Buscar

CC CCJ001110 p


Continue navegando


Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO II - CCJ0011
Título	
SEMANA 10
Descrição	
Caso Concreto:
O Governador do Estado “N”, verificando que muitos dos Secretários de seu Estado pediram exoneração por conta da baixa remuneração, expede decreto, criando gratificação por tempo de serviço para os Secretários, de modo que, a cada ano no cargo, o Secretário receberia mais 2%.
Dois anos depois, o Ministério Público, por meio de ação própria, aponta a nulidade do Decreto e postula a redução da remuneração aos patamares anteriores. Diante deste caso, responda aos itens a seguir.
É juridicamente válida a criação da gratificação?
À luz do princípio da irredutibilidade dos vencimentos, é juridicamente possível a redução do total pago aos Secretários de Estado, como requerido pelo Ministério Público?
Desenvolvimento	
Segundo o artigo 39,4° da CF, os agentes políticos são remunerados através de subsídios, fixados em parcelas única, de modo que estes não admitem a incorporação de gratificações adicionais, abono, premio ou outro tipo remuneratória.
Uma vez que o principio da irredutibilidade , não garante a percepção de remuneração concedida em desacordo com a constituição.