Buscar

Questões 2015.1 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
1. O princípio que determina a prevalência das condições mais vantajosas para o trabalhador, ajustadas no contrato de trabalho ou resultantes do regulamento da empresa, ainda que vigore ou sobrevenha norma jurídica imperativa prescrevendo menor nível de proteção e que com esta não sejam incompatíveis, é o princípio:
Da condição mais benéfica.
2. As Relações do Trabalho tiveram suas raízes em três etapas antecedentes. Essas etapas foram:
Escravidão,Servidão e Corporações de Ofício.
3. O Princípio que importa especificamente na garantia de preservação, ao longo do contrato, 
da cláusula contratual mais vantajosa ao trabalhador, que se reveste de caráter de direito
adquirido, é o Princípio da
Mais Benéfica
4. Sobre as fases da evolução histórica do direito do trabalho, marque a alternativa correta:
Escravidão, servidão e corporações de ofício;
5. Os direitos sociais podem ser agrupados em grandes categoriais, dentre outros:
todas as anteriores.
6. Analise a seguinte assertiva: "Havendo interpretações divergentes em relação à mesma norma jurídica a ser aplicada em determinado caso concreto, será dada preferência àquela interpretação que mais favoreça o empregado". Esta assertiva se refere ao princípio de Direito do Trabalho denominado:
"In dubio pro operario"
1. Adriana submete-se a um ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo daqueles que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, educação profissional, ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental. Logo, pode-se dizer que Adriana é uma
estagiária
2. Acerca da possibilidade de a pessoa jurídica poder ou não ser considerada empregada, assinale a opção correta:
A pessoa jurídica não pode ser considerada empregada porque a relação de emprego depende da prestação de serviços de pessoa física
3. Assinale, dentre as alternativas a seguir, a hipótese que NÃO retrata elemento caracterizador do vínculo de emprego
Autonomia
4. No tocante ao Poder de Direção ou de Comando do Empregador está correto afirmar:
Todas as alternativas estão incorretas;
5. Jair trabalha como estivador no Porto de Santos; Patrícia foi contratada para trabalhar em uma loja de shopping na época do Natal, pois nessa época há excesso extraordinário de serviços, através da intermediação de mão de obra; e Ana presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa na residência de Lúcia. É correto afirmar que Jair é:
trabalhador avulso
6. Dona Joana da Silva foi contratada, por seu Emanuel Guerreiro, para fazer limpeza em seu apartamento esporadicamente e recebendo por dia, FALTA PARA A CARACTERIZAÇÃO do contrato de trabalho:
Habitualidade
1. O contrato de trabalho por prazo determinado poderá ser celebrado novamente com o mesmo empregado desde que observe as regras da renovação que é:
Poderá suceder dentro de 6 meses;
2. Sobre o contrato de trabalho é correto afirmar que:
O contrato individual poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado e indeterminado;
3. João Carlos procura a loja Flores Brasil e se oferece para fazer as entregas com sua bicicleta, passando a fazê-lo diariamente, no horário de funcionamento da loja, recebendo orientações e semanalmente uma determinada importância por liberalidade da proprietária da floricultura. No tocante a estes fatos podemos dizer que estamos diante de um contrato de trabalho. Se sim, qual a sua forma. Assinale a alternativa correta.
A um vínculo empregatício entre as partes, sendo o contrato na forma tácita;
4. FONTE: Prova: FCC - 2014 - Câmara Municipal de São Paulo - SP - Procurador Legislativo No que respeita ao conceito e responsabilidade do empregador, no âmbito do Direito do Trabalho, é correto afirmar:
Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica, serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.
5. Sobre o contrato individual de trabalho é correto afirmar que, EXCETO:
o contrato de experiência não exige assinatura na CTPS do empregado.
6. existência da relação de emprego pressupõe
A pessoalidade na prestação de serviços.
1. Com relação as férias marque a opção correta:
Concedida após o período concessivo, o empregador deverá remunerá-las em dobro.
2. A CLT estabelece que as férias podem ser fracionadas em dois períodos anuais. Ocorre que, existe exceção a esta regra. Indique-as:
Menores de 18 anos e maiores de 50 anos.
3. Analise as sequências considerando Verdadeiro ou Falso para cada uma das afirmativas abaixo: I - Salário é todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição.: II - Remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego. Assim, como veremos, existem parcelas pagas pelo empregador ao empregado, mas que não integram ou fazem parte do salário como, por exemplo, as parcelas indenizatórias e os adicionais, em princípio.: III - Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.; IV- É cabível equiparação salarial em empresas que possuam planos de cargos e salários.; V - O empregado readapatado na função serve como paradigma ou modelo.
V;V;V;F;F
4. Marque a alternativa correta, indicando o adicional de horas Extras e de Periculosidade, respectivamente:
50% e 30%
5. A terceirização é modalidade contratual inadmissível em nosso ordenamento jurídico quando levada a cabo para
locação permanente de mão-de-obra em atividade-fim da empresa tomadora de pessoal
6. Davi trabalha na empresa X como analista de sistema, suporte e internet. Além de seu salário mensal, recebe as seguintes utilidades: curso de informática avançada, seguro de vida e previdência privada. Neste caso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho,
nenhum dos itens mencionados são considerados salários-utilidade.
1. Sobre faltas ao serviço, existem algumas que a CLT enumera como faltas abonadas e legais, ou seja, aquelas que não podem ser deduzidas por ocasião do 13º salário
Por 1 dia a cada 12 meses de trabalho para doação de sangue, devidamente comprovada
2. Analisando as hipóteses de suspensão e interrupção do contrato de trabalho marque a opção correta:
A aposentadoria por invalidez é causa de suspensão do contrato de trabalho.
3. A falsificação de cartões de ponto para obtenção do pagamento de horas extras, assim como a adulteração dos dias deferidos como licença médica caracteriza
ato de improbidade
4. Na extinção do Contrato de Trabalho
com despedida por justa causa, o empregado tem direito a férias vencidas e ao saldo de salários
5. Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições:
Por mútuo consentimento, e, ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízo ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
6. O intervalo intrajornada ocorre dentro do expediente e é incorreto afirma-se que:
para jornadas inferiores a 4 horas, o intervalo será de 10 minutos.
1. Joelma, comissária de bordo da empresa Jurunas Aviação S.A, resolveu mudar seu corte de cabelo, contrariando o regulamento interno da empresa, sem consultar seu empregador, adotando um penteado ¿Joãozinho¿, coloração verde abacate. Ao comparecer à empresa foi imediatamente comunicada que sua demissão por justa causa. Na situação hipotética apresentada, de acordo com a Lei, a doutrina e a jurisprudência, pergunta-se: qual a fundamentação legal que a empresa deveria
dar à justa causa para rescisão do pacto laboral de Joelma?
Ato de insubordinação.
2. Consoante a lei, o empregado que se embriaga:	
só pode ser despedido por justa causa se o fizer casualmente em serviço.
3. Um empregado teve seu contrato de trabalho extinto em virtude do fechamento de uma das filiais da empresa por motivo de força maior. Nesse caso, o empregado
poderá movimentar a conta vinculada do FGTS e terá direito à multa indenizatória de 20% sobre todos os depósitos realizados durante a existência do contrato, atualizados monetariamente e acrescidos dos respectivos juros.
4. Com relação ao aviso prévio marque a opção incorreta:	
É indevido o aviso prévio na despedida indireta.
