Buscar

redação jovens e adultos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Educação de Jovens e Adultos (EJA)é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram, por algum motivo, acesso ao ensino regular na idade apropriada.
A educação formal é baseada na transferência de conhecimento através da comunicação. a educação formal possui a função de preparar o educando para atuar efetivamente junto á sociedade, para tanto oferece o conhecimento cientifico
 Já a educação informal é baseada na aquisição de conhecimento através de estudos e experimentações auto-motivadas.A educação informal sempre ocupou um papel fundamental na sociedade, é ela que norteia o bom relacionamento entre os indivíduos. A educação informal é aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, através de experiência diária em casa, no trabalho e no lazer. A Educação de adultos,conforme artigo 3 da Declaração de Hamburgo (CONFINTEA,1999,p.19), abarca
[...] todo o processo de aprendizagem,formal ou informal, onde pessoas consideradas"adultas" pela sociedade desenvolvem suas habilidades,enriquecem seu conhecimento e aperfeiçoam suas qualificações técnicas e profissionais,direcionando-as para a satisfação de suas necessidades e de sua sociedade.A educação de adultos inclui a educação formal,a educação não-formal e o aspectro da aprendizagem informal e incidental dísponivel numa sociedade multicultural,onde estudos baseado na teoria e na prática devem ser reconhecidos.
Na atualidade percebe-se que a educação informal parece pouco importar, a família esta deixando para que a escola eduque os seus filhos, já a escola esta limitada e não preparada para esta função. O educador esta preparado apenas para atuar no processo de ensino-aprendizagem, quando este se depara com atos de indisciplina em sala de aula, sente-se limitado, e seu trabalho é fortemente prejudicado. Educandos, com problemas de relacionamento e indisciplina em sala de aula, são frutos de uma sociedade onde a família esta repassando à escola o papel de educar, estabelecer limites, já a escola não esta preparada e não possui autoridade para tal ato.
a EJA tem objetivos maiores além da alfabetização por parte dos alunos, da necessidade de estar capacitado para o mercado de trabalho, ser atuante na sociedade e também o interesse político de reduzir o máximo a estatística de analfabetismo no país, este fator favorecerá com a pretensão de um dia o Brasil se tornar uma grande potência mundial.

Outros materiais