Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Eletroeletrônico – Computador Pessoal
Em meados de 1960, mais precisamente em 1965 chegou ao mercado o primeiro computador pessoal. A chegada do PC foi um grande avanço tecnológico na época e permanece como um produto de alto consumo até hoje, com sua produção em grande escala. 
Porém o PC trouxe consigo alguns problemas de ordem ambiental, pois para sua fabricação são utilizados vários componentes, que muitas vezes são nocivos quando descartados de forma indiscriminada.
	Eis alguns dos principais componentes contidos em um computador.
	Metal Ferroso
	32%
	Plástico
	23%
	Metais não ferrosos (chumbo, cádmio, berílio, mercúrio)
	18%
	Vidro
	15%
	Placas eletrônicas (ouro, platina, prata e paládio)
	12%
Aproximadamente 94% dos materiais presentes nos aparelhos eletroeletrônicos poderiam ser reciclados, no entanto, há questões ainda não resolvidas quanto às responsabilidades inerentes aos fabricantes, que teriam na teoria, que realizar o recolhimento do lixo eletrônico, mas não tem de fato a obrigação de fazer o recolhimento na residência dos seus clientes, onde a população se torna obrigada a ir aos locais de recolhimento para descartar o resíduo, isto se quiserem realizar o descarte de forma correta, o que nem sempre acontece, o que dificulta o processo e minimiza a quantidade de resíduos que poderias ser reciclados.
	Não apenas os computadores são produtos que poluem o meio ambiente, mas temos hoje diversos outros equipamentos eletrônicos que poderiam ter a mesma tratativa apresentada para os computadores pessoais (PCs). 
São eles:
Telefones Celulares e baterias;
Tablets;
Notebooks;
Televisores e Monitores;
Câmeras Fotográficas e Filmadoras;
Impressoras;
Entre outros.
	
	
Problemas causados pelo descarte inadequado
 
Como estes equipamentos possuem substâncias químicas em suas composições (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.), podem provocar contaminação de solo e água, além de contaminar o meio ambiente. Estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou mesmo nas ruas.
 
Descarte correto e reutilização do lixo eletrônico.
 
Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados, como por exemplo: 
Empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem.
 
Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.
 
Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.
Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.
A cada ano o Brasil descarta cerca de 97 mil toneladas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.
 
Soluções:
Criar mais pontos de entrega para recolhimento do material a ser reciclado, utilizando empresas onde se tenha fácil acesso como os correios.
Doação de equipamentos usados ou obsoletos para que possam ser reutilizados por entidades ou empresas de pequeno porte.
Criação de uma embalagem que seja de 90 a 100% reciclável ou reutilizável.
É imprescindível que os consumidores utilizem como critério de compra, além do preço, a responsabilidade que a empresa assume com o meio ambiente;
Promover o desenvolvimento da indústria no setor de reciclagem do lixo eletrônico;
Promover parcerias para Campanha de Educação Ambiental e conscientização sobre a coleta dos equipamentos eletrônicos domésticos;
Logística Reversa.