5. O empregado que oferece informação indevida sobre o vale- transporte para tirar vantagem do empregador, está enquadrado nas hipóteses do artigo 482 da CLT da Extinção Contratual como Justa Causa :	
um ato de Improbidade ou Desonestidade do empregado ao empregador
6. Fonte: Prova: FCC - 2013 - TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário. Analisando as normas da legislação trabalhista quanto à duração do trabalho, jornadas de trabalho e períodos de descanso:	
entre duas jornadas de trabalho diário haverá um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso, além de um descanso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferencialmente, aos domingos.
1. No que tange as convenções coletivas de trabalho, é VERDADEIRO dizer:
Serão celebradas por escrito, sem emendas nem rasuras, em tantas vias quantos forem os Sindicatos convenentes ou as empresas acordantes, além de uma destinada a registro, não sendo permitido estipular duração superior a 2 (dois) anos.
2. Em relação às normas coletivas de trabalho, é correto afirmar:	
Os sindicatos representativos de categorias econômicas ou profissionais e as empresas, inclusive as que não tenham representação sindical, quando provocados, não podem recusar-se à negociação coletiva.
3. Maria, estudante de direito, está discutindo com o seu colega de classe, Denis, a respeito das Fontes do Direito do Trabalho. Para sanar a discussão, indagaram ao professor da turma sobre as fontes autônomas e heterônomas. O professor respondeu que as Convenções Coletivas de Trabalho, as Sentenças Normativas e os Acordos Coletivos são fontes
autônomas, heterônomas e autônomas, respectivamente.
4. Os sindicatos poderão celebrar Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho,
Independentemente de aprovação em Assembleia Geral.
5. Na substituição processual, o substituto tem legitimação ad causam extraordinária para agir em nome
próprio, na defesa de direito alheio
6. Analise a seguinte assertiva: "Deve-se cobrar mais contribuição de quem tem maior capacidade de pagamento para que se possa beneficiar os que não possuem as mesmas condições". Esta assertiva se refere ao princípio de Direito Previdenciário denominado:	
Equidade na forma de participação no custeio.
1. O Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS ao conceder um determinado benefício assistencial da renda vitalícia a um cidadão portador de deficiência e que não possui meios de subsistência, estará aplicando qual dos princípios da seguridade:
Seletividade na prestação dos benefícios e serviços;
2. A Constituição Federal de 1988 em seu art. 194 define como Seguridade Social as ações do Poder Público e da sociedade destinada a assegurar os direitos relativos á saúde, à previdência social e a assistência social, determinando ao Poder Público organizar a seguridade com os seguintes objetivos:
universalidade da cobertura e do atendimento, irredutibilidade do valor dos benefícios, equidade na forma de participação do custeio;
4. O Regime Geral de Previdência Social concederá ao segurado os seguintes benefícios:	
salário família, salário-maternidade e aposentadoria por tempo de serviço;
5. A Assistência Social é tratada pelos artigos 203 e 204 da Constituição Federal, que determina seus objetivos, formas de ação e de financiamento, sendo prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição para a seguridade social, tendo como objetivos:
A habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência física e a promoção da sua integração a sociedade
6. O acordo no qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais (trabalhadores e patronal) estabelecem condições de trabalho, onde as decisões estipuladas se transformam em direitos e deveres a serem aplicados a todos os trabalhadores e empregadores, é denominado:
Acordo Coletivo de Trabalho.
1. João empregado da empresa ABC Ltda. foi acometido de tuberculose, e, em razão da doença necessitou afastar-se do trabalho por 6 meses. Neste caso após o décimo quinto dia de incapacidade qual o benefício previdenciário devido ao empregado.
auxílio doença
2. A Previdência Social paga os seguintes tipos de benefício, exceto:
aposentadoria do desempregado;
3. Quanto aos Regimes de Previdência no Brasil, assinale a alternativa que contempla uma característica do Regime Complementar de Previdência:
É um regime de natureza Facultativa
4. Considerando as regras do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, constituem-se em segurados obrigatórios os tipos de trabalhadores abaixo relacionados, EXCETO:
Aquele acima de 16 anos, que desejam integrar o sistema de previdenciário, apesar de não exercerem atividade remunerada.
5. Conceituando os Segurados Facultativos é aquele que está fora da roda da atividade econômica, mas deseja ter proteção previdenciária. São exemplos de pessoas que podem contribuir como segurados facultativos (para mais exemplos, ver o art. 11 do Decreto 3.048/99):	
Estudante e Dona de Casa.
6. São segurados obrigatórios da Previdência Social:	
Os Empregados, inclusive domésticos, os Contribuintes Individuais, os Trabalhadores Avulsos e os Segurados Especiais
1. Samuel possui contrato de trabalho com prazo indeterminado com a empresa Day by Day desde 23.05.2005. Em maio de 2010, ele recebeu do empregador a primeira parcela do 13º salário no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Qual deveria ser o valor da segunda parcela do 13º salário, tendo em vista que de janeiro a outubro Samuel percebeu um salário de R$ 1.000,00/mensal, aumentado para R$ 1.500,00/mensal nos meses de novembro e dezembro?	
R$ 1.000,00
2. A Contribuição dos Segurados Empregados, inclusive Domésticos ou Avulsos , baseado na Lei Previdenciária, está previsto o percentual de:	
é de 8% , 9% ou 11% do seu Salário de Contribuição.
3. Dentre as receitas destinadas ao custeio da Seguridade Social, estão as contribuições sobre o trabalho assalariado. Assinale a alternativa que contém a parcela que sempre integra o salário de contribuição:	
os valores percebidos a título de indenização pela supressão do intervalo intrajornada;
4. João montou seu próprio negócio em 2010, obteve receita bruta, no ano-calendário anterior, de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e é optante do Simples Nacional. João não pretende receber aposentadoria por tempo de contribuição. Nessa situação, a contribuição previdenciária a ser recolhida por João é de:
5% (cinco por cento) do limite mínimo do salário de contribuição.
5. Quais as fontes compõe o custeio a Seguridade Social?	
Receitas da União, Receitas das Contribuições Sociais e Receitas de Outras fontes.
6. As empresas ou empregadores com mais de um estabelecimento, filial ou sucursal devem possuir quantos Livros de Inspeção do Trabalho?	
Um para cada estabelecimento
1. É permitido o trabalho de um empregado para duas empresas ?	
Sim. Não existe vedação legal a que o empregado trabalhe para duas empresas.
2. Qual o prazo máximo do contrato de experiência?	
O prazo máximo do contrato de experiência são 90 dias.
3. Leia atentamente as assertivas e assinale a alternativa correta. I. Paulo trabalhou de forma extraordinária até as 22:00 horas da terça-feira ele só poderá retornar ao trabalho às 9 horas da quarta-feira, em face do intervalo mínimo entre jornadas garantido pela legislação trabalhista.
II. Os digitadores pela própria natureza do seu trabalho possuem direito a um intervalo especial de 10 minutos de descanso para cada 90 minutos de trabalho, intervalo este que é computado na jornada de trabalho. III. Considerando que o descanso semanal remunerado de João será no domingo e que ele trabalhou no sábado até 21 horas, ele poderá retornar normalmente ao trabalho segunda-feira às 07 horas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas
5. O poder disciplinar do empregador se traduz:	
na possibilidade do empregador aplicar sanções por descumprimento de obrigações legais e contratuais, atinentes a prestação de serviços pelo empregado.
6. De acordo com a legislação trabalhista, é INCORRETO afirmar:
Para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos que admitirem trabalhadores como empregados não serão equiparadas ao empregador.
