Buscar

BANNER (PCC Letras)

Prévia do material em texto

FACULDADE
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
O REGISTRO DE MIM MESMO – PORTUGUÊS: LINGUAGENS 9º ANO
NOME
CONTEXTUALIZAÇÃO
O presente artigo tem como finalidade apresentar a análise do tópico “O Registro de Mim Mesmo”, apresentado no livro didático Português: Linguagens, concebido ao nono ano do Ensino Fundamental. A obra apresenta como autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, mostrar-se em sua nona edição, lançada no ano de 2015.
O tópico escolhido remete o primeiro capítulo, este exibe conteúdos bastante atuais e de interesse ao publico jovem.
LEITURA CRÍTICA
Em sua  primeira seção o capitulo remete um conteúdo introdutório de linguagem mista, este apresentasse como um componente motivador para o início do trabalho já que apresenta elementos que chamam a atenção por conterem conteúdos do interesse dos adolescentes ao qual será direcionado já que o teor apresentado remete a selfies. Consecutivamente, apresenta perguntas com respectivas respostas sugeridas que podem ser consideradas um tanto abstratas o que busca uma compreensão inicial frente ao conteúdo que será trabalhado.
Na segunda parte, apresenta uma reportagem com o intuito de apresentar uma compreensão frente ao gênero jornalístico e a diferença entre notícias e reportagens, para isso o mesmo tem o auxílio de uma lista com mais nove exercícios, e uma produção de texto em grupo que pede  a execução de uma reportagem frente o tema “Os jovens de hoje e a tecnologia”, o que remete a uma compreensão mais ampla do tema, posteriormente é apresentado novamente um trecho da reportagem e mais uma sessão de exercícios que visam a interpretação do texto.
 Consecutivamente o capítulo apresenta uma sessão chamada “língua em foco” onde é apresentadas orações subordinadas e substantivas, esta parte é pautada por explicações complementares, exercícios e textos de origem verbal e mista que buscam exemplificar e abarcar temas para mais exercícios. Ambos apresentam finalidade fazer com que o aluno venha a compreender e operar os conceitos trabalhados diante das seções  fazendo com que este os aplique de forma perspicaz, observa-se que existe o intuito de propor uma reflexão linguística frente o aluno, pois dá início a uma efetivação desta, propondo também exercícios mais estruturados e menos enfatizados em terminologias e/ou classificações, no entanto esses deveriam ser um pouco mais enfatizados.
EXERCÍCIOS APRESENTADOS
Sendo o problema apresentado falta de exercícios que abordem o conteúdo gramatical a proposta apresentada seria a de exercícios que abordassem mais a questão das orações subordinadas frente ao tópico proposto.
Por exemplo:
CONCLUSÃO
É possível compreender diante do tópico analisado, que o mesmo busca apontar elementos de diversidade cultural, tendendo inicialmente para uma apresentação mais focada em textos que buscam uma proximidade com a realidade do aluno. Faz se necessário um enfoque maior diante dos exercícios de contexto gramatical que apesar de serem oferecidos se apresentam pouco expressivos.
No entanto o conteúdo apresentado é claro, proporcionando uma boa compreensão e tende a prender a atenção do aluno, mas também pode se mostrar um pouco cansativo frente a tantos questionários.
Assinale o período em que há oração subordinada adverbial consecutiva:
Diz-se que você não estuda.
Falam que você não estuda.
Fala-se tanto que você não estuda.
Comeu tanto que ficou doente.
Quando saíres, irei contigo.
Em: "O moço ficou tão emocionado que chorou", a segunda oração é subordinada adverbial:
a. comparativa;
b. proporcional;
c. consecutiva;
d. causal;
e. temporal.
1

Continue navegando