Buscar

Técnicas de Administração de Pessoal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema 01 : Contrato de Trabalho
A Consolidação das leis trabalhistas – CLT – estabelece em seu artigo 442 que o contrato de trabalho corresponde ao ajuste de vontades, ou seja, um acordo celebrado entre empregado e empregador. Para uma compreensão mais detalhada do contrato de trabalho se faz necessário analisar os conceitos de empregado e empregador, vejamos:
Desde a autossubsistência do homem primitivo, passando pela troca, pelo escravidão e mercantilismo, pela industrialização, as condições de trabalho evoluíram, e hoje encontramos a influência de uma tecnologia tão avançada que possibilita ao homem atender não só a sobrevivência, como também aos seus desejos mais sofisticados. (SILVA, 2007).
É através do trabalho, portanto, que as pessoas buscam as condições necessárias para satisfazer suas necessidades, sejam relacionadas aos aspectos básicos de sobrevivência como alimento, água, saúde, ou seja, para suprir necessidades de lazer ou autoestima.
A entrega da força de trabalho por si só, entretanto, não é suficiente para configurar a relação de emprego. Basta imaginar aquele profissional autônomo contrato para realizar a manutenção de um vazamento na tubulação de água de uma residência. A indagação que surge é a seguinte: este trabalhador terá direito a férias, décimo terceiro salário, fundo de garantia? Todos trabalhadores são protegidos por esses direitos ou somente alguns?
Pois bem, não basta considerar tão somente a entrega da força de trabalho para se identificar qual a natureza da relação jurídica que se analisa, ou seja, se estamos diante de uma relação de emprego ou uma relação de trabalho. Vale frisar que a relação de trabalho é gênero da qual a relação de emprego é espécie.
A lei estabelece claramente esta distinção, definindo que se considera empregado toda pessoa física que presta serviço habitualmente a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Essas regras estão contidas mais especificamente no artigo 3º da Consolidação das leis trabalhistas. O artigo 2º do mesmo diploma legal, estabelece o conceito de empregador, qual seja, a empresa individual ou coletiva que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação de serviços do empregado.
Portanto, presentes os requisitos contidos nos artigos 2º e 3º da consolidação das leis trabalhistas, vale dizer, as características do vínculo empregatício, pode-se afirmar estar diante de uma relação de emprego. 
Assim, empregado e empregador são os protagonistas do contrato de trabalho que, segundo o artigo 442, não precisa necessariamente ser escrito, podendo, inclusive ser verbal. 
Outro aspecto de fundamental importância concerne à determinação do prazo de duração do contrato de trabalho, sendo certo que a legislação trabalhista estabelece que o contrato de trabalho pode ser por prazo determinado ou indeterminado. 
O contrato por prazo indeterminado se caracteriza pelo fato de que, na sua constituição, as partes não fixam termo final e prolonga-se no tempo, segundo a vontade das partes contratantes. Por outro lado, o contrato por prazo determinado, conforme o § 2º do artigo 443 da consolidação das leis trabalhistas, é aquele cuja vigência depende de termo prefixado ou da execução de serviços especificados e só terá validade nos seguintes casos: serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; atividades empresariais de caráter transitório ou contrato de experiência.
Ademais, o contrato por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de dois anos e se prorrogado mais de uma vez, passará a vigorar por prazo indeterminado, nos moldes dos artigos 445 e 451 da consolidação das leis trabalhistas.
Uma das formas de contrato por prazo determinado muito utilizada na prática das organizações é o contrato de experiência. É a oportunidade que tanto empregado quanto empregador dispõem para verificarem se o contrato merece ser prorrogado, ou seja, a empresa atinge a expectativa do profissional. Ou de outro lado, o empregado supre as necessidades da vaga oferecida.
A determinação de prazo ao contrato de trabalho, como se pode notar se apresenta como exceção, pois o princípio que rege as relações de emprego é o da continuidade e não o contrário.
Além disso, no contrato individual de trabalho deve constar as regras de contratação de acordo com a legislação e normas internas da empresa; caso contrário, aplica-se o disposto no artigo 9º da consolidação das leis trabalhistas, que serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente consolidação. (SILVA, 2007).
A identificação dos requisitos caracterizadores do vínculo de emprego, bem como a compreensão do conceito de contrato de trabalho e suas classificações segundo a predeterminação do prazo de vigência, serão indispensáveis para a correta aplicação dos procedimentos e rotinas do departamento de administração de pessoal.
 Tema 02 : Processo de Admissão

Outros materiais