7. A empresa FIGA celebrou contrato de experiência com Ana pelo prazo de 30 dias. Quando terminar o prazo contratado a empresa pretende prorrogar o referido contrato. Neste caso, a empresa
poderá prorrogar o contrato uma única vez, desde que a soma dos dois prazos não ultrapasse 90 dias.
8. Assinale a alternativa que só contém requisitos essenciais do contrato de trabalho:	
Continuidade, subordinação, onerosidade, pessoalidade e pessoa física.
9. Cesaltina foi admitida há cinco anos como cozinheira para trabalhar em escritório de advocacia constituído como pessoa jurídica, de 2ª a 5ª feira. Suas funções consistiam em cuidar da cozinha e da copa da casa em que funcionava o escritório, fazer compras e servir refeições para os advogados e estagiários. A vinculação existente entre a tal senhora e o tomador de serviços era de:	
Contrato de trabalho, nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho.
10. A suspensão do contrato de trabalho ocorre durante o :	
afastamento do empregado, após 15 dias da ocorrência do acidente do trabalho.
1. Quais os participantes do acordo coletivo?	
O trabalhador demitido por justa causa, não terá direito ao recebimento das parcelas indenizatórias. Somente terá direito de receber o saldo do salário e as férias vencidas, acrescidos de 1/3 Constitucional, se houver.
2. Quais são os direitos de um trabalhador demitido por justa causa?	
O trabalhador demitido por justa causa, não terá direito ao recebimento das parcelas indenizatórias. Somente terá direito de receber o saldo do salário e as férias vencidas, acrescidos de 1/3 Constitucional, se houver.
3. Fonte: Prova: VUNESP - 2014 - EMPLASA - Analista Jurídico - Direito. De acordo com a CLT, acerca das normas legais referentes à rescisão do contrato de trabalho, é correto afirmar que:	
são competentes para assistir o empregado na homologação da rescisão do contrato de trabalho o respectivo Sindicato ou a autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
4. Com relação as estabilidade provisórias marque a opção correta:	
a gestante tem estabildade desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
5. Mario foi contratado pela Empresa Americana Ltda., na função de auxiliar administrativo. Ele vem cometendo várias irregularidades tais como: atrasos e faltas injustificadas habituais e com desleixo na prestação de serviços. Diante do fato narrado, a empresa deseja demiti-lo por justa causa. Marque a opção que se enquadra na atitude praticada por Mario:	
Desídia.
6. Antunes, aproveitando-se do seu cargo de confiança, retirou dinheiro do caixa da empresa, de forma continua e reiterada por cerca de 08 meses, sem autorização prévia, para investir em seus negócios. Quando o seu empregador soube do ocorrido, Antunes lhe disse que tinha a intenção de devolver a quantia equivalente. De acordo com as normas da CLT que regulam a extinção do pacto laboral responda, com base na situação descrita, marque a alternativa correta:
Antunes poderá ser demitido por justa causa em virtude de ato de improbidade.
7. O poder disciplinar do empregador é exercido quando:	
Aplica advertência aos empregados.
8. (FGV/2013/OAB) Em determinada reclamação trabalhista o juiz, à luz das provas produzidas, considera que a natureza jurídica da extinção contratual foi culpa recíproca (de ambas as partes). Para a hipótese, as alternativas a seguir apresentam direitos deferidos ao trabalhador, à exceção de uma. Assinale-a.
Seguro desemprego
9. A Seguridade Social tem por objetivo assegurar os direitos relativos a:	
Saúde, previdência e assistência social.
1-A aplicação da condição mais benéfica é garantia para a proteção do trabalhador que por sua vez decorre: 
do princípio da norma mais favorável
2-Sobre os princípios do Direito do Trabalho, é correto afirmar: I - O Direito Individual do Trabalho é centralizado no princípio tutelar, que lhe dá a essência, informando todo o sistema. ; II - O princípio de proteção desdobra-se nos princípios in dubio pro operário, da norma mais favorável e da condição mais benéfica. ; III - O princípio da irrenunciabilidade também alcança ato bilateral de vontade. 
somente a proposições III é verdadeira
3-Indique a alternativa correta, quanto ao Princípio da Proteção: 
aplicação da norma mais favorável ao trabalhador
4-São fontes materiais do direito do trabalho: 
as greves e pressões sociais realizadas pelos trabalhadores, com vistas à melhoria de sua condição social.
5-Determinado princípio geral do direito do trabalho prioriza a verdade real diante a verdade formal. Assim, entre os documentos que disponham sobre a relação de emprego e o modo efetivo como, concretamente, os fatos ocorreram, deve-se reconhecer estes em detrimento daqueles. Trata-se do princípio: 
da primazia da realidade.
6-O princípio que possui como propósito tentar corrigir desigualdades, criando uma superioridade jurídica em favor do empregado diante da sua condição de hipossuficiente é especificamente o princípio da: 
proteção
8-Constitui direito aplicável à categoria dos empregados domésticos, exceto: 
estabilidade pela gravidez; férias integrais + 1/3 Constitucional; FGTS obrigatório e seguro desemprego em caso de dispensa arbitrária; décimo terceiro salário; a limitação da jornada de trabalho em até oito diárias.
9-Ciro trabalha como taxista para uma empresa que explora o serviço de táxi de um município, sendo o automóvel utilizado em serviço por Ciro de propriedade da mencionada empresa. A empresa de taxi, determina a rota de trabalho de Ciro que trabalho com total subordinação, pessoalidade, habitualidade e pessoalidade. Em face da situação hipotética apresentada, de acordo com a legislação trabalhista, Ciro é considerado: 
Empregado;
10-A legislação sobre direito do trabalho compete: 
privativamente, à União Federal, podendo lei complementar delegar questões específicas desta matéria aos Estados-membros.
11-Quanto à relação de emprego e às relações de trabalho, é INCORRETO afirmar: 
O trabalho avulso é aquele em que o trabalhador presta serviços de curta duração para distintos beneficiários, com intermediação de terceira entidade com quem mantém vínculo de emprego nos termos da CLT, mas não se igualando em direitos com os trabalhadores com vínculo empregatício permanente. O trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, por prazo curto para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou o acréscimo extraordinário de serviços, com intermediação de empresa de trabalho temporário. O trabalho autônomo é aquele em que o trabalhador exerce as suas atividades por conta e risco próprios, sem subordinação com o seu contratante. O trabalho eventual é aquele prestado ocasionalmente, para realização de determinado evento, em que o trabalhador, em regra, desenvolve atividades não coincidentes com os fins normais da empresa contratante, não se fixando a uma fonte de trabalho. A relação de emprego é aquela em que pessoa física presta serviços de natureza não eventual e de forma pessoal
a empregador, sob a dependência e subordinação deste, mediante salário.
14-NÃO há relação de emprego entre: 
a instituição de beneficência e o voluntário.
15-A hora do trabalho noturno será computada como de:
52m30s
19-Como decorrência do princípio constitucional da não discriminação salarial (art. 7o , XXX e XXXI da CF), a garantia da isonomia salarial fundamenta-se na ideia básica de que a todo trabalho de igual valor deve corresponder salário igual. Para caracterização do trabalho de igual valor, gerando o direito à equiparação salarial, é necessário que sejam preenchidos concomitantemente alguns requisitos, entre os quais NÃO se inclui: 
trabalho para o mesmo empregador. trabalho na mesma localidade. mesma perfeição técnica. mesma produtividade. existência de quadro organizado de carreira.
