apreciação estética no espaço escolar.
	
	
	A educação multicultural tem como objetivo aproximar os alunos da História da Arte Moderna ampliando o conceito de Arte PORQUE somente através do estudo sobre as manifestações das culturas dominantes os alunos ampliam seus conhecimentos.

Outros materiais