20-As férias representam um período de descanso em que o funcionário tem o direito de retirar um pouco do estresse físico e mental causado pelo trabalho. No século XIX, esse direito foi instituído pelos ingleses. Já no Brasil surgiu, inicialmente, em 1925, em algumas empresas e, depois, em 1943, se tornando uma lei para todos os empregados. De acordo com a CLT, um indivíduo poderá tirar férias depois de trabalhar 12 meses, ou seja, um ano. Integram a remuneração de férias:
a remuneração devida na data da concessão e o abono constitucional;
21-Leia atentamente as assertivas e assinale a alternativa correta.: I. Trabalhador a tempo parcial é aquele cuja jornada de trabalho não excede 25 horas semanais.; II. Faltando ao trabalho de forma injustificada por mais de 5 vezes durante o período aquisitivo o trabalhador a tempo parcial terá suas férias reduzidas à metade. ; III. Pela própria natureza do trabalho a tempo parcial é permitido a estes trabalhadores realizar labor extraordinário. 
Apenas a assertiva I está correta
22-Durante o mês de janeiro, o empregado, Marcio Antonio, permaneceu de férias. É certo afirmar que ele usufruiu de 30 (trinta) dias de descanso. Analisando o instituto da suspensão e interrupção do contrato de trabalho é correto afirmar : 
O contrato de trabalho permaneceu em interrupção por 30 dias..
26-Mariana foi admitido por contrato de experiência pelo prazo de 90 dias. Findo o contrato de experiência o empregador comunicou que estava extinguindo o mesmo pelo decurso do prazo. Mariana comunicou que estava grávida, e, portanto possuía estabilidade provisória. O empregador afirmou que o contrato era por prazo determinado e não havia direito a estabilidade. Analisando a situação concreta, marque a opção correta:
O empregador esta errado, tendo em vista que em caso de gravidez há estabilidade, inclusive nos contratos por prazo determinado, ou seja, experiência.
28-A estabilidade provisória do empregado eleito para o cargo de direção ou representação sindical é garantida:
o suplente, inclusive.
30- João Carlos foi contratado em 07/05/2014 pela empresa Construção Ltda para exercer as funções de auxiliar administrativo, por um período de 90 (noventa) dias, ocorre que neste período as avaliações de João Carlos foram negativas, e com isto decidiu-se não efetivá-lo na empresa, comunicando-o em 06/08/2014 e efetuando o pagamento da rescisão contratual logo em seguida. Assinale a alternativa correta.
O contrato inicialmente era de experiência, passando para prazo indeterminado, pois ultrapassou o tempo legal, sendo cabível o pagamento do aviso prévio indenizado;
32- As convenções coletivas de trabalho:
Costumam criar para os empregados condições mais favoráveis que a lei;
33-O instrumento oriundo da autocomposição de conflito coletivo entre sindicatos de empregados e empregadores, estabelecendo normas válidas no âmbito de suas representações, denomina-se: 
convenção coletiva
37-Indique qual das opções está correta com relação aos objetivos constitucionais da Seguridade Social:
Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais
39-É VERDADEIRO dizer quanto a inclusão da Assistência Social na Constituição Federal Brasileira de 1988 que a mesma significou a ampliação no campo dos direitos humanos e sociais e, como consequência, introduziu a exigência de: 
Seguridade social, que está sendo tratada como bem público e social do estatuto de uma sociedade para alcançar todos os seus membros.
40-Consoante previsão expressa, relativamente ao financiamento e custeio da seguridade social, na Constituição da República; é VERDADEIRO afirmar que: 
A União poderá instituir, mediante lei complementar, outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social, além das previstas na Constituição da República, desde que sejam não-cumulativas, e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos impostos discriminados no texto constitucional
41-Em relação à saúde e à assistência social previsto na Constituição Federal Brasileira é correto afirma: 
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.
42-De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, é Verdadeira a afirmação: 
Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
43-Quais os princípios do Direito Previdenciário? 
1 princípio da solidariedade . 2- princípio da universalidade de cobertura e atendimentos. 3- uniformidade e equivalência de prestações entre população urbana e rural; 4- seletividade e distributividade de benefícios e serviços; 5- irredutibilidade do valor dos benefícios.
44-De acordo com o Regime Geral de Previdência Social, é VERDADEIRO afirmar que a pensão por morte do segurado, devida ao cônjuge ou companheiro supérstite: 
Cessa o pagamento do benefício com a morte do pensionista;
46-É obrigatoriamente devido o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em favor do: 
empregado em gozo de férias anuais
47-Joana é comissaria de bordo e soube que esta grávida. Ela esta com dois meses de gravidez e não pode exercer atividade laborativa até o nascimento do neném, devendo, ser encaminhada para a Previdência Social. Neste caso qual o benefício previdenciário que deverá ser concedido para Joana neste momento: 
auxílio doença
48-João no caminho para o trabalho sofreu acidente de ônibus e quebrou a clavicula. Em decorrência deste fato foi hospitalizado e permaneceu afastado do trabalho para tratamento médico por quatro meses. O empregador emitiu toda a documentação necessária e, após o décimo quinto dia de afastamento, seu empregador encaminhou João para o INSS para recebimento de benefício previdenciário. Marque a opção que designa qual o benefício que será recebido por João: 
auxílio doença acidentário
49-Para cada acidente de trabalho ocorrido na organização, deverá ser preenchido e encaminhado um documento cuja a sigla usual é: 
O "CAT".
51-Indique qual dos benefícios listados abaixo, de acordo com a legislação previdenciária, é reembolsado à empresa: 
Salário-família pago aos segurados a seu serviço.
55-O contrato de experiência tem o prazo limite de: 
Até 90 dias improrrogáveis
01. Em que situação pode haver alteração do contrato de trabalho?
Quando houver concordância do empregado, e essa alteração não lhe causar prejuízos diretos e indiretos
02. Discorra sobre a evolução histórica dos direitos trabalhista e previdenciário.
abordar os conceitos de trabalho e previdência. Descrever a escravidão e a servidão, falando das corporações de oficio e o espirito de solidariedade que, pela convivência, surge entre seus membros, originando as caixas de socorro mútuo, e o direito previdenciário. Abordar a revolução industrial descrevendo os fatos sociais, jurídicos, econômicos, tecnológicos e políticos que deram origem ao direito do trabalho.
03. Ficará caracterizada a relação de emprego, caso um trabalhador eventual substitua um empregado
regular? Justifique sua resposta.
Sim. A jurisprudência considera que a prestação de serviços por trabalhador individual, em lugar de um trabalhador regular, caracteriza relação de emprego.
04. Jaqueline trabalhou em uma empresa por tempo determinado e foi dispensada, pois alegaram que já havia cumprido a duração máxima para este tipo de contrato de trabalho. Responda a Jaqueline qual a duração máxima do contrato de trabalho por tempo determinado?
O contrato de trabalho por tempo determinado não pode exceder o período de 2 anos
05. Um empregador celebra contrato de trabalho por prazo de 12 meses. Expirado esse prazo, e após 3 meses, celebra outro contrato, por prazo de 6 meses, com o mesmo empregado, para a execução de idêntico serviço. Será válido o prazo do contrato?
Não. Como maneira de desestimular o uso dos contratos de trabalho por tempo determinado, destinados a impedir a continuação no emprego, a legislação considera contrato celebrado dentro de 6 meses do término do anterior como contrato por tempo indeterminado;
06. Qual a finalidade da CIPA? 
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, como o próprio nome diz, objetiva a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, identificando os riscos do processo do trabalho e buscando soluções que possam prevenir a ocorrência de danos à saúde do trabalhador.
07. Como o Direito Previdenciário, justifica o Princípio da Solidariedade?
Sua justificativa está nas pequenas contribuições de todos que geram cobertura para todos. (Art.3º CF 88).
08. Quais são os tipos de prestações beneficiárias garantidas aos segurados?
Seguro acidente, Auxílio doença, Aposentadoria, Licença gestante.
*Auxílio-doença devido ao segurado que, após a carência de 12 (doze) contribuições, em caso de doença comum e isento, quando for originária de um acidente, ficar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias, num valor correspondente a 91% do salário benefício, desde que não seja inferior ao salário-mínimo. 
*Aposentadoria por invalidez - devida ao segurado que, após cumprida a carência - 12 contribuições em caso de doença comum, e isento quando a incapacidade for originária de um acidente de qualquer natureza e causa - ficar incapacitado para o trabalho por mais de 15 (quinze) dias. O segurado receberá, então, um valor correspondente a 100% do salário benefício que não poderá ser inferior a um salário-mínimo.
09. Marcelo trabalha por tarefa e seu empregador Pablo reduziu seu salário de forma que o afetou sensivelmente. Pergunta-se: Qual o caminho jurídico que Marcelo deverá tomar?
Ingressar judicialmente com uma reclamação trabalhista por rescisão indireta do contrato de trabalho.
10. O empregado que se afastar por motivo de doença, tem o direito de correção salarial igual àquela obtida por outros empregados, após seu retorno ao trabalho? Justifique a resposta
A legislação determina que o empregado afastado por motivo de doença tem direito à correção salarial que, em sua ausência, tenha sido concedida à categoria a que pertença.
11. O que é Convenção Coletiva de Trabalho?
Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos da categoria econômica e profissional estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho
12. Qual o significado da sigla GRRF?
Guia de recolhimento rescisão do fundo de garantia por tempo de serviço.
13. O empregado cipeiro (membro da CIPA) tem direito à estabilidade? Justifique a resposta:
A Constituição Federal, ao garantir a estabilidade aos cipeiros, o fez somente em relação àqueles que sejam eleitos. Assim, tendo-se em vista que a eleição é peculiar aos representantes dos empregados, pois os representantes do empregador são por ele designados, a estabilidade somente é conferida ao cipeiro representante dos empregados. Portanto, o empregado designado como responsável pelo cumprimento da NR-05 nos Condomínios com menos de 51 empregados, por ser indicado pelo empregador, não fará jus à estabilidade provisória do cipeiro.
14. O que é Auxílio- Reclusão? E a quem é devido?
É o auxílio destinado ao segurado que se encontra recolhido preso e desde que este não receba valores salariais ou benefícios previdenciários e é devido aos seus dependentes.
15. O que é aposentadoria por invalidez motivada por acidente de trabalho?
É aquela devida quando a perícia médica concluir que o segurado, em consequência do acidente de trabalho, é incapaz total ou parcialmente para o exercício de qualquer atividade que garanta sua subsistência.
16. Quais as regras que justificam o Princípio da Proteção do Economicamente mais Fraco?
Indubio Pro-Operarium, aplicação da norma mais favorável e aplicação da condição mais benéfica.
17. O que é a Previdência Social?
É uma entidade pública destinada a amparar a população, por motivo de velhice, doença, acidente de trabalho, tempo de serviço, tendo como base um sistema de seguro obrigatório.
18. Como é mantida a PREVIDÊNCIA SOCIAL? 
Pelas contribuições dos empregados, empregadores e pelo próprio Governo.
19. Qual o propósito do aviso prévio? 
Tem o propósito de notificar antecipadamente, tanto o empregado quanto o empregador, do desejo de não dar continuidade ao contrato de trabalho.
20. É possível desistir após ter dado aviso prévio ao empregado? Justifique sua resposta
Existe tal possibilidade, pois a rescisão se torna efetiva somente depois de expirado o respectivo prazo. Mas se a parte notificante reconsiderar o ato antes de seu término, a outra parte pode aceitar ou não a reconsideração e, caso aceite, o contrato continuará vigorando como se não tivesse havido o aviso prévio. O aviso prévio é em princípio de 30 (trinta) dias corridos.
21. O que é contrato de trabalho individual?
Contrato de trabalho individual é o acordo, tácito ou expresso, firmado entre empregador e empregado, para a prestação de serviço pessoal, contendo os elementos que caracterizam uma relação de emprego.
22. A jornada de trabalho é o período em que o empregado irá executar o serviço contratado, de acordo com as ordens e diretrizes traçadas pelo empregador. Conceitualmente, jornada de trabalho é o período em que o empregado fica à disposição do empregador, cumprindo ou aguardando suas ordens. Ela deverá ser registrada no contrato de trabalho, não podendo, todavia, ultrapassar os limites estabelecidos na legislação pertinente. Diante do texto acima responda as seguintes perguntas: 1) Qual a duração máxima normal da Jornada semanal de trabalho? 2) Após 8 horas diárias normais de trabalho, quantas horas a legislação permite que sejam prorrogadas? 3) Em que consiste a compensação de horário de trabalho?
1)44 horas semanais. 2)2 horas diárias. 3) Aumento da jornada diária e redução em outro dia da semana.
23. João Carlos Alberto exercia a atividade de vigilante patrimonial noturno na indústria Amônia S/A. No ano de 2012, durante revista a um veículo, foi baleado no braço ficando incapacitado para o exercício de sua atividade profissional. Em ato seguinte foi readaptado profissionalmente para a atividade de telefonista, exercendo sua atividade com sua colega Fernanda Souza, que inicialmente o recepcionou muito bem em sua nova atividade. Diante da readaptação profissional João continuou a receber seu antigo salário de R$ 2.000,00 o que gerou insatisfação em Fernanda que recebia R$ 800,00 realizado a mesma atividade, fazendo com que a mesma ajuizasse reclamação trabalhista com pleito de equiparação salarial. Diante do exposto questiona-se: Fernanda terá êxito em seu pleito? Justifique a resposta:
Não, pois o empregado readaptado profissionalmente não pode ser utilizado com paradigma em sede de pedido de equiparação salarial, conforme artigo 461, §4º da C LT.
24. José foi contrato em dia 12 / 04 / 2009, pela empresa Americana Ltda., no contrato de trabalho individual indeterminado, exercendo à sua função de balconista, no horário de 8.00 as 17.00, de 2ª a 6ª feira, com intervalo
de uma hora para refeição de descanso. Tendo uma excelente conduta profissional. Ocorre, que há aproximadamente um ano, José, vem apresentado conduta imprópria na empresa, como: faltas habituais, atrasados habituais e falta de desinteresse na função exercida. O empregador já utilizou de todas as medidas próprias, tais como, advertência verbal e escrita, suspensão, porém nada parece modificar a conduta de José que permanece ausentando-se injustificadamente. Pergunta-se: O empregador não deseja mais continuar com o vínculo de emprego. Analisando as hipóteses de terminação do contrato de trabalho, explique qual a forma de extinção contratual que a empresa pode utilizar para demitir o funcionário José?
Demissão por justa causa (artigo 482, C LT).
25. João Paulo trabalhava como vendedor e recebia salário de R$ 2.000,00 mensais. Viajava constantemente para outros Estados, em média três vezes por mês. Em razão dessas viagens recebia mensalmente o equivalente a R$ 1.500,00, a título de diárias de viagem. A empresa não exigia que João Paulo comprovasse as despesas realizadas. Diante do caso apresentando, responda justificadamente: Essas diárias de viagem integram o salário de João Paulo? Justifique? 
Sim, pois de acordo com o art. 457, §2º da CLT as diárias de viagem superiores a 50% do salário do empregado integram o salário, até porque não havia exigência de prestação de contas, para que comprovasse que as diárias eram realmente para as despesas.
1- Lançamento é ato privativo da Fazenda Pública, e, segundo o art. 142 do CTN, é o procedimento administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o surgimento passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível. Desse modo, em quais modalidades de lançamento ocorre primeiramente a participação do sujeito passivo, explique como ela se dá. 
Como espécies de lançamento tem-se: lançamento direto (ex officio), o lançamento por declaração e o lançamento por homologação. Nos dois últimos a participação do sujeito passivo se dá antes da Fazenda Pública, pois nestes, diferentemente do primeiro em que a Fazenda se baseia nas informações que a mesma detem. Nestas outras modalidades, o sujeito passivo terá que primeiramente declarar e ou informar e efetuar o cálculo e mesmo o pagamento que depois será analisado e ratificado ou não pela Fazenda Pública. 
2- Imóvel de propriedade de sócio da empresa ABC Corretora e Administradora de Imóveis S.A., que se dedica à atividade de compra, venda e locação de imóveis, é incorporado ao patrimônio deste para integralização do capital social. Nessa hipótese, incidirá imposto ou não? [SBM/UNESA/10.02] 
Não incidirá imposto de transmissão inter vivos, de competência do Município da situação do imóvel, haja vista os termos do Art. 156, § 2º, I, CRFB/88 
3- Considere a seguinte situação: o Prefeito de determinado Município, onde a atividade turística é responsável por grande parte da movimentação financeira, se vê em situação delicada quando um desastre natural destrói parte dos centros turísticos de sua cidade. Para tanto, vê na arrecadação tributária forma de angariar fundos para a obra de restauração do patrimônio municipal. Assim, cria um decreto municipal instituindo impostos sobre a circulação de veículos não motorizados no município, seja lá qual for a natureza ou espécie do veículo.
Considerando o fato narrado, apresente suas considerações acerca da legalidade da presente atuação do chefe do executivo citado. [SBM/UNESA/10.02]
Segundo o Art. 150, I, C RFB88, todo imposto tem que ser criado por lei e nenhum outro instrumento legal será considerado válido.
4- O Crédito tributário como estudado se refere à própria obrigação tributária. No entanto, tal obrigação poderá ser extinta, suspensa e até sofrer exclusão. Demonstre como cada uma dessas situações pode ocorrer; seja apresentando exemplos práticos após a explicação da ocorrência, bem como indicando algumas modalidades de cada uma.
De fato o crédito tributário pode ser extinto, suspenso e até excluído. A extinção só pode ocorrer mediante lei, pelo princípio da reserva legal ¿ art. 97, IV . Como modalidades de extinção do crédito tributário tem-se: o pagamento, a compensação, a transação, a remissão, a prescrição e a decadência, a conversão de depósito em renda, o pagamento antecipado e a homologação do lançamento, a consignação em pagamento, a decisão administrativa irreformável, a decisão judicial passado em julgado e a dação em pagamento em bens imóveis. Já a suspensão se dá em quatro hipóteses, quais sejam: Moratória ¿ onde o prazo para pagamento do tributo é alongado, de modo geral ou individual, só pode ocorrer através de lei e atingirá os créditos definitivamente constituídos ou que o lançamento tenha sido iniciado ¿ art. 154 do C TN. O Depósito integral do valor do tributo em eventual discussão administrativa ou judicial sobre o crédito tributário, cessando ou melhor não incidindo multa e juros. A Concessão de liminar em mandado de segurança - Em caso de questionamento judicial sobre a cobrança ou constituição do crédito tributário, e conforme a matéria e as circunstâncias fático legais, o juiz pode conceder de imediato medida liminar suspendendo a exigibilidade do crédito tributário até sentença. Já a exclusão é modalidade pela qual se dispensa o tributo, ou a não obrigatoriedade do pagamento do tributo, a qual se dá pela isenção e pela a anistia, nos termos do art. 175 do C TN.
5- Imagine que uma pessoa realize a construção de um prédio de apartamentos para vendê-lo. No entanto, nessa atividade, algumas regras devem ser cumpridas, tal como a altura determinada pela lei municipal, quanto ao número de vagas por automóveis, dentre outras exigências. Por isso que há o poder de polícia para verificar o fiel cumprimento das normas e a fiscalização das atividades. Em relação à taxa do poder de polícia, explique: a) quem poderá instituir a taxa? b) quando a taxa pode ser instituída? c) se há a obrigatoriedade do Estado de instituir uma taxa de poder de polícia.
a) o ente público que tem a atribuição de realizar a atividade fiscalizadora; b) quando a atividade fiscalizadora realmente existir e funcionar; c) não há a obrigatoriedade do estado de instituir a taxa pois é mera faculdade.
6- Quais as fontes do direito tributário? 
fontes formais e fontes informais.
7- Os elementos que compõem um fato gerador são?
lei, situação jurídica, sujeitos passivo e sujeitos ativos
8- Explique o prazo para Ação de cobrança de Crédito Tributário.
Prescricional de 05 anos, contados da data de sua contribuição definitiva.
9- De acordo com o estudado sobre o efeito repristinatório, analise este exemplo e justifique sua resposta: Lei municipal (A) fixando alíquota d ISS em 2% é revogada por outra lei (B) que majora a alíquota para 5 %. Caso a lei (B) já seja revogada por uma outra lei (C), e a (C) nada disponha sobre o tema, a lei (A) que fixava a alíquota em 2 % voltará a ter vigência?
Não haverá uma ausência de alíquota para se exigir o ISS dos contribuintes por que o efeito repristinatório que só existe quando expressamente previsto em um diploma legal.
10 - A doutrina nos ensina que a não incidência é caso não abrangido pela hipótese definida na lei, já que não existe previsão legal para tributação referente à determinada situação. Segundo hipótese definida por lei, o que se pode entender por isenção?
são casos que, embora abrangidos pela hipótese de incidência, a lei optou por lhes atribuir a dispensa legal da obrigação.
11- A Constituição Federal, como limitação do poder de tributar, vedou à União, aos estados, ao DF e aos municípios a instituição de tributos sobre templos de qualquer culto, criando-se, dessa forma, uma imunidade tributária. CERTO OU ERRADO? Justifique.
ERRADO. A limitação constitucional sobre a imposição tributária incidente sobre templos de qualquer culto se restringe, com exclusividade, aos impostos - não a todas as espécies tributárias.
12- O Código Tributário Nacional dispõe que compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim, pergunta-se: em que consiste o lançamento?
o lançamento é procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
13- Considerando que a contribuição social é um tributo destinado a custear atividades estatais específicas, como é o caso do custeio do sistema da seguridade social, questiona-se: considerando os termos da Constituição Federal, a contribuição social é percebida sob a mesma perspectiva pelo empregado e pelo empregador? [SBM/UNESA/10.02]
Contribuições sociais representam um tributo misto de imposto e taxa, tal como deixa demonstrar o Art. 195, CRFB/88, que para o empregador incide sobre a folha de salário e faturamentos , ou seja, não há para o empregador nenhuma atividade estatal, logo é um imposto, ao passo que, para o empregado, sua contribuição tem como contrapartida a garantia da seguridade social, correspondendo a tributo vinculado, logo, uma taxa.
14- O art. 3º C TN preceitua que: tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Explique as seguintes características do tributo: pecuniariedade, compulsoriedade e legalidade.
Tais caracteristicas são assim designadas: A Pecuniariedade se refere ao fato de que o tributo deve ser pago em dinheiro ou valor equivalente. A Compulsoriedade é caracterisitica que estabelece que o tributo é obrigatório, ou seja, não é voluntário, não depende da vontade da pessoa/contribuinte. A Legalidade diz respeito a previsão legal, ou seja, que o tributo deve estar previsto em lei para ser exigido, e a Vinculação administrativa, se refere ao fato que o administrador não pode deixar de cobrar o tributo, ou seja, não há discricionariedade.
1 - Fundamentado na Consolidação das Leis Trabalhistas é licito afirmar que:
todo empregado, inclusive os domésticos e rurais, têm o direito à aposentadoria garantido pela Constituição Federal.
2. As horas extras prestadas habitualmente:
Podem ser suprimidas, mediante indenização.
3. Tendo em vista o princípio da primazia da realidade, é correto afirmar que:
Simples documento firmado por pessoa alfabetizada, por ocasião da admissão no emprego, renunciando aos direitos trabalhistas, tem plena validade, desde que em presença de duas testemunhas.
4. As faltas injustificadas no serviço:
autorizam o desconto dos dias respectivos no período de férias
5. O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, em virtude de licença paternidade:
Por 5 dias, sem prejuízo do repouso semanal remunerado.
6. Segundo a lei, as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação entre as partes interessadas, desde que não contravenham:
às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes.
7. O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de
30% sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.
8. A prescrição da ação para o trabalhador rural postular em juízo os direitos decorrentes de sua relação de emprego somente ocorre:
2 anos após a rescisão do contrato de trabalho
9. O auxílio-acidente será concedido, como indenização ao segurado empregado, EXCETO
O doméstico.
10. A denominada aposentadoria por invalidez é, em relação ao contrato de trabalho, causa de
Suspensão
11. O limite máximo para pagamento de salário in natura e/ou utilidade pelo empregador, é de:
70%
12. Mauro falsificou certidão de nascimento de Matheus seu filho para receber salário-família. Joca utilizou-se do e-mail corporativo da empresa empregadora para enviar material pornográfico. Joana desobedeceu norma de caráter geral da empresa. Nesses casos, Mauro, Joca e Joana, poderão ser dispensados com justa causa pela prática, respectivamente, de ato de:
improbidade, incontinência de conduta e indisciplina.
13. A Constituição Federal ora em vigor, ampliando os benefícios sociais, previu no capítulo da Ordem Social, alguns dos benefícios previdenciários, os de natureza assistencial, instituindo as diretrizes gerais da saúde, da previdência e da assistência social, que constitui o tripé da:
Seguridade Social
14. Sobre duração da jornada de trabalho, podemos afirmar que:
a lei estipula o "sobreaviso" do empregado como sendo o período em que o empregado permanece em sua própria residência (casa) aguardando o chamado do empregador para prestar serviço.
15. Conforme legislação vigente, em relação ao prazo para pagamento do salário do empregado, marque a alternativa correta:
O salário do empregado deve ser pago até o quinto dia útil do mês subsequente.
16. Constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
Incontinência de conduta
17. Em caso de seguro-desemprego ou auxílio-enfermidade, o empregado é considerado
Em licença não remunerada, durante o prazo desse benefício.
18. Se por necessidade de serviço o empregador transfere provisoriamente o empregado, conforme disposição expressa da CLT, pode-se afirmar que:
Tem o empregado, direito de receber um acréscimo salarial nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) do salário percebido no local de origem da prestação laboral.
Além do pagamento de salários, são elementos caracterizadores da relação de emprego.
20. Consoante a Lei trabalhista é, correto afirmar que:
O contrato de emprego só pode ser celebrado por escrito ou verbalmente, não admitindo a forma tácita.
22. Não goza de estabilidade provisória no emprego o (a): 
empregado acidentado
23. O vigilante que trabalha em uma empresa cuja atividade seja preponderantemente rural é enquadrado como trabalhador:
rural, pois, embora não atue em funções típicas de lavoura e pecuária, presta serviços voltados à atividade-fim da empresa e, de modo geral, atua no campo.
24. O afastamento do empregado em virtude de serviço militar obrigatório:
constitui motivo para suspensão da execução do contrato de trabalho por parte do empregado
25. Com relação à proteção do trabalho do menor, é proibido trabalho 
perigoso até os 18 anos incompletos.
26. O período de intervalo intrajornada é:
de duas horas, no máximo, após seis horas ininterruptas de trabalho.
27. Conforme determinação legal considera-se empregado doméstico:
O vigilante contratado por diretor de empresa multinacional para tomar conta de sua residência.
28. A lei declara que o Vale-Transporte, concedido nas condições e limites nela previstos:
no que se refere à contribuição do empregador, não tem natureza salarial nem se incorpora à remuneração para quaisquer efeitos, não constitui base de incidência de contribuição previdenciária ou de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e não se configura como rendimento tributável do trabalhador.
29: Os recursos para pagamento do seguro-desemprego provêm da (do): 
Fundo de Amparo ao Trabalhador 
30. O Regime Geral da Previdência Social é gerido: 
Pelo Instituto Nacional do Seguro Social.
32. Devem ser analisados na aplicação da justa causa:
Culpa, dolo e nexo de causalidade.
33. A perda da qualidade de dependente na Previdência Social ocorre:
Resposta: ao completar 21 anos de idade
34: A fim de que sejam respeitados os períodos de repouso mínimos exigidos por lei, o empregado com regime normal de trabalho, que encerra a prestação de serviço no sábado, às 22:00 horas, pode voltar a trabalhar, na segunda-feira, a partir
de qualquer horário.
35. É considerada abusiva a greve em serviço essencial, quando não pré-avisada com a antecedência mínima de:
72 horas
36. Manoel,
empregado da empresa Porcas e Parafusos Ltda., sofreu uma queda em sua residência, durante o gozo de descanso semanal remunerado. Em decorrência do acidente, fraturou o tornozelo e precisou ficar afastado do trabalho por 28 dias. Nessa situação hipotética, os primeiros 15 dias de afastamento de Manoel são considerados:
Interrupção do contrato de trabalho, devendo ser remunerados pelo empregador
37. Com conformidade com o artigo 194 da Constituição Federal, define que a Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade destinado a assegurar os direitos relativos:
à Previdência, à Saúde, à Assistência social
38. Segundo ao artigo 61 da CLT, o empregador que por motivo de força maior comprovar a necessidade da conclusão de serviços inadiáveis que cuja inexecução acarretar fortes prejuízos à empresa, a jornada do empregado, poderá excepcionalmente ser prorrogada em até ao máximo de:
12 horas diárias
39. De acordo com a tradicional classificação dos princípios de Direito do Trabalho, na concepção do jurista Américo Plá Rodriguez, o princípio de proteção estaria melhor expresso
na condição mais benéfica e na norma mais favorável.
40. O empregado que, durante o prazo do aviso prévio, cometer qualquer das faltas consideradas pela lei como justas para a rescisão:
Perde o direito ao restante do respectivo prazo.
41. As empresas, através de seus representantes legais e prepostos, deverão prestar todas as informações, que dizem respeito ao fiel cumprimento das normas de proteção ao trabalho, caso solicitado pelo agente de inspeção do trabalho, que hoje também é identificado como:
Auditor fiscal
42. Qual o percentual que indica adicional de horas Extras e de Periculosidade, respectivamente:
50% e 30%
43. Ana trabalha na residência do Sr. Tito, idoso, como sua acompanhante, recebendo salário mensal. Ela presta
serviço no âmbito residencial do seu empregador e trabalha cinco vezes na semana
Ana faz jus ao reconhecimento de vínculo de emprego como empregada doméstica.
44. Houve uma grande chuva no Município de Matozinhos e a prefeitura declarou estado de calamidade pública.
Várias pessoas estão desabrigadas e a situação é desesperadora. Um pequeno hotel que existia há mais de dez
anos foi totalmente destruído e o único proprietário já informou que não possui recursos para a reconstrução.
Todos os empregados terão seus contratos de trabalho rescindidos. Muito triste situações como estas, mas são
parte de nossa realidade. Analisando as formas de terminação do contrato de trabalho, marque qual a hipótese
que se enquadra nesta situação concreta:
Força Maior
45. O pedido de demissão é ato unilateral e isso significa que:
Não depende de aceitação por parte do empregador.
01. Quais são os requisitos do Contrato de Trabalho?
Subordinação, habitualidade, onerosidade, pessoalidade e pessoa física.
02. São considerados elementos fundamentais para a configuração do vínculo trabalhista:
Não eventualidade - Hierarquia/subordinação - Pessoalidade - Contra-prestação pecuniária.
03. O que se entende por dissídio coletivo
Acontece quando, não havendo acordo sobre percentuais de aumento, as partes ajuízam uma ação para que a justiça do trabalho determine
04. Joaquim é empregado de uma empresa, portanto as relações formais e informais ligadas ao seu trabalho são caracterizadas por possuírem os seguintes atributos e requisitos:
Pessoalidade, pessoa física, subordinação, não eventualidade e onerosidade
05. Conforme exposto, indique abaixo os itens a respeito da alteração, suspensão e interrupção do contrato de trabalho
a ausência do empregado acidentado ao trabalho caracteriza, nos primeiros quinze dias, interrupção do contrato de trabalho; a partir do décimo sexto dia de ausência, restará caracterizada a suspensão do contrato
07. Juarez, empregado da empresa Luz e Arte Ltda., sofreu uma queda em sua residência, durante o gozo de descanso semanal remunerado. Em decorrência do acidente, fraturou o tornozelo e ficou afastado do trabalho por 28 dias. Nessa situação hipotética, os primeiros 15 dias de afastamento de Juarez são considerados:
Interrupção do contrato de trabalho, devendo ser remunerados pelo empregador.
08. Simão foi contratado pela Empresa People. Inicialmente, ele foi contratado por período de experiência de 45 dias, prorrogáveis por mais 45 dias. Ao final, a Empresa decide contratar por prazo indeterminado, e solicita pela primeira vez a carteira de trabalho a João para as devidas anotações. Considerando essa hipótese narrada, julgue os itens que se seguem:
Simão teve apenas um contrato de período indeterminado, valendo a partir da data do primeiro contrato de experiência. 
09. A legislação preconiza que o contrato de experiência não poderá exceder de 
90 (noventa) dias
10. A empresa Tudo Limpo atua no ramo de prestação de serviços gerais, a maioria dos seus trabalhadores têm jornada diurna, mas existem algumas vagas para jornada noturna.O empregado da Empresa Tudo Limpo Ltda que realizar um trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de: 
20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna
11. José teve seu contrato de trabalho interrompido na empresa em que trabalhava, considerando a legislação trabalhista, aponte qual dos itens abaixo NÃO constitui causa de interrupção do contrato de trabalho: 
Eleição para cargo de diretor da empresa
12. Severino trabalha em uma empresa de segurança privada, recentemente foi feita uma alteração no seu contrato de trabalho após uma reunião com sua chefia. Ele não sabe se a alteração é admissível. Aponte, nas opções abaixo, qual circunstância é admissível na alteração no contrato de trabalho .
Feita de mútuo acordo entre as partes e, concomitantemente, não seja prejudicial ao empregado
13. Quando se aborda o tema de adicional noturno, ele
Será de 20% para os urbanos e 25% para o rural
15. Qual o prazo para empregador devolver ao empregado a carteira de trabalho, após realizar anotações sobre admissão, e quando a carteira de trabalho deve ser atualizada? 
Prazo improrrogável de 48h. Deve ser atualizada na entrada e na saída do empregado da empresa.
17. A Lei diz que o contrato de trabalho pode ser alterado em regra geral. Marque a alternativa correta.
bilateralmente, salvo se houver prejuízo para o empregado.
18. É correto afirmar que: I - O contrato de emprego só pode ser celebrado por escrito.; II - O contrato de emprego só; III - O contrato de emprego só pode ser celebrado por escrito ou verbalmente, não admitindo a forma tácita.; IV - O contrato de emprego pode ser celebrado por escrito, verbalmente ou tacitamente.; V - O contrato de trabalho nunca pode ser verbal.
A opção IV é a única válida.
19. É correto afirmar que o contrato de experiência não poderá exceder de:
90 dias;
21. Em relação aos contratos de trabalho previstos em Lei, é incorreto dizer:
d) O prazo máximo para o contrato a prazo determinado é de até dois anos, prorrogáveis apenas uma vez, por igual período.
23. O empregador tem o poder de direção na prestação do seu negócio, portanto, a alteração de horário do empregado está dentro da possibilidade do seu poder diretivo. Desta forma, é correto afirmar:
a) O empregador pode alterar o horário de trabalho do empregado, de noturno para diurno, sem anuência deste, suprimindo o pagamento do adicional noturno.
24. Nenhuma empresa poderá admitir a seu serviço, empregado estrangeiro, sem que exiba a:
Carteira de identidade de estrangeiro devidamente anotada;
25. Marque a opção correta relativa às características do contrato de trabalho:
Bilateral, consensual, oneroso, da classe dos comutativos e de trato sucessivo;
26. Considera-se ___ a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
Empregador.
29. No que se refere às férias anuais dos empregados, regulamentadas pela Consolidação das Leis
Trabalhistas, assinale a opção correta.
O período das férias será computado, para todos os efeitos, como tempo de serviço.
30. As horas trabalhadas além da jornada normal de 8 horas, desde que não compensadas, serão remuneradas com um adicional de, no mínimo,
50%
32. João Silva fora contratado pela empresa Maquinária LTDA a título de experiência. Sua data de admissão é 20/05/2010. Passado mais de 90 dias não houve renovação formal de seu contrato por parte da empresa. Podemos afirmar que seu contrato de experiência automaticamente, passados 90 dias, ganhará status de:
Contrato por Prazo Indeterminado.
33. O repouso semanal remunerado
tem pagamento em dobro, caso não seja compensado com o descanso em outro dia da semana
34. Julgue os itens a seguir e assinale a opção incorreta:
d) Faltas justificadas são consideradas suspensão do contrato de trabalho.
35. O sindicato do Pescadores de Cacimbinhas do Sul em convenção coletiva acertou o percentual de reajuste salarial de 5% para o ano de 2010. A empresa "Pesquinha Ltda" informou aos seu colaboradores que não tem condições de repassar este percentual em uma única vez. Houve uma composição entre os funcionários da Pesquinha com os seus proprietários, que lavraram um documento para firmarem seus interesses de composição. Este documento é o:
Acordo Coletivo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais